Por que é chamado de “tempo comum”?

Terminados os tempos fortes do calendário litúrgico, voltamos à vida quotidiana que conhecemos como “tempo comum”, igualmente profunda.

Os tempos fortes do Advento e do Natal acabaram e voltamos ao tempo normal. Não que seja menos importante, porque continuamos a refletir sobre os acontecimentos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois estamos próximos de viver outro momento culminante do ano litúrgico: a Páscoa, precedida pela Quaresma e pela Semana Santa .

O que significa então o tempo comum? Para responder a esta pergunta é necessário recordar o que acontece durante o ano litúrgico. A Constituição Sacrosanctum Concilium explica que naquele período a Igreja «desenvolve todo o mistério de Cristo, desde a Encarnação e o Natal até à Ascensão, Pentecostes e a expectativa da bem-aventurada esperança e vinda do Senhor» ( 102 ).

Um círculo anual

Os tempos fortes, portanto, são intercalados com o tempo comum, durante o qual “a santa Igreja venera com especial amor a bem-aventurada Mãe de Deus, a Virgem Maria, unida por um vínculo indissolúvel à obra salvífica de seu Filho” e recorda “o os mártires e os outros santos, que alcançaram a perfeição pela multiforme graça de Deus e já tendo alcançado a salvação eterna, cantem louvores perfeitos a Deus no céu e intercedam por nós” ( SC 103-104 ).

MSZA POSŁANIA, ŚWIATOWE DNI MŁODZIEŻY PANAMÁ

Reavaliação de domingo

Além disso, durante este círculo anual, em que uma vez por ano se comemoram os mistérios da Redenção, as riquezas do poder santificador e dos méritos do seu Senhor estão presentes em todos os momentos para que os fiéis possam contactá-los e serem preenchidos com a graça. da salvação (SC 102).

E algo muito importante: no domingo, dia do Senhor, os fiéis devem reunir-se para que «escutando a palavra de Deus e participando na Eucaristia, recordem a Paixão, a Ressurreição e a glória do Senhor Jesus e dêem graças a Deus” ( SC 106 ).

O documento continua:

«É por isso que o domingo é a festa primária, que deve ser apresentada e inculcada na piedade dos fiéis, para que seja também um dia de alegria e de libertação do trabalho. Não tenha precedência sobre outras solenidades, a menos que sejam verdadeiramente de extrema importância, pois o domingo é o fundamento e o núcleo de todo o ano litúrgico” ( SC 106 ).

Hora da perfeição espiritual

Portanto, viver o tempo comum da liturgia deveria significar, para todos nós, cristãos católicos, o momento apropriado para refletir sobre a vida do Senhor Jesus. As leituras da sagrada Eucaristia ajudam-nos a focar naquele caminho que conduziu o Salvador ao momento culminante da sua paixão, morte e ressurreição, portanto, deixemo-nos guiar para que cada momento forte seja benéfico para as nossas almas e nos ajude alcançar a perfeição espiritual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here