18.7 C
São Paulo
sábado, 17 Fevereiro, 2018.

Liturgia diária

< 2018 >
Fevereiro
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
Janeiro
Janeiro
Janeiro
Janeiro
1
  • 5ª-feira da 4ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    01/02/2018

    Primeira Leitura – 1Rs 2,1-4.10-12

    Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Aproximando-se o dia de sua morte, deu Davi a seu filho Salomão as suas ordens: 2 “Vou seguir o caminho de todo mundo. Sê forte e sê homem! 3 Guarda as leis de Javé, teu Deus, e anda nos seus caminhos, observando-lhe os estatutos, preceitos, ordens e ensinamentos, conforme estão escritos na Lei de Moisés, a fim de seres bem-sucedido em tudo que fizeres e para onde te dirigires. Então Javé cumprirá a promessa que me fez: ‘Se teus filhos se esmerarem no seu procedimento, andando sempre lealmente diante de mim, de todo o coração e de toda a alma, jamais te faltará herdeiro para ocupar o trono de Israel’. 10 E Davi adormeceu com os seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi. 11 Durou o reinado de Davi sobre Israel quarenta anos: sete reinou em Hebron, e trinta e três em Jerusalém. 12 Salomão ocupou o trono de seu pai Davi, e seu poder se consolidou fortemente. – Palavra do Senhor.

    Salmo – 1Cr 29,10. 11ab. 11d-12a. 12bcd (R. 12b)

    R. Dominais todos os povos, ó Senhor.

    10 Bendito sejas tu de eternidade em eternidade, Javé, Deus de Israel, nosso pai.

    11 A ti, Javé, a grandeza, o poder, a magnificência, o esplendor e a glória, porque tudo, no céu e na terra, te pertence; a ti, Javé, a realeza; a ti pertence a tua soberana exaltação acima de tudo.

    12 De ti vêm a riqueza e a glória; dominas tudo; em tua mão estão a força e o poder e só tu és apto a engrandecer e firmar todas as coisas.

    Evangelho – Mc 6,7-13

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, Jesus chamou os Doze e enviou-os dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Ordenou-lhes que não levassem nada consigo pelo caminho, a não ser o bordão: nada de pão, nada de sacola, nada de dinheiro na bolsa da cinta. 9 Mas que fossem calçados de sandálias, não porém vestidos de duas túnicas. 10 E lhes disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai nela até sairdes do lugar. 11 Se num lugar não vos receberem ou ouvirem, na hora da partida sacudi a poeira que estiver debaixo dos vossos pés em sinal de protesto contra eles”. 12 Saíram, então, a fim de pregar que se convertessem. 13 Expulsavam muitos demônios, ungiam com óleo numerosos doentes e os curavam. – Palavra da Salvação.
2
  • Apresentação do Senhor. Festa
    Dia Todo
    02/02/2018

    Primeira Leitura – Ml 3,1-4

    Leitura da Profecia de Malaquias – Assim diz o Senhor:1 Eis que envio o meu mensageiro! Ele aplainará o caminho diante de mim: e súbito chegará ao seu Templo o Senhor que vós procurais e o Mensageiro da Aliança que desejais, eis que ele vem, diz Javé dos exércitos. E quem pode suportar o dia de sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Pois ele é como o fogo do fundidor, como a potassa dos lavandeiros. 3Assentar-se-á para fundir e purificar: purificará os filhos de Levi e os afinará, como o ouro e como a prata, e eles serão para Javé os que apresentam a oblação segundo a justiça. 4 E será agradável a Javé a oblação de Judá e de Jerusalém como nos dias do passado, como nos dias de outrora. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 23(24),7.8.9.10 (R. 10b)

    R.”O Rei da glória é o Senhor onipotente!

    7 Levantai-vos, ó portas, alteai-vos: erguei-vos para o alto, umbrais antigos, para que possa entrar o rei glorioso!”

    Quem é, dizei-nos, esse rei glorioso? “Ele é o Senhor, o forte e poderoso; ele é o Senhor, o forte na batalha.

    9 Levantai-vos, ó portas, alteai-vos: erguei-vos para o alto, umbrais antigos, para que possa entrar o rei glorioso!”

    10 Quem é, dizei-nos, esse rei glorioso? “É o Senhor do Universo, o rei da glória!”

    Segunda Leitura – Hb 2,14-18

    Leitura da Carta aos Hebreus – Irmãos:14 Logo, visto como os filhos têm em comum o sangue e a carne, o próprio Jesus também participou desta condição, para destruir por sua morte aquele que detém o poder da morte, isto é, o diabo, 15 e para libertar todos os que, durante a vida inteira, estavam debaixo da escravidão por medo da morte. 16 Pois não é, decerto, aos anjos que ele veio ajudar, mas aos descendentes de Abraão. 17 Portanto, devia ser solidário em tudo com seus irmãos, para tornar-se um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18 Na verdade, justamente por ter sofrido provações é que pode também vir em ajuda dos que passam por elas. – Palavra do Senhor.

    Evangelho – Lc 2,22-40

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 22 E quando chegou o dia em que, segundo a Lei de Moisés, deviam ser purificados, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para a apresentação ao Senhor 23 — conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor. 24 Deviam também oferecer um par de rolas ou dois pombinhos em sacrifício, conforme está escrito na Lei do Senhor. 25 Ora, em Jerusalém havia um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava sobre ele.26 E o próprio Espírito lhe tinha revelado que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Impelido pelo Espírito, dirigiu-se para o Templo; e quando os pais levaram o Menino Jesus ao Templo para cumprirem as disposições da lei, 28 Simeão o tomou nos braços e, agradecido, louvou a Deus com estas palavras: 29 “Agora, Senhor Soberano, tu podes, segundo a tua palavra, deixar partir em paz este teu servo, 30 Forque os meus olhos contemplaram a tua salvação, 31 que preparastes em favor de todos os povos: 32 uma luz para iluminar as nações e uma glória para o teu povo Israel”.33 Seu pai e sua mãe estavam admirados com tudo o que foi dito a respeito do menino. 34 Simeão, os abençoou e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado à ruína e ao reerguimento de muitos em Israel. Ele deve ser um alvo de contradição. 35 E quanto a ti mesma, para ser uma espada que transpassará a tua alma. Assim é que aparecerão em plena luz os pensamentos ocultos no coração de muitos”.36 Havia também uma profetisa chamada Ana. Era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Estava já bastante idosa. Tinha vivido sete anos com seu marido, com quem se tinha casado na juventude. 37 Depois que enviuvou, chegou até os oitenta e quatro anos. Não arredava os pés do Templo, servindo a Deus dia e noite: jejuava e rezava. 38 Ela chegou naquele mesmo momento e começou, agradecida, a louvar a Deus. E falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Israel.39 Uma vez cumprido tudo o que estava disposto pela lei do Senhor, os pais regressaram com ele para a sua cidade de Nazaré na Galileia. 40 Por seu lado, o menino ia crescendo e se desenvolvendo. Ele estava cheio de sabedoria e gozava dos favores divinos. – Palavra da Salvação.

3
  • Sábado da 4ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    03/02/2018

    Primeira Leitura – 1Rs 3,4-13

    Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Naqueles dias, o rei Salomão 4 Dirigiu-se a Gabaon para sacrificar ali, porque era este o principal lugar de culto. Sobre este altar, ofereceu Salomão mil holocaustos. Em Gabaon, apareceu-lhe Javé em sonhos, à noite, dizendo-lhe: “Pede o que queres que eu te dê”. Salomão respondeu: “Tu mostraste uma grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, e ele procedeu diante de ti segundo a verdade, a justiça e a retidão de coração; e tu lhe conservaste esta grande benevolência, fazendo que um de seus filhos ocupe hoje o seu trono. Agora Javé, meu Deus, tu puseste o teu servo no lugar de meu pai Davi, e eu sou criança, pequena, não sei dirigir meus atos. 8 Ora, teu servo está no meio do povo que escolheste, um povo tão numeroso que não pode ser contado nem recenseado, em razão de seu grande número. 9 Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de juízo para governar o teu povo e discernir entre o bem e o mal; pois quem poderá governar teu povo, que é tão importante?”. 10 Agradou ao Senhor que Salomão tivesse pedido tal coisa. 11 E Deus lhe disse: “Por me teres pedido isto, e não vida longa, nem riquezas, nem a vida dos teus inimigos, mas pediste para ti o discernimento para render justiça, 12 eis que farei o que me pediste; dou-te coração sábio e perspicaz, como antes de ti não houve, nem depois de ti haverá. 13 E dar-te-ei também o que não pediste: também a riqueza e também a glória, de modo que não haverá ninguém como tu entre os reis durante todos os dias de tua vida. – Palavra do Senhor.

    Salmo – S. 118, 9. 10. 11. 12. 13. 14 (R. 12b)

    R. Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
    9 Como levar o jovem vida pura? Só seguindo, Senhor, tua palavra.

    10 De todo o coração eu te procuro, não me deixes fugir de teus preceitos.

    11 Guardei no coração tuas palavras, a fim de que não venha a te ofender.

    12 Senhor, tu és bendito para sempre, ensina-me, Senhor, teus mandamentos.

    13 Enumero, Senhor, pelos meus lábios, todas as decisões da tua boca.

    14 Muito mais que com todas as riquezas, alegro-me cumprindo as tuas ordens.

    Evangelho – Mc 6,30-34

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo 30 os apóstolos se reuniram com Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. 31Então ele lhes disse: “Ide agora a sós a um lugar isolado, e descansai um pouco”. Pois eram tantos os que chegavam e partiam, que não sobrava tempo nem para comer. 32 Os apóstolos foram de barca para um lugar isolado, para ficarem a sós. 33 Mas aqueles os viram partir, e muitos calcularam o lugar para onde iam. Então, de todas as cidades foram para lá a pé, e chegaram antes deles. 34 Quando Jesus saiu da barca, ele viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor e começou a instruí-los longamente. – Palavra da Salvação.

