Pastorais do regional Centro-Oeste sugerem ações para a vivência do Ano da Misericórdia

Próximos encontros discutirão as propostas do Ano Vocacional Mariano e o Ano da Família

A 19ª Assembleia do Povo de Deus, realizada pelo regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2015, assumiu o compromisso de propor ações para o triênio de 2016 a 2018. Entre os objetivos, estão a vivência do Ano da Misericórdia, do Ano Vocacional Mariano e o Ano da Família.

Três meses após a realização da Assembleia, no dia 13 de fevereiro, coordenadores de pastorais, organismos e movimentos voltaram a se reunir na sede do regional Centro-Oeste, em Goiânia, com a finalidade de dar encaminhamentos para a vivência prática das propostas para o Ano da Misericórdia nas dioceses.

Na reunião de coordenadores, duas sugestões foram colocadas em evidência. “Propomos aos bispos a realização de um encontro de formação dos padres, que são os missionários da misericórdia, sobre o atendimento de confissões e a teologia da misericórdia”, explicou o coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom), irmão Diego Joaquim.

Os coordenadores sugeriram, ainda, a realização de um dia “D” de formação de voluntários da misericórdia e a visibilidade das Obras de Misericórdia desenvolvidas nas dioceses. “A partir de uma oferta da arquidiocese de Goiânia, propomos aos bispos aproveitar o espaço da Jornada da Cidadania (Feira da Solidariedade), que acontecerá em maio, para apresentar esse trabalho”, disse irmão Diego. Neste caso, o regional teria um estande na feira, onde as dioceses apresentariam suas obras sociais e no mesmo espaço, ocorreriam formação e envio dos voluntários da misericórdia.

Para o padre e coordenador do secretariado arquidiocesano de pastoral, Rodrigo de Castro, da arquidiocese de Goiânia, as propostas significam a expressão da comunhão da Igreja no regional Centro-Oeste. “Além de dar visibilidade às obras de misericórdia, elas realçam que vivemos a mesma experiência e em comunhão”. Da mesma forma, segundo ele, a formação para os padres sobre a misericórdia de Deus, espécie de reciclagem, evidencia a beleza de uma igreja que caminha em conjunto.

Marcada para o dia 6 de agosto, a próxima reunião dos coordenadores de pastorais discutirá as propostas para o Ano Vocacional Mariano, que será celebrado em 2017, e o Ano da Família, em 2018.
Pastoral do Turismo Religioso

O padre Daniel Aguirre Campos, da diocese de Ipameri, no Goiás, apresentou, ainda na reunião, a Pastoral do Turismo Religioso. De acordo com ele, o trabalho dessa expressão se insere na pastoral ordinária e ao mesmo tempo em conjunto com outras pastorais. Sua missão é apoiar os turistas, como também pessoas que vivem das atividades turísticas. É destinada às cidades que têm santuários e às cidades turísticas de modo geral. “O trabalho dessa Pastoral é estar presente na realidade do turismo apoiando projetos de desenvolvimento solidário, dando atenção aos trabalhos de turismo e às pessoas que são exploradas nesse campo de atuação com uma longa jornada de atividades, sempre com o nosso testemunho, atenção, participação, atento à preservação das identidades culturais locais, religiosas, assumindo o combate à prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes”, explicou.

No Brasil, a pPstoral integra o Setor Mobilidade Humana, da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, cujo presidente é o bispo de Ipameri, dom Guilherme Werlang. No dia 23 de abril, a Pastoral irá realizar o seu primeiro encontro na sede do regional, em Goiânia, que será aberto para padres, agentes de diversas pastorais e interessados no tema. O encontro nacional está marcado para o dia 10 de novembro, em Caldas Novas (GO).
Últimas notícias

Eu cuido, Tu cuidas, Nós cuidamos, Eles cuidam da Casa Comum
Enviado para evangelizar
Sede misericordiosos como o Pai
Comitê ampliado da Repam define ações para os próximos anos
CNBB divulga saudação ao frei Carlos Alberto Breis Peireira

Artigos dos Bispos

Eu cuido, Tu cuidas, Nós cuidamos, Eles cuidam da Casa Comum
Enviado para evangelizar
Sede misericordiosos como o Pai
Nossa Senhora Aparecida e os jovens
“O Direito ao encontro da Misericórdia”
Ser e viver
O combate ao aedes aegypti

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here