Um padre incrível: graças a ele, mais de 500 solteiros encontraram o amor da sua vida

Seu método surpreendente já ajudou mais de 500 solteiros e solteiras

Enquanto muitos solteiros e solteiras têm procurado um parceiro de vida em vários aplicativos de encontro nos últimos anos, o padre Fernando Cuevas Rapos tem adotado uma abordagem um pouco diferente para o desafio do namoro entre sua congregação. Sua abordagem parece estar funcionando muito bem, com mais de 500 pessoas tendo encontrado um companheiro(a) de vida graças a ele.

Apelidado de “Padre Tinder”

Segundo Churchpop.com, o Padre Fernando, 67 anos, é sacerdote e capelão do Opus Dei na região de Valência, na Espanha. Nos últimos 13 anos, seu ministério tem sido em grande parte dedicado a católicos solteiros em sua vizinhança. Seus esforços para encontrar um marido ou esposa com sua ajuda levaram a que ele fosse apelidado de Padre Tinder (referindo-se ao popular aplicativo de namoro Tinder).

O Padre Fernando iniciou esta missão sem precedentes por acaso. Um dia, enquanto caminhavam com um jovem católico, eles conheceram um grupo de jovens. O rapaz pediu então ao padre que o ajudasse, e o padre lhe apresentou uma das meninas do grupo. Por incrível que pareça, apenas cinco meses depois, os dois jovens se casaram.

Desde então, o padre Fernando tem levado muito a sério seu papel de “casamenteiro”. Para ele, é um serviço adicional à Igreja, que está precisando muito de bons casais cristãos.

CUEVAS RAPOSO

Os candidatos devem preencher um questionário específico

E como funciona de fato? Padre Fernando criou um formulário especial para indivíduos que desejam conhecer um companheiro(a) de vida, que podem preencher através do WhatsApp.

Uma vez que tenham inserido todas as informações necessárias (como nome, idade, aniversário, altura, estudos, local de trabalho, hobbies, boas qualidades, deficiências, o que procuram em outro, seu compromisso com a fé e seu envolvimento na Igreja) e anexado algumas fotos de si mesmos, Padre Fernando as analisa cuidadosamente e considera as possíveis correspondências entre todos os “candidatos”.

Ele considera dois fatores indispensáveis para um começo bem sucedido: o homem deve ser mais alto que a mulher e eles não devem viver longe um do outro. A chave é o nível de compromisso e serviço de cada indivíduo para com a Igreja.

Se ela percebe que um homem e uma mulher têm características e interesses particularmente comuns, ela cria cartões para eles com informações básicas. Quando as duas pessoas envolvidas concordam, ele lhes fornece um contato.

“Eu forneço um número de telefone e digo à pessoa que a outra pessoa entrará em contato dentro de 24 horas”. Depois cabe a eles decidir o que dizer ou fazer. Depois disso, eu esqueço. Meu trabalho está feito”, disse o padre ao jornal online El Español.

Em ocasiões especiais, o padre Fernando também organiza reuniões de grupo, encontros de trabalho ou noites de cinema para incentivar os solteiros a se conhecerem. Ele é, naturalmente, um pouco astuto ao convidar para essas reuniões os próprios candidatos que ele considera adequados um para o outro e que podem desencadear uma centelha entre eles.

Fernando Cuevas Raposo
Miguel e Xiomara, agora noivos, com padre Fernando.

Todos os dias ele recebe vários pedidos

Ele diz receber quase 50 pedidos todos os dias de candidatos que procuram um companheiro(a). A maioria deles tem cerca de 30 anos de idade, mas também há pessoas mais maduras, na faixa dos 40, ou até mais velhas. Como a notícia de seu sucesso se espalhou, ele tem sido abordado por solteiros de toda a Espanha, mas ele também recebe pedidos de outras partes do mundo. Como ele mesmo não pode mais ajudar a todos, ele encontrou um ajudante.

Desde que ele iniciou este projeto, há 13 anos, 280 casais se casaram graças a ele. O que o torna mais feliz do que esta incrível estatística é que nenhum casal que tenha feito parte de sua “agência matrimonial” se divorciou. Ele ressalta que a razão para isto não é seu método, pois nem ele mesmo os preparou para o casamento, mas porque eles são “pessoas de muita espiritualidade” e estão acostumadas à doação de si mesmas.

Nota de caridade incluída

O serviço do padre é gratuito. Mas como cada vez mais casais felizes queriam agradecer ao Padre Fernando com um donativo financeiro após seu casamento, ele teve a ideia de usar o dinheiro arrecadado para ajudar a educar meninas pobres na Nicarágua.

Como ele explica, ele passou vários verões indo com médicos e catequistas para campos de trabalho neste país da América Central. Em julho de 2006, durante uma missa, ele prometeu às famílias pobres de lá que as ajudaria a mandar suas meninas para a escola. Uma família precisa de 200 euros por ano para mandar uma garota à escola.

O casamento é uma vocação à santidade

Ao longo de seus anos como padre e de seus encontros com muitas pessoas, o padre Fernando chegou à conclusão de que o maior problema da sociedade em geral é que temos que aprender a amar. Ele explica que “as pessoas são muitas vezes egoístas, infantis e imaturas”. Muitas estão auto-centradas apenas em si mesmas e não pensam nos outros”.

Para ele, “amar uma pessoa é precisar dela, é pensar que não podemos viver sem ela”. O casal deve estar unido pela convicção de que o casamento é uma vocação de primeira classe à santidade.

Em uma sociedade que se afasta cada vez mais de Deus, o padre Fernando considera importante seu trabalho. “A sociedade é muito secularizada e as pessoas têm uma enorme ignorância religiosa e falta de interesse. Elas não estão interessadas nas coisas de Deus porque não foram educadas dessa maneira”. “Aqueles que querem viver sua fé dão grande importância a ela e querem encontrar alguém assim”.

Este artigo é baseado no original publicado na edição espanhola da Aleteia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here