4
  • 5º Domingo do Tempo Comum
    Dia Todo
    04/02/2018

    Primeira Leitura – Jó 7,1-4.6-7

    Leitura do Livro de Jó – Jó disse:1 Não é, acaso, uma luta a vida do homem sobre a terra? E como os dias do mercenário não são, talvez, os seus dias? Como o escravo que suspira pela sombra e como o operário que espera o seu salário, 3 assim eu partilhei meses de desilusão, e destinadas me foram noites penosas. 4 Ao deitar-me, exclamo: ‘Quando chegará o dia?’ Ao levantar-me: ‘Quando será noite?’ E invadem-me divagações até o crepúsculo! 6 Mais velozes que a lançadeira se foram meus dias e consomem-se num nada de esperanças. 7 Lembra-te! Minha vida é um mero sopro: os meus olhos não reverão a felicidade. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 146,1-2.3-4.5-6 (R. Cf. 3a)

    R.Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.
    1 Oh, louvai ao Senhor, é bom louvá-lo. Cantai ao nosso Deus, porque é suave. 2 Reergueu o Senhor Jerusalém, juntou os deportados de Israel.

    3 Aos corações partidos ele cura, vai as suas feridas medicando. 4 Quantas são as estrelas que ele conta e chama cada uma por seu nome.

    5 Onipotente e grande é o nosso Deus, sua sabedoria é ilimitada. 6 É o Senhor que sustenta os pequeninos, mas dobra até o chão os criminosos.

    2ª Leitura – 1Cor 9,16-19 22-23

    Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos:16 De fato, anunciar o Evangelho não é para mim um motivo de glória, porque é uma obrigação que foi imposta. E ai de mim se não anunciasse o Evangelho! 17Se eu evangelizasse por minha própria iniciativa, teria direito a uma recompensa. Se não o faço por minha iniciativa, realizo um cargo que me é confiado. 18 E, neste caso, qual é o meu mérito? É o de oferecer o Evangelho gratuitamente em minha pregação, renunciando ao direito que me é dado pelo Evangelho. 19 Deste modo, livre em relação a todos, eu me fiz escravo de todos, para ganhar o maior número possível. 22 Fiz-me um fraco com os fracos para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para a todo o custo salvar alguns. 23 E faço tudo isto pelo Evangelho, para ter parte nele. – Palavra do Senhor.

    Evangelho – Mc 1,29-39

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, Jesus 29 saindo da sinagoga, foi com Tiago e João à casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo lhe falaram dela. 31 Aproximando-se, ele a tomou pela mão e a fez se levantar. A febre passou e ela começou a servi-los. 32Caindo a tarde, já depois do pôr do sol, trouxeram para junto dele todos os doentes e possessos: 33 toda a população estava reunida na entrada da cidade. 34 Ele curou muitos doentes, atacados de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios. Mas não permitia que os demônios falassem, porque sabiam quem era ele. 35 De madrugada, ele se levantou muito antes de raiar o dia, e saindo para um lugar deserto, ali ficou rezando. 36 Simão e seus companheiros foram procurá-lo.37 Quando o acharam, disseram-lhe: “Todos estão à sua procura”. 38 Ele lhes respondeu: “Vamos por aí afora, aos povoados vizinhos, para que eu pregue também por lá, porque foi para isso que eu saí”. 39 E saiu pregando pelas sinagogas, em toda a Galileia, e expulsava os demônios. – Palavra da Salvação.

5
  • 2ª-feira da 5ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    05/02/2018

    Primeira Leitura – 1Rs 8,1-7.9-13

    Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Então reuniu Salomão, em Jerusalém, todos os anciãos de Israel e todos os chefes das tribos, os príncipes das famílias dos filhos de Israel, para transportarem da Cidade de Davi, isto é, de Sião, a Arca da Aliança de Javé.2 Reuniram-se em torno do rei Salomão todos os homens de Israel, na festa do mês de Etanim, que é o sétimo mês. 3 Tendo chegado todos os anciãos de Israel, os sacerdotes tomaram a Arca de Javé, 4 e transportaram-na com a Tenda do Encontro e todos os objetos sagrados que lá se achavam. 5 O rei Salomão e toda a congregação de Israel que a ele se reunira sacrificaram inumeráveis ovelhas e bois, caminhando diante da Arca. 6 Os sacerdotes introduziram a Arca da Aliança de Javé no seu lugar, no Santo dos Santos, sob as asas dos querubins. 7Os querubins estendiam suas asas sobre o lugar da Arca, cobrindo-a e a seus varais. 9 Na Arca havia apenas as duas tábuas de pedra que Moisés ali depositara no monte Horeb, quando Javé concluíra a Aliança com os filhos de Israel, ao saírem da terra do Egito: elas aí estão até o dia de hoje.10 Quando os sacerdotes saíram do Santo, a nuvem encheu o Templo de Javé, 11 os sacerdotes não puderam continuar suas funções por causa da nuvem, pois a glória de Javé enchia o Templo de Javé! 12 Então Salomão disse: “Javé decidiu que habitaria na nuvem obscura. 13 Sim, eu te construí uma Casa para tua morada, um lugar onde habitarás para sempre!” – Palavra do Senhor.

     

    Salmo – Sl 131, 6-7. 8-10 (R. 8a)

    R. Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!
    6 Falam da arca em Efrata, no campo foi que a encontramos. 7 Corramos onde ele habita, seu escabelo adoremos!

    8 Com tua arca de glória, sobe ao lugar do teu pouso! 9Que os teus fiéis vistam júbilo, teus sacerdotes, justiça!10 Oh, por Davi não rejeites aquela face que ungiste!

    Evangelho – Mc 6,53-56

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, tendo Jesus 53 terminado a travessia, chegaram à terra perto de Genesaré, onde aportaram. 54Quando desembarcaram, os que logo reconheceram Jesus55 percorreram toda essa região e começaram a levar-lhe os doentes em padiola até onde ouviam dizer que ele se encontrava. 56 Em toda parte onde chegava, povoados, cidades ou sítios, traziam os enfermos às praças e estes suplicavam que lhes deixasse tocar pelo menos na franja do seu manto. E todos os que a tocavam ficavam curados. – Palavra da Salvação.

6
  • 3ª-feira da 3ª Semana da Quaresma
    Dia Todo
    06/02/2018

    Primeira Leitura – Dn 3,25.34-43

    Leitura da Profecia de Daniel – Naqueles dias, 25Azarias parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a boca no meio do fogo, disse: 34“Oh! não nos desampares nunca, nós te pedimos; por teu nome, não desfaças tua aliança 35nem retires de nós tua benevolência, por Abraão, teu amigo, por Isaac, teu servo, e por Israel, teu santo, 36aos quais prometeste multiplicar a descendência como estrelas do céu e como areia que está na beira do mar. 37Senhor, estamos hoje reduzidos ao menor de todos os povos, somos hoje o mais humilde em toda a terra, por causa de nossos pecados; 38neste tempo estamos sem chefes, sem profetas, sem guia, não há holocausto nem sacrifício, não há oblação nem incenso, não há um lugar para oferecermos em tua presença as primícias e encontrarmos benevolência; 39mas, de alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos, e como nos holocaustos de carneiros e touros, 40e como nos sacrifícios de milhares de cordeiros gordos, assim se efetue hoje nosso sacrifício em tua presença, e tu faças que nós te sigamos até o fim; não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança. 41De agora em diante, queremos, de todo o coração, seguir-te, temer-te, buscar tua face; 42não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua clemência e segundo a tua imensa misericórdia; 43liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 24, 4bc-5ab. 6-7. 8-9 (R. 6a)

    R. Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

    4bMostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, 4c e fazei-me conhecer a vossa estrada! 5a Vossa verdade me oriente e me conduza, 5b porque sois o Deus da minha salvação.

    6 Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! 7b De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia 7c e sois bondade sem limites, ó Senhor!

    8 O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. 9 Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

    Evangelho – Mt 18,21-35

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o reino dos céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. – Palavra da salvação.

  • 3ª-feira da 5ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    06/02/2018

    Primeira Leitura – 1Rs 8,22-23.27-30

    Leitura do Primeiro Livro dos Reis – 22 Salomão ficou em pé, diante do altar de Javé, na presença de toda a assembleia de Israel e, estendendo as mãos para o céu, 23 disse: “Javé, Deus de Israel, não há Deus igual a ti, nem em cima nos céus, nem embaixo na terra! Tu manténs a Aliança e guardas fidelidade para com os teus servos, quando andam diante de ti de todo o coração. 27 Mas será possível que Deus habite na terra? Se o céu e os céus dos céus não te podem conter, que dizer da casa que construí? 28 Atende à prece do teu servo e à sua súplica, Javé, meu Deus, e ouve o apelo e a prece que teu servo profere hoje na tua presença! 29 Que teus olhos estejam abertos dia e noite sobre este Templo, sobre o lugar de que disseste: ‘Ali estará o meu Nome’, e atendas a oração que teu servo fizer neste lugar. 30 Ouve, pois, os rogos que o teu servo e o teu povo de Israel pronunciarem neste lugar. Ouve-os do lugar da tua morada, no céu; ouve e perdoa. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 83, 3. 4. 5.10. 11 (R. 2)

    R. Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
    3 Ansiosa desejou a minha alma os átrios do Senhor. Meu coração e minha carne exultam ao buscar o Deus vivo.

    Até as andorinhas acham casa, um ninho para os filhos: teus altares, Senhor Deus do universo, ó meu Rei e meu Deus!

    5 Felizes os que habitam tua casa, pois sem cessar te louvam!

    10 Considera, Senhor, o nosso escudo: do teu Ungido a face!

    11 Um dia nos teus átrios vale mais que mil outros que escolha! Mais vale o limiar da tua casa do que habitar com os ímpios!

