“O mais importante é de onde precisamos partir: da intimidade com Deus”, disse dom Giovanni D’Aniello

Núncio apostólico presidiu missa na manhã desta quarta-feira, 15

O segundo dia da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) iniciou com celebração eucarística presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. Concelebram o arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Moacir Silva, e o bispo auxiliar de São Luís (MA), dom Esmeraldo Barreto de Farias .

Na homilia, dom Giovanni refletiu sobre as leituras do dia, destacando o Livro de Reis (2Rs 2,1.6-14), que retrata o episódio da partida de Elias e Eliseu. O núncio disse que a cena bíblica ensina sobre a importância de buscar, na intimidade, a força para a missão.

“O mais importante é de onde precisamos partir: da intimidade com Deus. Não podemos cair no erro de levar para fora o que achamos e arquitetamos, mas fazer a vontade de Deus”, explicou dom Giovanni.

Na reflexão, o núncio disse que o serviço à Igreja exige vida de oração, recordando que diante das dificuldades enfrentadas, é preciso ir às periferias, ao encontro dos mais necessitados.

“Temos que encontrar um momento do dia para o encontro com o Pai. Deixarmos de lado as preocupações, sejam elas grandes ou pequenas, para colocar-se em oração, silêncio e escuta. Somente assim, encontramos forças para continuar. Só assim, teremos uma presença mais verdadeira para anunciar a Palavra”.

Ao final, dom Giovanni destacou que os bispos têm a missão de serem “educadores da interioridade de Deus”. “É preciso dar o que temos. O que temos é Deus. Não podemos abrir o Rio Jordão, com fez Josué, mas podemos levar esperança aos corações”, disse.

 

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here