Imaculada Conceição

             Celebramos neste dia 08 de Dezembro a Solenidade da Imaculada Conceição, recordamos com essa Solenidade que Nossa Senhora durante a sua vida viveu uma vida sem pecado e não foi atingida pela mancha do pecado original.

             Imaculada Conceição é um dogma da Igreja Católica, o dogma é uma verdade de fé que a Igreja apresenta aos fiéis para que eles acreditem. A Igreja não faz isso aleatoriamente, mas só apresenta o dogma aos fiéis após um logo período de estudos e discussões. Sempre se acreditou que Nossa Senhora era Virgem e sem mácula, mas o dogma só foi oficializado em 1854.

             Antigamente aqui no Brasil, o dia da Imaculada Conceição era feriado, em algumas partes do mundo, inclusive em Roma ainda é feriado. O dia da Imaculada Conceição é dia de preceito, ou seja, dia de participar da celebração Eucarística, por isso, antigamente era feriado. Aqueles que puderem participem da celebração da missa nesse dia, essa data é bem importante para a nossa fé católica.

    Nesse dia da festa da Imaculada Conceição peçamos a Deus que possamos ser sempre preservados de todos os perigos e de todo o mal. Busquemos a exemplo da Virgem Maria, viver uma vida reta, longe do pecado. Sejamos sinais de santidade para a nossa família e amigos. Maria era a cheia de graça, pois era cheia do Espírito Santo de Deus, que nós possamos nos encher desse mesmo Espírito.

    Bem antes da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, no ano de 1304, o então Papa Bento XI reuniu na universidade de Paris, doutores em Teologia, para discutir sobre as questões que envolviam o possível dogma da Imaculada Conceição. Nesse período surgiu um franciscano chamado João Duns Escoto que solucionou o problema dizendo que era conveniente que Deus preservasse Maria da mancha do pecado Original. Nossa Senhora foi escolhida e destinada para ser a Mãe do Filho de Deus e Deus fez com que Nossa Senhora participasse da redenção de Cristo.

    Rapidamente a doutrina a Imaculada Conceição foi crescendo e se espalhou por toda a Igreja e aos poucos foi sendo introduzida no calendário Romano. José de Anchieta foi quem propagou aqui no Brasil a doutrina a Imaculada Conceição.

    No ano de 1830, a Virgem Maria apareceu a Santa Catarina de Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a seguinte oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Essa medalha se espalhou por todo o mundo e possibilitou uma maior devoção ao seu Imaculado Coração. Diante disso, os bispos pediram ao Papa a definição do dogma, que já era vivenciado entre os cristãos, mas não de maneira oficial.

    Com isso, em 08 de dezembro de 1854, através da bula “Ineffabilis Deus”, do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”. No ano de 1858, a Virgem Maria em sua aparição em Lourdes na França confirmou o dogma como verdade de fé. Ao aparecer para Santa Bernadete ela diz: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

    O dogma da Imaculada Conceição faz parte do conjunto de quatro dogmas Marianos que a Igreja oficializou. Os outros dogmas são: Assunção de Nossa Senhora, Mãe de Deus e Virgindade Perpétua.

    Deus escolheu Nossa Senhora para ser a Mãe de seu filho, Ele já sabia que ela era pura e a preparou para que gerasse o seu filho. O anjo Gabriel quando aparece a Virgem Maria a saúda como a “cheia de graça”, ou seja, se ela era a cheia de graça é porque não tinha com ela a mancha do pecado original. Nossa Senhora era cheia do Espírito Santo e da graça de Deus e assim permaneceu até o fim da vida. Ao final da vida, ela foi elevada de Corpo e Alma ao céu, pois ela sendo a cheia de graça não poderia ter seu corpo corrompido.

    Tudo isso só foi possível através da misericórdia de Deus, permitiu que ela nascesse do ventre de seus pais que eram pecadores, mas, por preservação divina ela permaneceu incontaminada.

    Celebremos com alegria a Solenidade da Imaculada Conceição, hoje não celebramos apenas a memória de um santo, mas uma grande solenidade, a maior e mais preciosa da Igreja. Que possamos ser também a exemplo da Virgem Maria “cheios da graça de Deus” e possamos trilhar uma vida de santidade. Amém!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here