Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
Neste 4 de agosto de 2024 celebramos o Dia do Padre, uma ocasião especial em que expressamos nossa gratidão e reconhecimento pelo serviço dedicado dos sacerdotes em nossas comunidades. Os padres são verdadeiros pastores, chamados a guiar o povo de Deus com amor, dedicação e sacrifício. Neste dia, queremos refletir sobre a importância do sacerdócio e o papel fundamental que os padres desempenham na vida da Igreja.
O sacerdócio é um dom precioso de Deus à Sua Igreja. Cada padre é chamado a seguir os passos de Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote, que deu sua vida pela salvação de todos. Este chamado é um ato de amor e misericórdia de Deus, que escolhe homens simples e imperfeitos para serem seus instrumentos de graça e salvação. Como nos lembra o Evangelho de João: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós” (João 15,16). O chamado ao sacerdócio é, portanto, um convite a uma vida de serviço e entrega total a Deus e ao próximo.
Os padres são chamados a ser pastores que cuidam do rebanho de Cristo. Eles nos guiam na fé, celebram os sacramentos e nos oferecem orientação espiritual. Através do sacramento da Eucaristia, eles nos alimentam com o Corpo e Sangue de Cristo, renovando diariamente o mistério da nossa redenção. No sacramento da Reconciliação, eles nos oferecem a misericórdia de Deus, restaurando nossa comunhão com Ele. Em momentos de alegria e tristeza, os padres estão presentes, compartilhando nossas alegrias e confortando nossas dores. Seu serviço é um testemunho vivo do amor de Deus por nós.
Ser padre não é uma tarefa fácil. Envolve sacrifício, renúncia e uma profunda confiança em Deus. Os padres enfrentam desafios e dificuldades, mas permanecem firmes em sua missão porque confiam na graça de Deus que os sustenta. Como São Paulo nos lembra em sua carta aos Filipenses: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4,13). Rezemos para que nossos padres sejam fortalecidos em sua fé e missão, e que continuem a ser sinais visíveis do amor de Cristo em meio a nós.
Como comunidade de fé, temos a responsabilidade de apoiar e rezar pelos nossos padres. Devemos ser uma fonte de encorajamento e apoio para eles, reconhecendo suas lutas e celebrando suas conquistas. Que possamos, com nossas orações e ações, mostrar nossa gratidão e amor por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço de Deus e da Igreja.
Há muitos padres que estão doentes, outros que muitas vezes estão até abandonados, e outros que vivem afastados ou privados de seu ministério. São para estes que quero suplicar de Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, as mais especiais consolações para enfrentarem as adversidades vividas dando testemunho do único e eterno sacerdócio de Cristo. Que continuem, no sofrimento e na dor, testemunhando o bom odor de Cristo!
Neste Dia do Padre, agradeçamos a Deus pelo dom do sacerdócio e pelos nossos padres. Que possamos continuar a apoiá-los e rezar por eles, para que sejam sempre fiéis ao seu chamado e possam conduzir o povo de Deus com sabedoria, amor e coragem. E que a Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes, interceda por eles e os proteja em sua missão.
+Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)