    Evangelho – Mc 7,1-13

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 1 Os fariseus e alguns mestres da lei vindo de Jerusalém se ajuntaram perto de Jesus. 2 E notaram que alguns dos seus discípulos tomavam refeições com mãos impuras, isto é, sem as lavar. 3 Na verdade, os fariseus e os judeus, em geral, conforme as tradições dos antigos, não comem sem antes lavarem cuidadosamente as mãos. 4 E ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se purificar, havendo ainda muitas outras práticas que observam por tradição, como lavar os copos, jarros e outros objetos de bronze, bem como os leitos. Por isso os fariseus e os mestres da lei o interrogavam: “Por que não seguem teus discípulos as tradições dos antigos, mas tomam a refeição com as mãos impuras?”.6 Ele respondeu: “Com muita razão Isaías profetizou a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.É vazio o culto que me prestam, e o que ensinam não passa de preceitos humanos. 8 Deixais de lado o mandamento de Deus e vos apegais às tradições dos homens”. 9 E lhes disse mais: “Vós abolis com muito jeito o mandamento de Deus para observardes a vossa tradição. 10 De fato, Moisés ordenou: Honra teu pai e tua mãe e também: Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe seja punido com a morte! 11 Mas vós ensinais: Se alguém disser ao pai ou à mãe: o auxílio que receberias de mim, eu o declaro ‘Corban’ (isto é, Oferta a Deus), 12 já não deixais que ele faça nada em favor do pai ou da mãe. 13Anulais assim a palavra de Deus por causa das tradições, que passais de uns para outros. E fazeis ainda muitas outras coisas como essas”. – Palavra da Salvação.

7
  • 4ª-feira da 5ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    07/02/2018

    Primeira Leitura – 1Rs 10,1-10

    Leitura do Primeiro Livro dos Reis – 1 Ouvindo a fama de Salomão, a rainha de Sabá veio prová-lo por meio de enigmas. 2 Chegou a Jerusalém com uma escolta considerável de camelos carregados de aromas, ouro em grande quantidade e pedras preciosas. Apresentando-se diante do rei Salomão, propôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento. 3 Salomão solucionou todas as suas palavras: nenhuma palavra escapara ao rei; a cada uma deu sua solução. 4 Vendo a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e o palácio que Salomão edificara, e as iguarias de sua mesa, e as habitações de seus servos, as funções e vestes de seus domésticos, seus copeiros, os holocaustos que oferecia no Templo de Javé, ela perdeu o fôlego, 6 e disse ao rei: “Era pois verdade o que eu ouvi na minha terra sobre as tuas palavras e a tua sabedoria! 7 Não dei crédito ao que ouvi, até que vim e vi com meus próprios olhos; e eis que nem a metade me haviam contado! Tua sabedoria e tua riqueza excedem tudo quanto ouvi! 8 Bem aventuradas as tuas mulheres, bem-aventurados os teus servos, que estão sempre na tua presença ouvindo a tua sabedoria! 9Bendito seja Javé, teu Deus, que se compraz em ti, colocando-te sobre o trono de Israel! É porque Javé ama Israel para sempre que ele te fez rei, a fim de exerceres o direito e a justiça”. 10 Ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de perfumes e pedras preciosas. Jamais se viu tanto perfume como o que fora dado pela rainha de Sabá ao rei Salomão. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 36,5-6. 30-31. 39-40 (R.30a)

    R. O justo tem nos lábios o que é sábio.
    5 Entrega o teu destino aos seus cuidados e conta com o Senhor: ele agirá. 6 Brilhará como a luz tua inocência, e, sol ao meio-dia, o teu direito.

    30 O justo tem nos lábios o que é sábio, palavras de justiça em sua boca. 31 Traz a lei do seu Deus no coração, jamais vacilará no seu caminho.

    39 Vem do Senhor a salvação dos justos, nos dias de aflição é o seu refúgio. 40 Liberta-os e protege os contra os ímpios, guarda os que junto a ele se abrigaram.

    Evangelho – Mc 7,14-23

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, Jesus 14 Convocou novamente o povo e dizia: “Ouvi-me, vós todos, e entendei! 15 Nada existe fora da gente que entre em alguém e o possa contaminar. O que dele sai, isto sim é que o contamina”. 16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. 17 Quando se afastou do povo e entrou de novo em casa, seus discípulos perguntaram-lhe o sentido dessa frase enigmática. 18Respondeu: “Também vós ainda não compreendeis? Não sabeis que tudo quanto entra de fora em alguém não o pode contaminar, 19 porque não penetra no seu coração, mas no ventre, e vai para a fossa?” — assim ele declarava puros todos os alimentos. 20 E continuou: “O que sai de alguém, isto é que o contamina.21 Porque é de dentro do coração do homem que saem as más intenções: prostituições, roubos, assassinatos, 22 adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, luxúria, inveja, calúnia, orgulho, insensatez. 23 Todos esses males saem do interior e contaminam o homem”. – Palavra da Salvação.

8
  • 5ª-feira da 5ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    08/02/2018

    Primeira Leitura – 1Rs 11,4-13

    Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Quando Salomão envelheceu, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses, e seu coração não foi mais totalmente fiel a Javé, seu Deus, como o coração de seu pai Davi. 5 Salomão seguiu Astarte, deusa dos sidônios, e Melcom, a Abominação dos amonitas. 6 E Salomão fez o que é mau aos olhos de Javé e não seguiu plenamente Javé, como fez Davi, seu pai. 7 É nesse tempo que Salomão construiu sobre a montanha diante de Jerusalém um lugar de culto para Camos, a Abominação de Moab, e para Melcom, Abominação dos filhos de Amon. Assim fez a todas as suas mulheres estrangeiras, que queimavam perfumes e sacrificavam aos seus deuses. 9 Javé irritou-se contra Salomão, que afastou seu coração de Javé, Deus de Israel, que lhe aparecera duas vezes; 10 e sobre isso lhe preceituara a não seguir outros deuses; mas Salomão não observou o que Javé lhe ordenou. 11 Javé lhe disse: “Porque esta foi tua conduta para comigo e não observaste a minha Aliança e as minhas leis que te prescrevi, arrebatarei o reino de ti para dá-lo a teu servo. 12 Contudo, não o farei durante tua vida, em consideração a teu pai Davi; da mão de teu filho o tirarei. 13 Nem tirarei todo o reino; deixarei uma tribo a teu filho por causa de Davi, meu servo, e de Jerusalém, que escolhi”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 105, 3-4. 35-36. 37.40 (R. 4)

    R. Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

    3 Feliz quem obedece aos seus preceitos, quem pratica a justiça o tempo todo! 4 Vem a nós, ó Senhor, que amas teu povo, e que eu veja a alegria dos eleitos!

    35 Mas ao contrário a eles misturaram-se, e aprenderam então os seus costumes. 36 Puseram-se a servir deuses alheios, terrível armadilha em que caíam;

    37 Imolavam a eles os seus filhos, sacrificavam filhas aos demônios.

    40 Contra os seus inflamou-se a sua ira, ao ver sua aliança violada.

    Evangelho – Mc 7,24-30

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo 24 Jesus saiu e foi para a região de Tiro. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse, mas não pôde ficar ignorado. 25 Pois logo certa mulher, cuja filha estava possessa de um espírito impuro, ouviu falar dele e foi prostrar-se a seus pés. 26 Esta mulher era pagã, de origem siro-fenícia, e pedia que expulsasse o demônio de sua filha. 27 Jesus respondeu: “Deixa que os filhos se alimentem primeiro; porque não é justo tirar o pão das crianças e dar aos cachorrinhos”. 28 Mas ela respondeu assim: “É verdade, Senhor. Mas também os cachorrinhos, que ficam debaixo da mesa, comem as migalhas das crianças”. 29 Jesus então lhe disse: “Por causa desta resposta, vai para casa: O demônio já saiu da tua filha”. 30 Ela foi para casa e encontrou a menina deitada na cama: o demônio, de fato, já tinha saído. – Palavra da Salvação.

9
  • 6ª-feira da 5ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    09/02/2018

    Primeira Leitura – 1Rs 11,29-32; 12,19

    Leitura do Primeiro Livro dos Reis – 29 Ora, naquele tempo, ao sair de Jerusalém, encontrou Jeroboão o profeta Aías, de Silo, trajando um manto novo; os dois estavam sozinhos no campo. 30 Tomou então Aías o manto novo que vestia e o rasgou em doze pedaços, 31 dizendo a Jeroboão: “Toma para ti dez pedaços, pois assim fala Javé, Deus de Israel: ‘Repartirei o reino de Salomão e te darei dez tribos. 32 Apenas uma tribo ficará com ele em consideração ao meu servo Davi e a Jerusalém, cidade que escolhi entre todas as tribos de Israel: 12,19 Assim Israel tornou-se infiel à casa de Davi até hoje. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 80, 10-11ab. 12-13. 14-15 (R. Cf. 11a.9a)

    R. Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
    10 Não haja em tua casa um deus estranho, nem adores um deus de outra nação! 11 Sou eu que sou teu Deus e teu Senhor, o que te fez sair da terra egípcia; se abrires tua boca, eu te sacio.

    12 Mas não ouviu meu povo a minha voz e não quis Israel obedecer-me. 13 Ante os seus corações endurecidos, deixei-os caminhar a seu arbítrio.

    14 Ah, se meu povo ouvisse a minha voz, ah, se Israel andasse em meus caminhos! 15 Eu logo lhe abateria os inimigos e estenderia a mão contra o opressor.

    Evangelho – Mc 7,31-37

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, Jesus 31 partiu novamente da região de Tiro e voltou por Sidon, em direção ao lago da Galileia atravessando a região das Dez Cidades. 32 Trouxeram-lhe certo homem surdo e gago. Rogavam-lhe que lhe impusesse a mão. 33 Levando-o à parte, longe da multidão, colocou os dedos nos ouvidos dele e, com saliva, tocou a sua língua. 34 Erguendo os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: “Effatá”, isto é, “Abre-te!”. 35 E os seus ouvidos se abriram imediatamente, e o nó de sua língua se desatou, de sorte que ele falava corretamente. 36 Mas Jesus recomendou que não dissessem nada a ninguém. No entanto, quanto mais insistia, mais eles proclamavam o fato. 37 Cheios até ao máximo de admiração, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas! Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem!” – Palavra da Salvação.

