Rede Século 21 transmite posse de Dom Luiz Gonzaga Fechio

A Rede Século 21 transmite neste sábado, dia 19 de março, a posse de Dom Luiz Gonzaga Fechio, novo Bispo da Diocese de Amparo (SP). A Santa Missa será realizada a partir das 15h00, na Catedral Nossa Senhora do Amparo.
O paulista dom Luiz Gonzaga Fechio, que era bispo auxiliar de Belo Horizonte, foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 06 de janeiro, como bispo da Diocese de Amparo. Em nota, o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu o trabalho prestado pelo sacerdote na capital mineira ao longo dos últimos cinco anos. “Com a nomeação de Dom Luiz Gonzaga, a Diocese de Amparo recebe um abnegado servidor, homem de Deus empenhado em fazer crescer no coração de todos a alegria de crer”, afirmou.
Em carta publicada após a nomeação, Dom Luiz destacou: “Chego à querida Diocese de Amparo como o terceiro bispo desta jovem Igreja Particular, no desejo de ser o primeiro servidor. Sinto-me gravemente comprometido à missão de ensinar, governar e santificar este precioso rebanho, no intuito de oferecer minha colaboração, sempre contando com a graça de nosso Bom Deus. Com grande consideração a Dom Francisco José Zugliani, bispo emérito, a quem substituí na Paróquia e no Propedêutico, quando ele foi nomeado como primeiro bispo de Amparo, e ao meu estimado ex-professor na PUC Campinas, Dom Pedro Carlos Cipolini, agora bispo diocesano de Santo André e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, em nossa Igreja no Brasil, peço a oração de cada ovelha deste rebanho para que eu possa corresponder ao que o Bom Pastor deseja de mim. Agradeço, desde já, a acolhida dos irmãos bispos do Regional Sul 1 da CNBB, particularmente da Província Eclesiástica de Campinas, na pessoa de Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano”.
Todos os fiéis da região estão convidados a celebrar este momento especial para Dom Luiz Gonzaga Fechio e para toda Diocese de Amparo. Participe da Santa Missa na Catedral Nossa Senhora do Amparo, dia 19 de março, às 15h00.

Biografia de Dom Luiz Gonzaga Fechio
Luiz Gonzaga Fechio é do clero diocesano de São Carlos/SP. Nasceu aos 4 de dezembro de 1965, na cidade de Matão/SP, onde também recebeu os sacramentos de sua iniciação cristã, na Paróquia Senhor Bom Jesus. Seus pais se chamam Ernesto Fechio e Iraci Paulichi Fechio e é o filho mais novo de três: tem uma irmã, Rita de Cássia, e um irmão, José Antonio.
Após ter feito o ensino fundamental na sua cidade natal, na Escola Estadual “José Inocêncio da Costa”, com quinze anos ingressou no Seminário Menor Diocesano, em São Carlos, para cursar o ensino médio e, em seguida, o curso de Filosofia, também na própria diocese. Entre os anos 1987 e 1990, estudou Teologia na PUC de Campinas. Foi ordenado diácono na Catedral São Carlos Borromeu, em São Carlos, em 22 de abril, e em 14 de dezembro recebeu a ordenação presbiteral, na sua paróquia de origem. Ambas as ordenações aconteceram em 1990, pela imposição das mãos de Dom Constantino Amstalden.
Nos seus dois primeiros anos de ministério (1991 e 1992) trabalhou na Paróquia Santo Antônio, em São Carlos, como vigário paroquial, administrador paroquial e pároco, colaborando também no Seminário Diocesano como orientador espiritual e auxiliando em algumas aulas.
Nos cinco anos seguintes (1993 a 1997) foi vigário paroquial e pároco nas cidades de Bariri e Itaju. Em 1998 foi transferido para Jaú, sucedendo o então Cônego Francisco José Zugliani, nomeado primeiro bispo diocesano de Amparo. Atuou como pároco nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio (1998 a 2000) e Nossa Senhora de Fátima (2001 a 2009), residindo no Seminário Propedêutico, como reitor, entre os anos 1998 e 2006.
Nos dois anos posteriores (2007 e 2008) cursou uma pós-graduação (mestrado) em teologia moral, na Pontifícia faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção”, em São Paulo. Retomou o Propedêutico no segundo semestre de 2008 até o início do segundo semestre de 2009, quando foi transferido para exercer a função de reitor no Seminário Maior (Filosofia), em São Carlos.
De 18 de abril de 2010 até o momento de sua nomeação episcopal, em 19 de janeiro de 2011, pelo Papa Bento XVI, realizou seu trabalho pastoral na Paróquia Santos Anjos, em São Carlos. Durante o período em que trabalhou como formador participou, por alguns anos, do Conselho de Presbíteros e Equipe de Formadores e foi membro do Cabido Diocesano.
Dom Luiz Gonzaga recebeu a ordenação episcopal na Catedral de São Carlos, em 19 de março de 2011, tendo como ordenante principal Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, e, como co-ordenantes, Dom Bruno Gamberini, arcebispo metropolitano de Campinas, seu conterrâneo, falecido em agosto do mesmo ano, e Dom Paulo Sérgio Machado, bispo emérito de São Carlos.
Iniciou oficialmente sua missão na Arquidiocese de Belo Horizonte, como bispo auxiliar, em 2 de abril de 2011, sendo designado, em especial, para a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Contagem, Betim e mais onze municípios, bem como uma parte de Belo Horizonte), num total de 80 paróquias e uma população estimada em um milhão e meio de habitantes. Acompanhou a Pastoral Presbiteral da Arquidiocese e o Diaconato Permanente. Durante este tempo como bispo do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) acompanhou a Pastoral para o Ecumenismo, particularmente com maior proximidade ao CONIC-MG, e as Pastorais Sociais, bem como a Cáritas MG. Em abril de 2014 foi designado como bispo referencial para a Pastoral do Menor Nacional.

Fonte: Rede Século 21

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here