Guarda: Bispo alerta para falta de candidatos ao sacerdócio

D. Manuel Felício pede «redobrado empenho» pelas vocações sacerdotais

O bispo da Guarda mobiliza o clero e os leigos a um “redobrado empenho” pelas vocações para que tenham os “candidatos necessários” ao sacerdócio, na nota episcopal sobre a Semana dos Seminários 2015.

“Precisamos de redobrado empenho, através da oração pelas vocações sacerdotais, dos serviços da catequese e da pastoral juvenil e do acompanhamento dos adolescentes e jovens nas escolas. Principalmente através de toda ação que nós sacerdotes desenvolvemos no exercício do próprio ministério para conseguirmos os candidatos necessários para virem a ser sacerdotes”, escreveu D. Manuel Felício.

Na Nota Episcopal enviada à Agência ECCLESIA, o prelado explica que os ofertórios em todas as assembleias dominicais na Semana dos Seminários revertem para a “sustentação dos nossos seminários e pré-seminário”.

“Vamos fazer oração mais intensa e todos saibamos colaborar da melhor maneira, cada um segundo as suas responsabilidades específicas, para a promoção das vocações sacerdotais”, incentivou.

«Olhou-nos com misericórdia» é o lema desta semana que centra atenção nos seminários portugueses entre 8 a 15 de novembro e pretende lembrar a “todo o povo de Deus” a responsabilidade de cada um.

Atualmente, a Diocese da Guarda tem cinco candidatos no Seminário Maior e dois em estágio; doze inscritos no pré-seminário e no seminário menor um candidato que está a residir com a sua família, frequenta o ensino secundário e tem “um programa especial de acompanhamento”.

“A necessidade de sacerdotes sentimo-la todos diariamente, na vida das comunidades”, afinal “todos os dias pedem mais padres”, acrescenta D. Manuel Felício.

Dos números apresentados, o bispo diocesano observa que há nove arciprestados sem candidatos inscritos no pré-seminário ou nos seminários.

“Oito vêm de 2 arciprestados e os outros quatro cada um de seu arciprestado”, informa.

Para acompanhar estes candidatos e promover novas vocações, a Diocese da Guarda tem dois sacerdotes “prontos a colaborar” com os párocos e outros agentes pastorais.

“Recebem no seminário aqueles que são enviados pelas comunidades e deslocam-se às mesmas para as ações e os contatos que forem julgados necessários”, informa o prelado.

D. Manuel Felício assinala ainda que o tema ‘Olhou-nos com misericórdia’ com o Jubileu da Misericórdia, tendo sido escolhido para todos meditarem durante esta semana “o olhar misericordioso que Deus tem sempre sobre todos”.

Fonte: Agência Ecclesia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here