10
  • Sábado da 5ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    10/02/2018

    Primeira Leitura – 1Rs 12,26-32; 13,33-34

    Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Naqueles dias 26 disse Jeroboão no seu coração: “Se continuar a situação atual, o reino voltará à casa de Davi.27 Se este povo continuar a subir para oferecer sacrifícios no Templo de Javé, em Jerusalém, o seu coração retornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; eles me matarão”. 28 O rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro, e disse ao povo: “Não subireis mais a Jerusalém! Israel, eis os teus deuses, que te fizeram subir da terra do Egito!”. 29 Colocou um em Betel e outro em Dan. 30 Isso foi uma ocasião de pecado para Israel: o povo foi até Dan diante de um dos bezerros. 31 Ele fez casas com terreiros de culto e designou sacerdotes homens do povo, que não eram filhos de Levi. 32 Jeroboão fez uma festa no oitavo mês, no décimo quinto dia do mês, semelhante à festa existente em Judá, e subiu ao altar que erguera em Betel, para sacrificar aos bezerros feitos por ele. Instituiu, em Betel, sacerdotes para os lugares de culto que ele construíra. 33 Depois destes acontecimentos, não se converteu Jeroboão de seu mau caminho; designou novamente, como sacerdotes, homens do povo para os lugares de culto. 34 Isto se tornou uma causa de pecado para a casa de Jeroboão, trazendo seu extermínio e sua supressão de sobre a face da terra. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 105, 6-7a. 19-20. 21-22 (R. 4a)

    R. Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.

    6 Pecamos, como outrora nossos pais, saímos do caminho e murmuramos. 7a Não tiveram no Egito entendimento, os prodígios de Deus não compreenderam.

    19 Fizeram um bezerro ao pé do Horeb e adoraram a estátua que fundiram. 20 Trocaram Deus, seu título de glória, pela imagem de um boi que come palha.

    21 Esqueciam o Deus que os tinha salvo, que fizera no Egito grandes coisas: 22 prodígios operados contra Cam e maravilhas ante o mar Vermelho.

    Evangelho – Mc 8,1-10

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 1 Naqueles dias, como havia de novo grande multidão e não tinham o que comer, Jesus chamou os discípulos e lhes disse: 2 “Tenho pena deste povo! Há três dias eles permanecem comigo e não têm o que comer. 3 Se eu os mandar embora em jejum para suas casas, eles vão desmaiar no caminho, pois alguns vieram de longe”. Os discípulos responderam: “Como é que alguém poderia dar pão que os satisfizesse num deserto como este?”.5 Ele então perguntou: “Quantos pães tendes?”. Responderam: “Sete”. 6 Mandou então que a multidão se acomodasse no chão; tomou os sete pães, deu graças, partiu-os e os entregou aos discípulos para que distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo. 7 Tinham também alguns peixinhos; recitou a fórmula da bênção sobre eles e disse: “Distribuí também estes”. 8 Comeram, ficaram satisfeitos e ainda recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Ora, a multidão contava umas quatro mil pessoas. Ele as mandou embora. 10 Em seguida entrou na barca com os discípulos, indo para a região de Dalmanuta. – Palavra da Salvação.

11
  • 6º Domingo do Tempo Comum
    Dia Todo
    11/02/2018

    Primeira Leitura – Lv 13,1-2.44-46

    Leitura do Livro do Levítico – Javé falou a Moisés e Aarão dizendo: 2 “Quando um homem tiver sobre a pele de sua carne um tumor, uma inflamação ou uma mancha branca e vir assim sobre a pele do corpo uma chaga de lepra, será conduzido a Aarão, o sacerdote, ou a um dos sacerdotes, seus filhos.44 é um leproso; ele é impuro; o sacerdote o declarará impuro: é na cabeça que está a chaga de sua lepra. 45 O leproso atacado de lepra trará suas vestes estraçalhadas e deixará em desordem seus cabelos, cobrirá sua barba e gritará: ‘Impuro! impuro!’. 46 Por todo o tempo que durar sua chaga, será impuro. Ele é impuro; habitará sozinho; sua morada será fora do acampamento. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 31,1-2.5.11 (R.7)

    R. Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

    1 Feliz o pecador que é perdoado, aquele cuja falta foi coberta! 2 Feliz o que o Senhor vê sem malícia, e já não tem engano em seu espírito!

    5 Enfim te confessei o meu pecado, já não mais escondi a minha culpa. Disse: “Vou confessar a minha falta!”, e o meu pecado, ó Deus, absolveste!

    11 “Alegrai-vos, ó justos, no Senhor; retos de coração, exultai todos!

    Segunda Leitura – 1Cor 10,31-11,1

    Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 31 Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32 Procedei de modo a não dar escândalo, nem aos judeus, nem aos gregos, nem à Igreja de Deus, 33 como também eu procuro agradar a todos em tudo, não procurando o meu próprio interesse, mas o de todos, para que sejam salvos. 11,1 Sede meus imitadores como eu sou de Cristo. – Palavra do Senhor.

    Evangelho – Mc 1,40-45

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 40 chegou perto de Jesus um leproso, implorando auxílio. Ajoelhou-se e lhe suplicou: “Se queres, tu podes me curar”. 41 Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão e tocando nele disse: “Quero! Fica curado!”. 42 E no mesmo instante a lepra desapareceu e ele recuperou a saúde. 43 Jesus o mandou embora com palavras severas. 44 Disse-lhe: “Cuidado! Não fales nada a ninguém. Mas vai apresentar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés determinou, para que lhes sirva do atestado”. 45 Ele, porém, logo que partiu, começou a proclamar bem alto e espalhar o acontecido, de modo que Jesus já não podia entrar abertamente numa cidade, mas ficava fora, em lugares retirados. Contudo, iam procurá-lo pessoas de toda parte.

    Palavra da Salvação.

12
  • 2ª-feira da 6ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    12/02/2018

    Primeira Leitura – Tg 1,1-11

    Início da Carta de São Tiago – 1 Eu, Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, saúdo-vos a todos vós das doze tribos da Dispersão. 2Meus irmãos, considerai-vos felizes quando vos assaltarem provações de toda sorte. 3 Pois sabeis que vossa fé, se for comprovada, produz a constância. 4 A constância, por sua vez, deve ser exercida plenamente, para que sejais maduros, íntegros, isentos de qualquer defeito. 5 Se alguém de vós necessitar de sabedoria, que a peça a Deus, que dá a todos generosamente e sem repreensões, e ela lhe será dada. 6 Mas, peça-a com fé, sem hesitação alguma. Quem duvida se assemelha à onda do mar, agitada pelo vento e impelida de cá para lá.7 Um homem desse tipo não imagine que há de receber alguma coisa do Senhor, porquanto é homem de dupla face e inconstante em todo o seu modo de proceder. 9Glorie-se o irmão de condição humilde, com sua exaltação! 10 O rico, por sua vez, reconheça sua insignificância, pois passará como a flor do campo. 11Com efeito, desponta o sol com seus ardores, seca a erva, cai a flor e desaparece a sua formosura. Da mesma forma perecerá o rico em meio a seus empreendimentos. – Palavra do Senhor.

     

    Salmo – Sl 118, 67. 68. 71. 72. 75. 76 (R. 77a)

    R. Venha a mim o vosso amor e viverei.

    67 Antes de ser punido, transviara-me; mas passei a seguir tua palavra.

    68 Tu que és o bom, tu que és o benfazejo, ensina-me, Senhor, os teus desígnios.

    71 Foi um bem para mim ser humilhado, pois aprendi assim vossa vontade.

    72 Mais do que mil moedas de ouro e prata, vale, Senhor, a lei da tua boca!

    75 Sim; são justos, Senhor, teus julgamentos, e tiveste razão em humilhar-me.

    76 Que a tua graça venha consolar-me, pois fizeste a teu servo esta promessa.

     

    Evangelho – Mc 8,11-13

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo 11 Chegaram uns fariseus  e começaram a discutir com Jesus. E lhe pediam um sinal que realmente viesse do céu, para pô-lo à prova. 12 Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta geração pede um sinal? Eu vos declaro esta verdade: não será dado um sinal a esta geração!”. 13 E deixando-os lá, embarcou de novo e partiu para a outra margem. – Palavra da Salvação.

13
  • 3ª-feira da 6ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    13/02/2018

    Primeira Leitura – Tg 1,12-18

    Leitura da Carta de São Tiago – 12 Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação, porque, quando esta passar, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. 13 Ninguém diga na tentação: “Sou tentado por Deus”, porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e não tenta a ninguém. 14Mas cada qual é tentado pela sua própria concupiscência, que alicia e seduz. 15 A concupiscência concebe e gera o pecado, Este, uma vez consumado, gera a morte. Deus, fonte de todo dom. 16 Não vos iludais, meus irmãos muito amados. 17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito descem do alto, do Pai das luzes, no qual não há mudança nem sombra de variação. 18 Por sua própria vontade é que nos chamou à vida pela Palavra da verdade, para que fôssemos as primícias de suas criaturas. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 93,12-13a. 14-15. 18-19 (R. 12a)

    R. Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!

    12 Feliz, Senhor, aquele a quem ensinas, a quem formas segundo a tua lei, 13 a fim de dar-lhe alívio na desgraça, enquanto para os ímpios se abre a cova!

    14 Pois jamais o Senhor deixa o seu povo, ele nunca rejeita a sua herança! 15 Voltarão à Justiça os julgamentos, todos os homens retos vão segui-la.

    18 Quando estava a exclamar: “Meu pé vacila!”, sustentou-me, Senhor, a tua graça. 19 Quando em meu coração cresciam ânsias, tuas consolações me deram vida.

    Evangelho – Mc 8,14-21

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos – Naquele tempo 14 os discípulos se esqueceram de levar pães: só tinham um pão consigo na barca. 15 Jesus lhes fez esta recomendação: “Atenção! Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. 16 E eles comentavam entre si, preocupados por não terem pão. 17 Jesus percebeu a coisa e lhes perguntou: “Por que estais discutindo o fato de não terdes pão? Ainda não compreendeis nem entendeis? Estais ainda com o coração endurecido? 18 Tendes olhos e não vedes, ouvidos e não ouvis? Já não vos lembrais, 19 quando reparti cinco pães para os cinco mil, de quantos cestos recolhestes cheios de pedaços?”. Responderam: “Doze”. 20 “E quando reparti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos recolhestes cheios de pedaços?” Responderam: “Sete”. 21 Então lhes disse: “Ainda não compreendeis?”. – Palavra da Salvação.

