Óbito: Faleceu sacerdote dominicano Luís de França, um dos fundadores da Oikos

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento informou do falecimento do sacerdote dominicano Luís de França, um dos fundadores da organização, cujas exéquias se celebram hoje na igreja do Convento de São Domingos, em Lisboa.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) refere que após a Eucaristia, as cerimónias fúnebres seguem para o cemitério de Benfica.

O monge dominicano Luís de França, fundador da Oikos em maio de 1998, assumiu a presidência do Conselho Diretivo da ONGD até setembro de 2004, quando foi em missão para Angola ao serviço da ordem religiosa, ligado à formação dos postulantes dominicanos, e à Universidade Católica de Luanda.

Na Oikos – Cooperação e Desenvolvimento o sacerdote teve também como responsabilidade a direção das estratégias e programas de Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, entre 1988 e 1998.

O atual presidente da Oikos recorda o “privilégio” de ter colaborado com Luís de França nos órgãos sociais da ONGD e em “muitas iniciativas de cidadania” em prol de um desenvolvimento “mais equitativo e sustentável para todos os povos do mundo”.

João José Fernandes recordou ainda na sua mensagem que o sacerdote dominicano, falecido esta terça-feira, para além da organização teve “uma ampla presença cívica na sociedade portuguesa” e destacou ação no diálogo inter-religioso, “numa antecipação e prevenção face aos tempos de conflitualidade cultural que já se antecipavam na Europa e no mundo”.

Já o frei Filipe Rodrigues, também da Ordem dos Pregadores, destaca que o seu “padre-mestre quando era estudante”, o padre Luís de França, era um “homem informado e de grande clarividência”, a nível social e eclesial: “Um cancro começou a lavrar no seu corpo há pouco mais de um ano… sempre com grande esperança, foi tentando travar a evolução da doença, até ao fim”, escreveu no blogue ‘Retalhos da vida de um padre’.

Fonte: Agência Ecclesia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here