Os Santos Arcanjos. São Miguel, São Gabriel, São Rafael: 29/09/23

    “Eu vos louvarei, Senhor, de todo coração, porque ouvistes as minhas palavras. Na presença dos teus anjos eu vos cantarei.” (Sl 137)

    Eles são os grandes protetores da Igreja e dos filhos de Deus:

    Miguel significa: “quem é igual a Deus?” Era, antigamente, o padroeiro da sinagoga, agora é o padroeiro da Igreja Universal(Católica!). Diante da secularização, da indiferença religiosa e do orgulho antropocêntrico atuais, penso que ele tenha, muito a fazer, pois não faltam lamentáveis provocações contra a existência, a santidade e grandeza de Deus.

    São Gabriel: “homem de Deus”. Ele é citado, duas vezes, na profecia do profeta Daniel. Mas, onde, mais claramente, aparece em São Lucas (Lc 1, 26ss). Vemo-lo, ali, como o grande mensageiro do maior dos acontecimentos, a encarnação do Verbo, no seio da Santíssima Virgem Maria e, também, do nascimento do grande precursor do Messias: São Joao Batista. (NB: talvez se trate, também, da presença dele, por ocasião da agonia de Jesus no jardim das oliveiras).

    São Rafael: significa “Deus Curou”. Ele é tido, como um dos sete espíritos que aparecem, junto, ao trono de Deus. Até o próprio fundador do Islamismo, Maomé, afirma sua existência e ação. Ele, certamente, quer estar bem presente entre o povo de Deus, que tanto necessita de saúde, e da proteção divina. Ele é, também, o guia dos viajantes: sua presença não seria muita oportuna em nossas rodovias? (…)

    Indiscutivelmente, existem, os que desejam nosso mal, ou até perdição. Quer me parecer que estejam até crescendo em número e em provocações. Mas, acima destes, estão os arcanjos, nossos protetores. Eles sabem bem, quem Deus é: sua Santidade, poder e amor. Eles não nos esquecem, nem mesmo quando esquecidos. Digamos, pois: Santos Miguel, Gabriel e Rafael, intercedei por nós.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here