14
  • Quarta-feira de Cinzas da Quaresma
    Dia Todo
    14/02/2018

    Primeira Leitura – Jl 2,12-18

    Leitura da Profecia de Joel – 12 Mas ainda neste momento — oráculo de Javé — voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e lamentos de penitência. 13 Rasgai os vossos corações, e não as vossas vestes! Voltai para Javé, vosso Deus, porque ele é clemente e misericordioso, paciente e rico de graças. E ele se compadece das desgraças. 14 Quem sabe se ele não voltará a ter de novo compaixão, deixando em sua passagem uma bênção que se transformará em oferenda sagrada e em sacrifício de libação para Javé, vosso Deus? 15 Tocai a trombeta em Sião! Determinai um jejum sagrado, decretai uma solenidade, reuni o povo, 16convocai a comunidade, congregai os anciãos, ajuntai as crianças, até os pequeninos que ainda mamam! Que o jovem esposo saia do seu quarto e a esposa, de sua câmara nupcial! 17 Que entre o vestíbulo e o altar chorem os sacerdotes, ministros de Javé! Que eles digam: “Poupa, Javé, o teu povo! E não entregues a tua herança ao opróbrio, à zombaria das nações! Porque se haveria de dizer entre os povos: Onde está o Deus deles?”. 18 Ora, Javé se deixou tomar por um veemente amor para com a sua terra, e poupou o seu povo. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 50 (51), 3-4. 5-6a. 12-13. 14.17 (R.Cf.3a)

    R. Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

    3 Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado! Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

    5 Pois eis, eu reconheço a minha falta, meu pecado está sempre à minha frente. 6a Foi contra ti somente que eu pequei e fiz o que era mau ante os teus olhos.

    12 Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13 Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!

    14 Alegre-me de novo o teu auxílio, inspira-me uma pronta obediência.

    17 Eu te peço, Senhor, abre os meus lábios; proclame a minha boca o teu louvor!

    Segunda Leitura – 2Cor 5,20-6,2

    Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos:20 Portanto temos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, como se Deus mesmo vos exortasse por meio de nós. E nós vos suplicamos, em nome de Cristo: deixai-vos reconciliar. 21 Aquele que estava isento do pecado, Deus o fez sacrifício pelo pecado por nós, para que por meio dele nos tornássemos justiça de Deus. 6,1Como nós colaboramos com ele, exortamo-vos a que não recebais em vão a graça de Deus. 2 Pois ele disse: Na ocasião favorável, eu te ouvi. No dia da salvação, eu venho em teu socorro. Eis a ocasião de todo em todo favorável; eis agora o dia da salvação. – Palavra do Senhor.

    Evangelho – Mt 6,1-6.16-18

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos 1 Evitai praticar vossas boas obras diante dos homens para serdes notados por eles, porque assim não tereis recompensa da parte de vosso Pai que está nos céus. 2 Quando, portanto, deres esmolas, não faças tocar a trombeta diante de ti, como procedem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, com o fim de serem aplaudidos pelos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 3Mas, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, 4 para que a tua esmola fique oculta. O Pai, que vê a ação oculta, te recompensará.5 E quando rezardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar com ostentação nas sinagogas e nas encruzilhadas, para aparecerem diante dos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 6 Mas, quando rezares, entra em teu quarto, fecha a porta, e reza a teu Pai que está presente até em lugar oculto. E teu Pai, que vê o que fazes ocultamente, te dará a recompensa.16Quando fizerdes jejum; não mostreis um semblante abatido, como é costume dos hipócritas. Eles fazem isto para dar a entender que estão de jejum. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 17 Mas quando jejuares, perfuma tua cabeça e lava teu rosto, 18para não dares a entender aos homens que estás jejuando, e sim a teu Pai que está presente, até em lugar oculto; e o teu Pai, que enxerga até em lugar oculto, te dará a recompensa. – Palavra da Salvação.

15
  • Quinta-feira depois das Cinzas da Quaresma
    Dia Todo
    15/02/2018

    Primeira Leitura – Dt 30,15-20

    Leitura do Livro do Deuteronômio – Moisés falou ao povo dizendo: 15 Vê, eu te proponho hoje a vida e a felicidade, ou a morte e a desgraça. 16 Se tu obedeces aos mandamentos de Javé, teu Deus, que eu te ordeno hoje, amando Javé, teu Deus, marchando em seus caminhos, observando seus mandamentos, suas ordens e suas normas, tu viverás, e te multiplicarás, e Javé, teu Deus, te abençoará no país onde vais entrar para dele tomar posse. 17 Mas se o teu coração se desviar, não escutares e te prostrares diante de outros deuses e os servires, 18 eu vos declaro, neste dia, que certamente perecereis, que não prolongareis vossos dias sobre a terra onde, passado o Jordão, vais entrar para dela tomar posse. 19 Tomo hoje como testemunhas contra vós, o céu e a terra: eu vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida, para que vivas, tu e a tua posteridade, 20 amando a Javé, teu Deus, escutando a sua voz e apegando-te a ele. Porque essa é a tua vida com os longos dias que terás, morando na terra que Javé jurou a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó, que lhes haveria de dar”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 1, 1-2. 3. 4.6 (R. Sl 39,5a)

    R. É feliz quem a Deus se confia!
    1 Feliz quem não se conduz segundo as normas dos ímpios, nem segue a estrada dos maus ou vem sentar-se com eles, 2 mas ama a lei do Senhor, e dia e noite a medita!

    3 Ele será como a árvore plantada à beira do rio, que produz fruto a seu tempo e cujas folhas não secam. Dá certo tudo o que faz,

    4 mas outra é a sorte dos ímpios, palha que o vento dispersa.

    6 Vela o Senhor com carinho sobre o caminho dos bons, enquanto a estrada dos ímpios só conduz à perdição.

    Evangelho – Lc 9,22-25

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:22 “O Filho do homem deverá sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, sacerdotes-chefes e mestres da lei e, afinal, ser morto, mas ressuscitará no terceiro dia”. 23 Depois, dirigiu-se a todos, dizendo: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz de cada dia, e então me siga. 24 Porque quem quiser salvar sua vida vai perdê-la, mas quem perder sua vida por minha causa vai salvá-la. 25 De fato, de que serve ao homem ganhar o mundo inteiro, se ele se perde e se arruína? – Palavra da Salvação.

16
  • Sexta-feira depois das Cinzasda Quaresma
    Dia Todo
    16/02/2018

    Primeira Leitura – Is 58,1-9a

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim fala o Senhor Deus 1 Clama a plena voz, sem medo, eleva tua voz como trombeta! Revela a meu povo o seu crime, e à casa de Jacó seus pecados. 2 Buscam-me dia após dia, desejam conhecer meus caminhos, como nação que praticasse a justiça sem se esquecer o direito de seu Deus. De mim reclamam leis justas, querem aproximar-se de Deus. 3 “Por que não vês quando jejuamos e por que ignoras quando afligimos nossas almas?” Eis, nos dias de jejuar, tratais de negócios e oprimis os vossos operários. 4 Jejuais na disputa e querela, e a golpes de socos malvados. Para fazer ouvir vossa voz lá no alto não jejuareis do mesmo modo que hoje. 5 Agradar-me-á jejum assim, um dia em que o homem se mortifica? Curvar a cabeça como um junco e deitar-se com saco e cinza? Tu chamas isso de jejum, de um dia agradável a Javé? 6 É isto o jejum que me agrada: — oráculo de Javé —: romper as cadeias injustas, desligar os liames do jugo; tornar livres os oprimidos, quebrar todos os jugos; 7 repartir o pão com o faminto, acolher em tua casa os pobres sem abrigo,vestir os desnudos e não desdenhar teu semelhante. 8 Então tua luz romperá como a aurora, e tua ferida logo se curará; tua justiça andará diante de ti, e a glória de Javé atrás de ti. 9 Se clamares, Javé responderá, a teus apelos ele dirá: “Eis-me aqui!”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 50, 3-4. 5-6a. 18-19 (R. 19b)

    R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

    3 Deus, tem pena de mim no teu amor,teu grande amor apague o meu pecado! 4 Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

    5 Pois eis, eu reconheço a minha falta, meu pecado está sempre à minha frente. 6 Foi contra ti somente que eu pequei e fiz o que era mau ante os teus olhos.

    18 Não te agradam, Senhor, os sacrifícios; meu holocausto tu rejeitarias. 19 Uma alma abatida eu te ofereço: um coração contrito não desprezas!

    Evangelho – Mt 9,14-15

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 14 Então, os discípulos de João chegaram perto de Jesus e perguntaram: “Por que motivo nós e os fariseus jejuamos tanto e os teus discípulos não jejuam?”.15 Jesus respondeu: “Será que os convidados para um casamento podem ficar tristes, enquanto o esposo está com eles? Tempo virá em que o esposo lhes será arrebatado, e então jejuarão. – Palavra da Salvação.

17
  • Sábado depois das Cinzas da Quaresma
    Dia Todo
    17/02/2018

    Primeira Leitura – Is 58,9b-14

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim fala o Senhor,9b Se excluíres de ti o jugo, as ameaças e as tramas de injustiça, 10 se deres pão ao faminto e saciares a fome torturante, tua luz se erguerá nas trevas e tuas sombras se tornarão meio-dia. 11 Javé te guiará constantemente e nos desertos ele te saciará. Ele te dará vigor e serás como um jardim regado, como uma fonte de água, de águas inesgotáveis. 12 Construirás de novo as ruínas antigas, edificarás nas fundações anteriores. Serás chamado Reparador das brechas, Restaurador das moradas em ruínas. 13 Se te absténs de conculcar o sábado e de tratar de negócios no dia santo; se chamas o sábado: “Delicioso, e Venerável o dia consagrado a Javé”; se o veneras, evitando as viagens e os tratos e conversas de negócios, 14 então acharás tuas delícias em Javé, guiar-te-ei em triunfo sobre as alturas do país. Eu te nutrirei com a herança de teu pai Jacó, porque a boca de Javé falou. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 85, 1-2. 3-4. 5-6 (R. 11a)

    R. Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.

    1 Inclina o ouvido, escuta-me, Senhor, porque me vejo pobre e desvalido! Porque te sou fiel, guarda a minh’alma; confio em ti, Senhor, salva o teu servo!

