Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael

    Celebramos no dia 29 de setembro a festa litúrgica dos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. Cada um dos três recebeu de Deus uma missão especial. Miguel nos ajuda no combate contra o mal, Gabriel é o mensageiro, aquele que anuncia a boa-nova, e Rafael significa “Deus cura”, aquele que nos ajuda quando somos acometidos de alguma enfermidade.

    Dentre esses três arcanjos, Miguel geralmente é o mais lembrado. Não que os outros não tenham a sua importância, mas Miguel acaba sendo mais popular, até pelo fato da missão especial que ele recebeu da parte de Deus — que é nos livrar do mal. Ao longo do ano, acabamos invocando muitas vezes São Miguel para nos livrar do mal. E, ainda, as paróquias e comunidades promovem a quaresma de São Miguel, ou seja, são quarenta dias pedindo a intercessão de São Miguel e preparando a sua festa.

    Podemos pedir também a intercessão de São Gabriel quando formos escolhidos para proclamar a Palavra de Deus, seja na Igreja, na comunidade, em família ou em amigos — para que as nossas palavras sejam acertadas e que todos possam compreender. Podemos pedir a intercessão de São Rafael quando formos acometidos de alguma doença ou a algum familiar nosso.

    No início da Igreja, os três arcanjos eram celebrados em datas diferentes, mas após a reforma litúrgica do Concílio Ecumênico Vaticano II, os três arcanjos passaram a ser celebrados no mesmo dia, em 29 de setembro.

    O título de Arcanjos deriva da ideia de que haja uma corte celestial, na qual os anjos estão presentes de acordo com diferentes graus e dignidades. Esses três Arcanjos ocupam o grau mais alto da hierarquia angelical. Eles ainda têm a missão de conservar a transcendência e o mistério de Deus, ao mesmo tempo em que tornam presente e perceptível a sua proximidade salvífica.

    Os anjos em geral são enviados de Deus que nos ajudam no combate contra o mal e a sermos fiéis a Deus. No dia 2 de outubro, celebramos os Santos Anjos da Guarda. Eles também fazem parte da corte celestial e dentre a hierarquia angelical. Eles são anjos que nos protegem dos perigos. Cada um de nós tem um anjo da guarda e devemos sempre invocá-lo ao longo do dia em nossos momentos de oração.

    São Miguel é o príncipe na luta contra o mal, nos dá coragem no combate ao inimigo e salvaguarda a nossa fé. Defende a Igreja de Cristo das investidas do inimigo e é reconhecido pelo poder de sua intercessão. Ele é muito venerado, tanto no ocidente como no oriente. Tem inúmeras igrejas dedicadas ao Arcanjo Miguel ao redor do mundo e os fiéis têm grande devoção por Ele. Seu nome é citado cinco vezes na Sagrada Escritura, deriva de “Mi–Ka–el”, que significa “Quem Como Deus”? Ninguém é como Deus, pois só Deus é eterno, misericordioso e onipotente. Satanás que representa o mal, quer ser como Deus, mas não pode, pois Deus direciona a vida de cada um.

    O anjo Gabriel é aquele que é o mensageiro, o enviado, que traz a boa notícia. Ele que anuncia a Maria que ela seria a mãe do Salvador. Depois, aparece a José para que ele aceitasse Maria como esposa, pois o filho que Ela esperava era o filho de Deus, concebido através do Espírito Santo e não por obra humana.

    São Gabriel é mencionado por várias vezes no Antigo Testamento e no Novo. Ele é o mensageiro por excelência, além de ser o padroeiro das comunicações e da Rádio Vaticana. Ele é o padroeiro das comunicações, pois todos os comunicadores devem levar a boa notícia aos que os ouvirão. Todos os comunicadores são porta vozes e para ser comunicador tem que ser chamado por Deus.

    São Rafael é conhecido como o arcanjo da cura, ou medicina de Deus. A história de São Rafael é traduzida no livro de Tobias, na época da revolta dos Macabeus. O núcleo central do livro é a viagem empreendida por Tobias, com o intuito de recuperar uma terra que era de seu pai e havia se tornado indigente, ele foi acompanhado de outro viajante.

    Durante a viagem, em uma parada no rio Tigre, Tobias foi atacado por um grande peixe. Ele se assustou muito, mas foi protegido por seu companheiro viajante, que era o Arcanjo Rafael disfarçado. O Arcanjo o encorajou e ele pegou o peixe e arrancou algumas partes do peixe e colocou em seu alforje.

    Quando Tobias estava chegando perto de seu destino final, o Arcanjo insistiu que ele se hospedasse na casa de alguns parentes, onde conheceu sua prima Sara, que a lei de Moisés lhe reservou como esposa. Ela já havia sido comprometida com sete homens, mas todos morreram quando ia se dar o entrelace matrimonial. Eles morreram por obra do demônio Asmodeus que tinha ciúmes da jovem. Tobias casou-se com Sara, o demônio foi derrotado graças às partes que Tobias tirou do peixe e trazia em seu alforje. No qual, o Arcanjo disfarçado de seu amigo viajante pediu que ele levasse essas partes do peixe.

    Após o casamento, Tobias volta a casa paterna e quis agradecer o viajante pela companhia na viagem e recompensá-lo. Chamando de lado, o viajante revelou a sua identidade e disse que era enviado de Deus para cuidar deles e curá-los. “Eu sou Rafael, um dos sete Anjos, sempre prontos para entrar na presença da majestade do Senhor”.

    Irmãos e irmãs, celebremos com o coração cheio de alegria a festa litúrgica dos três Arcanjos e agradeçamos a Deus por nos ter dado esses intercessores. Peçamos a intercessão de Gabriel para anunciarmos com fé a Palavra de Deus, de Miguel na luta diária contra o mal, e ainda de Rafael por todos os enfermos e para que tenhamos saúde. Confiemos na intercessão dos arcanjos em nossa vida. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here