Um novo centro de acolhida aos mais necessitados

Ir. Bibiane (à direita) cuidando de crianças desnutridas Ir. Bibiane (à direita) cuidando de crianças desnutridas

Como se não bastasse ser um dos países mais pobres e subdesenvolvidos do mundo, a República Democrática do Congo foi lançada ainda mais na indigência e caos, com a continuação da violência e do conflito armado no país. A falta de segurança e a instabilidade política deixaram as pessoas mais pobres do que nunca.

Muitos pais não estão conseguindo cuidar de seus filhos, e muitas crianças estão sendo abandonadas ou até expulsas de casa – frequentemente sob o pretexto de terem praticado feitiçaria e assim trazido o mal sobre a família. Não é raro que muitos meninos acabem em gangues criminosas, enquanto que as meninas são forçadas à prostituição ou acabam engravidando, sem ter quem as ajude. Elas são ainda menos capazes de cuidar de seus filhos, porque não tiveram nenhuma educação e não fazem ideia de como se sustentar a não ser através da prostituição.

As irmãs da congregação Filles de Notre Dame du Sacré-Coeur (Irmãs de Nossa Senhora do Sagrado Coração) ajudam essas pessoas indefesas, em quatro centros pelo país. Elas cuidam das crianças de rua e órfãos e ajudam as mães adolescentes, ensinando-lhes tricô e costura, para que elas possam se sustentar. Elas também ensinam alfabetização básica, cuidam dos idosos, atendem pacientes dos centros de hanseníase, fornecem assistência médica e obstetrícia para gestantes e cuidam dos doentes que não têm condições de terem atendimento médico senão ali. Além disso, ensinam nas escolas e trabalham nas paróquias, apoiando os sacerdotes com, por exemplo, o ensino de catequese.

Agora elas estão planejando construir um novo centro, em Mbandaka, no noroeste do país, onde se dedicarão principalmente aos órfãos e doentes. A ACN já prometeu apoio ao projeto. Você pode nos ajudar?

 

Fonte: ACN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here