    3 Tem compaixão de mim: és o meu Deus; clamo por ti, Senhor, o dia inteiro. 4 Traze alegria à alma do teu servo, pois ergo a ti, Senhor, meu coração.

    5 Senhor, és bom e pronto a perdoar, cheio de amor por todos que te invocam. 6 Ouve com atenção a minha prece; escuta a minha voz, que te suplica.

    Evangelho – Lc 5,27-32

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo Jesus 27 saiu, reparou num cobrador de impostos que se chamava Levi, sentado à sua mesa de cobrança, e lhe disse: “Segue-me!”. 28 E, deixando tudo, ele se levantou e começou a segui-lo. 29 Levi ofereceu-lhe então um grande banquete em sua casa. Era numerosa a participação de cobradores de impostos e outras pessoas, que estavam à mesa com ele. 30 Os fariseus e mestres da lei começaram a murmurar e dizer aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com os cobradores de impostos e outra gente de má vida?”. 31 Mas Jesus lhes respondeu: “Não são os homens de boa saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. 32 Não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão”. – Palavra da Salvação.

18
  • 1º Domingo da Quaresma
    Dia Todo
    18/02/2018

    Primeira Leitura – Gn 9,8-15

    Leitura do Livro do Gênesis – 8 Assim falou Deus a Noé e a seus filhos: 9 “Quanto a mim, eis que estabeleço minha aliança convosco e com vossa descendência depois de vós 10 e com todos os seres vivos que estão convosco: com as aves, com os animais domésticos, todos os animais selvagens que estão convosco, todos os que saíram da arca, todos os animais da terra. 11 Faço minha aliança convosco: nunca mais ser vivo algum será destruído pelas águas do dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para devastar a terra”.12 Disse ainda Deus: “Eis o sinal da aliança que faço entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, para as gerações futuras: 13 coloco meu arco na nuvem, e ele será o sinal da aliança entre mim e a terra. 14 Quando eu acumular as nuvens sobre a terra, nelas aparecerá meu arco; 15 recordar-me-ei então da aliança existente entre mim e vós e os seres vivos — toda carne —, e nunca mais as águas produzirão dilúvio para destruir toda carne. – Palavra do Senhor.

     

    Salmo – Sl 24,4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. cf. 10)

    R. Verdade e amor, são os caminhos do Senhor.

    4 Revela-me, Senhor, os teus caminhos; faze-me conhecer tuas veredas! 5 Pela tua verdade me orientes, pois és o Deus da minha salvação.

    6 Recorda-te de mim no teu amor! Não te esqueças, Senhor, do teu amor, nem da tua bondade: são eternos. 7Não lembres minhas faltas quando moço; nem, em tua bondade, os meus pecados.

    8 O senhor é bondade e retidão, ele ensina o caminho aos pecadores. 9 Guia pela justiça os pequeninos, ensina ao povo humilde a sua estrada.

    Segunda Leitura – 1Pd 3,18-22

    Leitura da Primeira Carta de Pedro – Caríssimos: 18 O próprio Cristo morreu uma vez pelos pecados, o Justo pelos injustos, para vos reconciliar com Deus. Morreu segundo a carne, mas foi vivificado segundo o Espírito.19 Caminhando também nesse mesmo Espírito — mediante os espíritos que foram preservados —, 20pregou aos que outrora tinham sido incrédulos, enquanto Deus esperava com paciência nos dias de Noé, ao se construir a arca, na qual poucos, isto é, oito pessoas, se salvaram pela água. 21 Esta água era imagem do batismo de agora, que salva também a vós: sua função não é eliminar a imundície corporal, mas implorar de Deus uma boa consciência, mediante a ressurreição de Jesus Cristo,22 o qual; depois de ter subido ao céu, está à direita de Deus, onde anjos, principados e potestades lhe obedecem. – Palavra do Senhor.

     

    Evangelho – Mc 1,12-15

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo12 o Espírito levou Jesus ao deserto. 13 Ele ficou quarenta dias ali, sendo tentado por Satanás. Ele estava no meio de animais selvagens, e os anjos o serviam.14 Depois que João foi encarcerado, Jesus se dirigiu a Galileia. E proclamava o Evangelho de Deus, 15dizendo: “Completou- se o tempo. Chegou o Reino de Deus. Convertei-vos e crede no Evangelho”. – Palavra da Salvação.

19
  • 2ª-feira da 1ª Semana da Quaresma
    Dia Todo
    19/02/2018

    Primeira Leitura – Lv 19,1-2.11-18

    Leitura do Livro do Levítico – 1 E Javé falou a Moisés, dizendo: 2”Fala a toda a comunidade de Israel: sede santos, porque eu sou santo, eu, Javé, vosso Deus.11 Não roubareis, não mentireis e não vos enganareis uns aos outros. 12 Não jurareis pelo meu Nome, mentindo: isto seria profanar o nome de vosso Deus. Eu sou Javé. 13 Não oprimireis vosso próximo e não o despojareis. O salário do mercenário não ficará convosco até o dia seguinte. 14 Não proferireis maldição contra um surdo e não poreis diante de um cego algo que possa fazê-lo cair; respeitareis vosso Deus. Eu sou Javé.15 Não cometereis injustiça nos julgamentos: não tomarás o partido do pobre que não tiver razão e não serás complacente para com o poderoso; mas julgarás teu compatriota com justiça. 16 Não semearás a difamação no meio de teu povo. Não te apresentarás como testemunha contra o sangue de teu próximo. Eu sou Javé. 17 Não odiareis vosso irmão em vosso coração; mas repreendereis vosso próximo, a fim de que não carregueis um pecado por causa dele. 18 Não vos vingareis e não guardareis rancor contra os filhos de vosso povo. Amareis vosso próximo como a vós mesmos. Eu sou Javé. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 18, 8. 9. 10. 15 (R. Jo 6,63c)

    R. Ó Senhor,vossas palavras são espírito e vida!

    8 Sim, a lei do Senhor é sem defeito, ela conforta a alma. Seguro é o testemunho do Senhor, torna sábios os simples.

    9 As normas do Senhor são todas justas, ao coração alegram. É reto o mandamento do Senhor, clareia os nossos olhos.

    10 O temor do Senhor é o que há de puro, para sempre nos firma. São os seus julgamentos verdadeiros, todos eles justiça.

    15 Agradem-te as palavras dos meus lábios, voz do meu coração. Cheguem sempre, Senhor, diante de ti, Redentor e Rochedo!

    Evangelho – Mt 25,31-46

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31Quando o Filho do homem vier gloriosamente, acompanhado por todos os seus anjos, sentará no seu trono glorioso. 32 Diante dele estarão reunidas todas as nações, e ele separará os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à esquerda. 34 Então, o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. 35 Porque tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era um estrangeiro e me acolhestes. 36 Estava nu e me vestistes, doente e me visitastes, na prisão e me viestes ver’. 37 E lhe responderão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38 Estrangeiro e te recolhemos? Nu e te vestimos? 39 Doente ou na prisão e fomos te visitar?’ 40 O rei responderá: ‘Eu vos declaro esta verdade: cada vez que fizestes isso a um dos menores desses meus irmãos, a mim o fizestes’. 41 Em seguida, ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos! 42 Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber. 43 Era um estrangeiro e não me acolhestes. Estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não viestes me visitar’. 44 Eles também perguntarão: ‘Senhor, quando é que te vimos com fome ou com sede, ou estrangeiro ou nu, ou doente ou na prisão, e não te prestamos assistência?’ 45 Ele responderá: ‘Eu vos declaro esta verdade: o que não fizestes a um desses pequeninos, não o fizestes a mim’. 46 Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna”. – Palavra da Salvação.

20
  • 3ª-feira da 1ª Semana da Quaresma
    Dia Todo
    20/02/2018

    Primeira Leitura – Is 55,10-11

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – Isto diz o Senhor:10 Como a chuva e á neve descem dos céus e não voltam mais para lá sem ter embebido a terra, fecundando-a e fazendo-a germinar, para que ela dê a semente ao semeador e o pão comestível, 11 da mesma maneira, a Palavra que sai de minha boca não retorna a mim sem resultado, sem ter feito o que eu queria e conseguido êxito na sua missão. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 33, 4-5. 6-7. 16-17. 18-19 (R. 18b)

    R. O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

    4 Engrandecei comigo o nosso Deus, exaltemos unidos o seu nome! 5 Pois sempre que o busquei, ele me ouviu; de todas as angústias me livrou.

    6 Se olhardes para ele, brilhareis; não sofrerão vergonha as vossas faces. 7 Um infeliz gritou, e Deus o escuta; de todas as angústias ele o salva.

    16 Os olhos do Senhor buscam os justos, inclina os seus ouvidos para ouvi-los. 17 O olhar do Senhor procura os maus, para apagar da terra o seu vestígio.

    18 Quando clamam por ele, logo atende; de todas as angústias os liberta. 19 Do coração aflito ele está perto, ele conforta o espírito abatido.

