Guarda: Diocese celebra 60 anos de vida sacerdotal de D. Antônio dos Santos

Bispo emérito vai ser homenageado a 1 de julho

Guarda, 29 jun 2016 (Ecclesia) – O bispo emérito da Guarda, D. Antônio dos Santos, vai comemorar os 60 anos de ordenação sacerdotal esta sexta-feira, data assinalada pela diocese com uma Eucaristia, na igreja do seminário diocesano, às 11h30, seguida de uma “refeição de festa”.

“Destes 60 anos, 36 (desde 1980) foram até agora vividos ao serviço da nossa Diocese da Guarda, 25 anos como bispo residencial e 11 anos como bispo emérito”, escreveu o bispo diocesano, D. Manuel Felício, numa carta-convite dirigida aos padres.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o prelado da Guarda estende o convite a todos os que “servem” a diocese para celebrarem “juntos” a efeméride e “louvar a Deus” em particular “os 36 anos de ligação” de D. Antônio dos Santos à diocese.

O bispo emérito da Guarda vai presidir à Eucaristia festiva esta sexta-feira a partir das 11h30, na igreja do seminário diocesano, que é seguida de uma “refeição de festa”.

D. Antônio dos Santos foi ordenado sacerdote a 1 de julho de 1956, em Albergaria-a-Velha, na Diocese de Aveiro, onde nasceu a 14 de abril de 1932, em Quintã, Vagos.

Na diocese natal foi pároco em Ílhavo antes de ser ordenado bispo, a 7 de abril de 1976, no pavilhão municipal de Ílhavo, onde esteve até como bispo-auxiliar até 1979.

Nomeado bispo da Guarda a 17 de novembro de 1979, por João Paulo II, D. Antônio dos Santos exerceu o ministério como bispo residencial até 1 de dezembro de 2005, quando resignou por motivos de saúde e foi substituído por D. Manuel Felício.

 

Fonte: Agência Ecclesia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here