Mariangela Jaguraba – Vatican News
O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta sexta-feira (24/02), na Sala Clementina, no Vaticano, os membros da Associação Pro Petri Sede por ocasião de sua peregrinação a Roma, ao túmulo do Apóstolo Pedro para “haurir das fontes vivas da Igreja o amor de Cristo que se doa incessantemente por nós”.
“Que o testemunho do Apóstolo, tão humano e tão cheio da graça de Deus, suscite em vocês o impulso generoso e missionário da Igreja das origens”, frisou o Papa em seu discurso.
Doar-se aos irmãos que sofrem
“A peregrinação é também o momento em que vocês trazem suas generosas ofertas para apoiar o cuidado pastoral do Papa e as obras caritativas da Santa Sé em todo o mundo. Ainda hoje vocês são testemunhas da generosidade e da caridade que animaram o coração de seus predecessores, que não tiveram medo de dar a vida por amor à Igreja”, disse ainda Francisco, acrescentando:
Hoje, não é menos urgente o chamado a doar-se por amor aos irmãos: muitos deles sofrem com a guerra, a violência, a exclusão, a pobreza material e espiritual. É significativo que a sua peregrinação coincida com o início da Quaresma, tempo propício que nos chama à conversão para passar da escravidão do egoísmo à liberdade de amar e servir a Deus e aos irmãos.
Segundo o Papa, ao ler os Atos dos Apóstolos, “vemos como na Igreja nascente se manifestava a generosidade dos cristãos entre si e para com a comunidade com grande solidariedade. Eles eram capazes de colocar tudo em comum para ajudar os irmãos e irmãs mais frágeis. Entenderam que eram os administradores temporários de seus bens: com efeito, tudo o que possuímos é dom de Deus e devemos deixar-nos iluminar por Ele na gestão dos bens recebidos. O seu espírito, fonte de generosidade, sempre nos impelirá a doar aos necessitados, a combater a pobreza com o que Ele nos doa. Porque o Senhor nos dá em abundância para que possamos doar”, disse Francisco.
Dedicar tempo para amar os pequenos e indefesos
Queridos irmãos e irmãs, coloquemos em prática o apelo a fazer o bem a todos, dedicando tempo para amar os pequenos e indefesos, os abandonados e desprezados, os discriminados e marginalizados.
Por fim, Francisco expressou sua gratidão pelo apoio fiel da Associação Pro Petri Sede ao seu ministério de Sucessor de Pedro, agradeceu aos membros do organismo pelo retrato que um dos membros teve a gentileza de fazer para ele, e os confiou à intercessão da Virgem Maria e de São Pedro.
A “Pro Petri Sede” é uma associação da Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos fundada no final do século XIX, comprometida com obras de solidariedade e caridade contra a indiferença e o individualismo. Oferece ajuda econômica para as necessidades da Santa Sé.