    Evangelho – Mt 6,7-15

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:7 Quando rezardes, não multipliqueis as palavras como fazem os pagãos: pensam que, devido à força de muitas palavras, é que são atendidos. Não sejais semelhantes a eles; porque o vosso Pai sabe do que precisais, antes de fazerdes o pedido. 9 Portanto, rezai assim: Pai nosso que estás no céus, santificado seja o teu Nome, 10 venha o teu Reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. 11 Dá-nos hoje nosso pão, de que precisamos. 12Perdoa-nos o mal que fizemos assim como perdoamos aos que nos fizeram mal. 13 E não nos deixes cair na tentação, mas livra-nos do Maligno. 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas culpas, também vosso Pai celeste vos perdoará. 15 Mas se não perdoardes aos homens, vosso Pai não perdoará as vossas culpas. – Palavra da Salvação.
21
  • 4ª-feira da 1ª Semana da Quaresma
    Dia Todo
    21/02/2018

    Primeira Leitura – Jn 3,1-10

    Leitura da Profecia de Jonas – 1 A palavra de Javé foi dirigida pela segunda vez a Jonas:2 “Levanta-te, disse ele, vai a Nínive, a grande cidade, e transmite a ela a proclamação que eu vou te dizer”. 3Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra de Javé. Ora, Nínive era uma cidade divinamente grande: eram necessários três dias para atravessá-la. Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro. A pregação dele era esta:“Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída!”. 5Os ninivitas creram em Deus. Eles proclamaram um jejum e se revestiram de sacos, desde as pessoas maiores até as mais pequeninas. 6 A notícia chegou até o rei de Nínive; ele se levantou de seu trono, tirou o manto, cobriu-se de saco, e sentou-se na cinza. 7 Em seguida se fez apregoar solenemente em Nínive, por decreto do rei e de seus ministros, esta proclamação: “Homens e animais, gado bovino e outros rebanhos, não tocarão em nenhum alimento, não pastarão, nem beberão água. 8 Homens e animais se cobrirão de saco, clamarão a Deus com toda a força, e se converterão cada um de seu mau procedimento e da violência de suas mãos. 9 Quem sabe se Deus não se disporá a reconsiderar e a compadecer-se, afastando-se do furor de sua cólera, para que não pereçamos?”. 10 Deus viu o que eles estavam fazendo para se afastar de seus maus caminhos. E Deus se arrependeu do mal com que os tinha ameaçado, e não o realizou. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 50, 3-4, 12-13. 18-19 (R. 19b)

    R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

    3 Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado!4 Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

    12 Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13 Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!

    18 Não te agradam, Senhor, os sacrifícios; meu holocausto tu rejeitarias. 19 Uma alma abatida eu te ofereço: um coração contrito não desprezas!

    Evangelho – Lc 11,29-32

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo: 29 A multidão estava aumentando e Jesus continuou: “Esta raça é uma raça perversa; pede um sinal e não lhe será dado outro a não ser o de Jonas.30 Porque assim como Jonas serviu de sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem servirá também de sinal para esta raça. 31 A rainha do Sul se levantará no dia do Juízo com os homens desta geração, e então os condenará; porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior que Salomão! 32 Os homens de Nínive se levantarão no dia do Juízo com esta geração, e a condenarão também; porque se converteram com a pregação de Jonas, e aqui está quem é maior que Jonas! – Palavra da Salvação.

22
  • Cátedra de São Pedro, Apóstolo. Festa
    Dia Todo
    22/02/2018

    Primeira Leitura – 1Pd 5,1-4

    Leitura da Primeira Carta de Pedro – Caríssimos,1 exorto ainda aos presbíteros dentre vós, eu, presbítero igual a eles, testemunha dos padecimentos de Cristo e participante da glória que há de se revelar. 2Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, vigiando-o, não pela força, mas de bom grado, como Deus o quer; não pela sórdida ganância de lucros, mas com zelo amoroso. 3 Não sejais como tiranos em relação à parte da Igreja que vos foi confiada, mas servi de modelo ao rebanho. Porquanto, logo que aparecer o Pastor supremo, recebereis a coroa imperecível da glória. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 22 (23),1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 1)

    R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

    1 O Senhor é o meu pastor: não me falta coisa alguma! 2Em campinas verdejantes me coloca a repousar.3a Me conduz às águas frescas e alma nova ele me dá!

    3b Faz que eu siga o bom caminho pela honra do seu nome. Se atravesso o vale escuro, nada temo: estás comigo! Teu bordão e teu cajado, ao meu lado, me dão força.

    5 Pões a mesa à minha frente, bem defronte do inimigo; de óleo unges-me a cabeça, e o meu cálice transborda.

    6 Só felicidade e graça toda a vida hão de seguir-me; minha casa é a do Senhor pelo resto dos meus dias!

    Evangelho – Mt 16,13-19

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo: 13 Tendo chegado à região de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou aos discípulos: “Quem dizem por aí as pessoas que é o Filho do homem?”. 14 Responderam: “Umas dizem que é João Batista; outras, que é Elias; outras, enfim, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então lhes perguntou: “E vós mesmos, quem dizeis que eu sou?”. 16 Simão Pedro interveio e respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 17 Jesus retomou a palavra e declarou: “És feliz, Simão Barjona, pois não foram a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus! 18 Pois, também eu te digo: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças diabólicas não poderão vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus. Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. – Palavra da Salvação.

23
  • 6ª-feira da 1ª Semana da Quaresma
    Dia Todo
    23/02/2018

    Primeira Leitura – Ez 18,21-28

    Leitura da Profecia de Ezequiel – Assim fala o Senhor: 21 Se o pecador se converter de todos os pecados que cometeu, passando a observar todas as minhas prescrições e agindo segundo o direito e a justiça, ele conservará a vida e não morrerá. 22 Não mais serão lembrados contra ele quaisquer pecados que tenha cometido; em vista da justiça que ele praticou, ele há de viver. 23 Diz o Senhor Javé: Porventura tenho prazer na morte do ímpio? Não está meu prazer em vê-lo mudar de procedimento? 24 Doutro lado, se um justo se desviar do caminho da justiça e praticar a injustiça, tornando-se igual ao ímpio em suas práticas abomináveis, não mais será lembrada a justiça que praticou: por causa da infidelidade que praticou e o pecado que cometeu, deverá morrer. 25 Direis, talvez, que o caminho do Senhor não é reto. Pois escutai, gente da casa de Israel! É meu caminho que não é reto ou vossos caminhos que não são retos? 26 Se o justo voltar as costas à justiça, cometer a impiedade e morrer, será por causa de sua impiedade que morrerá. 27 Se o ímpio voltar as costas à impiedade que praticar e agir segundo o direito e a justiça, ele salvará a sua vida. 28 Já que se converteu de todas as iniquidades por ele praticadas, por isso ele salvará a sua vida, não morrerá. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 129, 1-2. 3-4. 5-6. 7-8 (R. 3)

    R. Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

    1 Das profundezas clamo a ti Senhor: 2 escuta o meu apelo. Senhor, tornem-se atentos teus ouvidos à voz da minha súplica!

    3 Se lembrares, Senhor, nossos pecados, quem o suportará? 4 Mas junto a ti encontra-se o perdão, para que te sirvamos.

    5 Espero em ti, Senhor, e minha alma tua palavra espera.Mais confiante que os guardas pela aurora, ela espera o Senhor!

    7 Que Israel, mais que os guardas pela aurora, pelo Senhor espere! Pois junto do Senhor se encontra a graça, copiosa redenção. 8 E ele próprio Israel resgatará de todos os pecados.

    Evangelho – Mt 5,20-26

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20 se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos céus. 21 Ouvistes o que foi dito aos antepassados: Não matarás! pois quem matar será responsável em juízo. 22 Mas eu vos digo: Quem tiver raiva do seu irmão será responsável em juízo; quem o chamar de ‘imbecil’ será responsável diante do tribunal superior; e quem o chamar de ‘excomungado’ merecerá o castigo do fogo da geena. 23 Se estiveres para apresentar a tua oferta ao pé do altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem qualquer coisa contra ti, 24 1arga tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Então voltarás, para apresentar a tua oferta.25Faze depressa as pazes com teu adversário enquanto estás a caminho com ele, para que o adversário não te entregue ao juiz e o juiz à policia, e então serás lançado à cadeia. 26 Eu vos declaro esta verdade: de lá não sairás enquanto não pagares o último centavo. – Palavra da Salvação.

24
  • Sábado da 1ª Semana da Quaresma
    Dia Todo
    24/02/2018

    Primeira Leitura – Dt 26, 16-19

    Leitura do Livro do Deuteronômio – Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse:16Neste dia, Javé, teu Deus, te ordena que pratiques estas leis e estes estatutos; tu os observarás e praticarás de todo o teu coração e de toda a tua alma.17 A Javé fizeste saber, hoje, que ele será o teu Deus, aquele em cujos caminhos marcharás, observando as suas leis, seus mandamentos e suas ordenações, e escutando a sua voz.18 E Javé te fez dizer hoje que tu és um povo particular, como te disse, para observares todos os seus mandamentos; 19 e assim te exaltará, entre todas as nações que ele fez, em, glória, em renome, em esplendor; e fará de ti um povo consagrado a Javé, teu Deus, como ele te disse.” – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 118, 1-2. 4-5. 7-8 (R. 1b)

    R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
    1 Felizes os de vida irrepreensível, quem da lei do Senhor faz seu caminho. 2 Felizes os que guardam seus preceitos, os que o buscam de todo o coração.

    4 Senhor, tu promulgaste os teus preceitos a fim de que os guardemos fielmente. 5 Possa minha conduta se pautar em cumprir cuidadoso os teus decretos!

    7 De coração sincero darei graças, vendo quão justas são tuas sentenças. 8 Teus estatutos, quero observá-los, não me deixes, Senhor, desamparado!

    Evangelho – Mt 5,43-48

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:43Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem; 45 deste modo vos mostrareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque faz raiar o sol sobre os bons e os maus, e chover sobre os justos e os injustos. 46 Pois, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Acaso os desprezados cobradores de impostos não fazem também assim? 47 E, se cumprimentardes somente a vossos irmãos, que fareis de especial? Acaso os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito. – Palavra da Salvação.

25
  • 2º Domingo da Quaresma
    Dia Todo
    25/02/2018

    Primeira Leitura – Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18

    Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias,1provou Deus a Abraão, e clamou: “Abraão! Abraão!”. “Eis-me aqui”, respondeu-lhe. E Deus continuou: “Toma teu filho, teu único filho, que tanto amas, Isaac, e vai à região de Moriá e lá oferecê-lo-ás em holocausto sobre um dos montes que te indicarei”. 9Tendo chegado ao lugar que Deus lhe designara, erigiu Abraão um altar, preparou a lenha e, amarrando seu filho Isaac, colocou-o sobre a lenha em cima do altar. 10Estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar o filho. 11Mas o Anjo de Javé chamou-o do céu dizendo: “Abraão! Abraão!”. Respondeu ele: “Eis-me aqui!”. 12 E disse o Anjo: “Não levantes tua mão contra o menino e não lhe faças mal algum! Agora sei que verdadeiramente temes a Deus, pois não me recusaste teu filho, teu filho único”. 13E levantando os olhos viu Abraão um carneiro com os chifres presos num espinheiro; foi buscá-lo e sacrificou-o em lugar de seu filho, oferecendo-o em holocausto.15 O Anjo de Javé chamou Abraão uma segunda vez do céu 16e lhe disse: “Juro-te por mim mesmo, palavra de Javé, pois que tal coisa fizeste, e não me recusaste teu filho, teu único filho, 17 eu te cumularei de bênçãos e tornarei tua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e a areia que está na praia do mar. E tua descendência se apoderará das Portas de seus inimigos. 18 Todas as nações da terra serão abençoadas por meio de tua descendência, porque obedeceste à minha voz”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 115,10 15.16-17.18-19 (R. Sl 114,9)

    R. Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos.

