Dispensário Santa Marta: “um oásis de caridade” no coração do Vaticano. Agora também na web

Apresentado o novo site do centro gerido pelas vicentinas que, há 90 anos, auxiliam 500 crianças e as suas famílias, sem distinção de raça ou religião

Há 90 anos o Dispensário Santa Marta oferece assistência, espiritual e médica, para crianças e bebês de famílias em dificuldade, revelando aquela ternura que – como destaca sempre Francisco – a Igreja tem com os pequenos, as crianças, os necessitados. A partir da quarta-feira, 4, o serviço de caridade que a estrutura oferece há aproximadamente um século, para 500 crianças e as suas famílias, sem distinção de raça ou religião, desembarca na internet com o site www.dispensariosantamarta.va.

O portal – que até o final deste ano também estará disponível em Espanhol, Inglês e Francês – foi apresentado ontem à imprensa na sede da Via della Stazione Vaticana, a poucos passos da entrada do Perugino e da Casa Santa Marta, onde o Papa escolheu residir.

Uma iniciativa que quer, acima de tudo, alargar o alcance do Dispensário, tornando-o conhecido ao grande público através da vasta difusão da web, talvez alcançando aquelas mães sozinhas ou aquelas famílias imigradas que estão privadas da Carteira do Serviço Sanitário Nacional e não sabem onde encontrar cuidados e acolhida.

O site – realizado graças ao Departamento do Vaticano – se apresenta, portanto, como um grande diário que narra a história desta estrutura querida por Pio XI e ilustra a atividade que realiza diariamente as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em colaboração com uns cinquenta voluntários leigos e médicos especialistas que colocam à disposição o próprio tempo e a própria profissionalismo.

“Um oásis de amor à sombra da cúpula da Basílica de São Pedro” disse mons. Lucio Adrian Ruiz, chefe de departamento do serviço Internet Vaticano e secretário para a Secretaria de Comunicação. Agora pode aproveitar das potencialidades da internet que “como disse o Papa Francisco é um dom de Deus e não é uma simples rede de fios, mas de pessoas”.

O objetivo, explicou Ruiz, é, portanto, de “criar uma rede de pessoas que está crescendo dia a dia, a fim de pode ajudar o próximo”. Do site é possível retirar, de fato, todas as informações sobre os serviços oferecidos pelo Dispensário – como explicou a voluntária e coordenadora web, Valentina Giacometti – incluindo um mapa para descobrir como chegar na estrutura ou o número para pedir ajuda. Um espaço é dedicado também à partilha de experiências dentro do Dispensário, onde já agora é possível encontrar histórias comoventes de dificuldades e abandono, curadas pelo amor, cuidado e assistência.

Fonte: Zenit

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here