    10 (1) Confiei no Senhor, mesmo ao dizer: “Acabrunhado estou!”.

    15 (6) Quão preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus santos!

    16 (7) Teu servo sou, de tua escrava filho; quebraste os meus grilhões! 17 (8) E te ofereço, grato, um sacrifício, o teu nome invocando.

    18 (9) Pago minhas promessas ao Senhor diante de todo o povo. 19 (10) Nestes átrios da casa do Senhor, em ti, Jerusalém!

    Segunda Leitura – Rm 8,31b-34

    Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 31b Se Deus está conosco, quem estará contra nós? 32 Ele que não poupou seu próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós, como não nos daria tudo juntamente com ele? 33 Quem se atreveria a acusar os escolhidos por Deus? Deus é quem os justifica! 34 Quem os condenará? Jesus Cristo que morreu, ou melhor, que ressuscitou e se acha à direita de Deus é quem intercede por nós! – Palavra do Senhor.

    Evangelho – Mc 9,2-10

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 2 Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, e conduziu-os, a eles somente, a um lugar solitário, num alto monte. Transfigurou-se diante deles: sua roupa tornou-se tão brilhante e alva que nenhuma lavadeira na terra conseguiria alvejar dessa maneira. 4Apareceu-lhes Elias com Moisés, os quais se entretinham com Jesus. 5 Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Rabi, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas, uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. 6 É que não sabia o que dizer, pois estavam aterrorizados. 7Apareceu, então, uma nuvem que os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu filho bem-amado! Escutai-o!”. 8 E de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém; apenas Jesus com eles. 9Ao descer do monte, ele lhes proibiu contar o que viram, até que o Filho do homem ressuscitasse dos mortos. 10Guardaram este segredo, mas perguntavam entre si o que significaria “ressuscitar dos mortos”. – Palavra da Salvação.

26
  • 2ª-feira da 2ª Semana da Quaresma
    Dia Todo
    26/02/2018

    Primeira Leitura – Dn 9, 4b-10

    Leitura da Profecia de Daniel – 4b ‘Ai, Senhor, Deus grande e terrível, que guarda a aliança e a fidelidade para com os que o amam e observam os seus mandamentos, 5 nós pecamos e erramos, procedemos como ímpios e revoltosos, afastamo-nos dos teus preceitos e das tuas leis. 6 Não atendemos aos teus servos, os profetas que falaram em teu Nome aos nossos reis, aos nossos príncipes, aos nossos pais e a todo o povo do país. 7 Do teu lado, ó Senhor, está a justiça; a nós, porém, cabe hoje a confusão do rosto, como ocorre neste dia, a todo o homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém, e a todo Israel, aos que estão perto e aos que estão longe, em todos os países, para onde os dispersastes por causa da infidelidade que cometeram contra ti. 8 Para nós, Javé, a confusão do rosto, para os nossos reis, os nossos príncipes, e os nossos pais, que pecaram contra ti. 9 Do Senhor, nosso Deus, esperamos misericórdia e perdão; porque nos retiramos dele, 10 e não ouvimos a voz de Javé, nosso Deus, para andarmos segundo as ordenanças que nos prescreveu por meio dos seus servos, os profetas. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 78, 8. 9. 11. 13 (R. 102,10a)

    R. O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas

    8 Não lembres contra nós dos pais a culpa, mas venha ao nosso encontro o teu amor; imensa humilhação nos acabrunha!

    9 Ajuda-nos, ó Deus, salvador nosso; liberta-nos por causa do teu nome, perdoa por teu nome nossos crimes!

    11 Chegue a ti o lamento dos cativos, liberta com teu braço poderoso os que à morte se encontram destinados!

    13 Nós, porém, povo teu, ovelhas tuas, eternamente te rendamos graças, louvor de geração em geração!

    Evangelho – Lc 6,36-38

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:36 Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso.37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38 Dai aos outros e os outros vos retribuirão; derramarão em vosso avental uma boa medida, bem cheia, sacudida e transbordante. Porque com a medida com que medirdes sereis medidos”. – Palavra da Salvação.

27
  • 3ª-feira da 2ª Semana da Quaresma
    Dia Todo
    27/02/2018

    Primeira Leitura – Is 1,10.16-20

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – 10 Ouvi a palavra de Javé, príncipes de Sodoma! Ouvi a ordem de nosso Deus, povo de Gomorra! 16 Lavai-vos, purificai-vos. Afastai vossa maldade de minha vista, cessai de fazer o mal, 17 aprendei a fazer o bem. Procurai o direito, socorrei o oprimido, sede justos para com o órfão, defendei a viúva!”. 18 “Vinde e discutamos”, diz Javé. “Vossos pecados, embora escarlates, branquearão como neve; embora rubros como púrpura, tornar-se-ão como lã. 19 Se quiserdes e escutardes, provareis dos frutos da terra. 20 Se vos obstinardes na revolta, a espada vos devorará”, pois a boca de Javé falou. – Palavra do Senhor.

     

    Salmo – Sl 49, 8-9. 16bc-17. 21.23 (R. 23b)

    R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

    8 Não por teus sacrifícios eu te acuso: tenho sempre a meus pés teus holocaustos. 9 Não tomarei os bois da tua casa, nem desejo as ovelhas do teu pasto.

    16 Ao pecador, porém, Deus interroga: “Como ousas recitar os meus preceitos, trazer minha aliança em tua boca? 17 Tu, que deixas de lado os meus conselhos, e à minha advertência dás as costas.

    21 Eis tudo o que fizeste, e eu calaria? Pensas que eu seja acaso como tu? Disso te acuso, e o lanço no teu rosto.

    23 Quem oferece ação de graças, honra-me; darei a salvação ao homem reto”.

     

    Evangelho – Mt 23,1-12

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Então, Jesus declarou ao povo e a seus discípulos: 2 “Os mestres da lei e os fariseus ocupam a cátedra de Moisés.3 Fazei e observai, então, tudo o que vos disserem, mas não vos guieis pelo seu modo de agir, porque ensinam e não praticam. 4 Amarram pesados fardos e os colocam nas costas dos outros, mas eles próprios não os querem mover nem com a ponta do dedo. 5 Praticam todos os seus atos para atraírem a atenção dos outros. 6 Alargam assim os seus filatérios, e alongam as franjas dos seus mantos. Apreciam os primeiros lugares nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas. Gostam de receber saudações nas praças e de ser chamados de ‘Rabi’ pelos homens. 8 Quanto a vós, não queirais ser chamados de Rabi, porque não tendes senão um só Mestre é sois todos irmãos. 9 A ninguém deis o nome de Pai aqui na terra, porque não tendes senão um Pai: o que está nos céus. 10Nem vos intituleis mestres, porque não tendes senão um Mestre: o Cristo. 11 O maior dentre vós se faça vosso servidor. 12 Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado. – Palavra da Salvação.

28
  • 4ª-feira da 2ª Semana da Quaresma
    Dia Todo
    28/02/2018

    Primeira Leitura – Jr 18,18-20

    Leitura do Livro do Profeta Jeremias – Naqueles dias 18 Disseram: “Vinde! Atentemos contra Jeremias, porque não faltará instrução ao sacerdote, nem conselho ao sábio, nem palavra ao profeta. Vinde! Golpeemo-lo com sua própria língua; estejamos atentos a todas as suas palavras”. 19 Presta-me atenção, Javé, e ouve o que dizem meus adversários! 20 Paga-se o bem com o mal? Cavaram uma cova para mim. Lembra-te como estive diante de ti para interceder por eles e afastar deles a tua cólera! – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 30,5-6.14.15-16 (R. 17b)

    R. Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

    5 Da rede armada contra mim me arrancas, porque és, Senhor, a minha fortaleza. 6 Nas tuas mãos deponho o meu espírito, porque és um Deus fiel e me redimes.

    14 Tudo à volta de mim me enche de medo, escuto as ameaças que sussurram. Juntam-se contra mim em seus conluios: como tirar-me a vida se perguntam.

    15 Confio em ti, Senhor, apesar disso, e declaro: Senhor, és o meu Deus! 16 Em tuas mãos se encontra o meu destino; liberta-me das mãos que me perseguem!

    Evangelho – Mt 20,17-28

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 17 Subindo a Jerusalém, Jesus chamou à parte os doze discípulos e falou-lhes durante a caminhada: 18 “Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos sacerdotes-chefes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte 19 e o entregarão aos pagãos para que seja insultado, açoitado e crucificado. Mas, no terceiro dia, resssuscitará”. 20 Então a mãe dos filhos de Zebedeu chegou perto de Jesus com os seus filhos e prostrou-se diante dele para lhe fazer uma súplica. 21 Ele lhe perguntou: “Que queres?”. Ela lhe respondeu: “Ordena que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino”. 22 Jesus replicou: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber do cálice que estou para beber?”. Disseram-lhe: “Podemos”. 23 Ele continuou: “Haveis de beber do meu cálice. Mas quanto a vos sentardes à minha direita ou à minha esquerda, não me cabe concedê-lo, porque estes lugares são destinados àqueles para os quais meu Pai os reservou”. 24 Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados contra os dois irmãos. 25 Jesus então os reuniu e disse: “Sabeis que os chefes das nações as governam e os grandes exercem o poder sobre elas. 26Mas entre vós não será assim. E quem quiser fazer-se grande entre vós será vosso servidor, 27 e quem quiser ser o primeiro dentre vós será o vosso empregado, 28 a exemplo do Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate pela multidão dos homens”. – Palavra da Salvação.

Março
Março
Março