(HOMILIA) Jesus nosso Bom Pastor

Padre Giovanni Camarillo, sacerdote da Arquidiocese de Guadalajara, comenta o Domingo do Evangelho do Bom Pastor e nos convida a questionar nossa resposta ao Seu amor incondicional

Irmãos e irmãs,

Neste Quarto Domingo da Páscoa, conhecido como Domingo do Bom Pastor , somos convidados a refletir sobre a imagem de Jesus como o Bom Pastor que cuida e protege o seu rebanho. Através das leituras de hoje, encontramos conforto e esperança no amor incondicional de Jesus por cada um de nós, suas ovelhas.

conforto e esperança

Na primeira leitura ( Atos 4:8-12 ), Pedro proclama corajosamente o nome de Jesus diante dos líderes religiosos judeus. Apesar da oposição e da perseguição, Pedro testifica corajosamente da salvação encontrada apenas em Jesus Cristo. Esta leitura nos lembra que Jesus é o único caminho para a vida eterna e que seu nome tem o poder de salvar.

No Salmo Responsorial ( Sl 118 ), proclamamos com alegria que o Senhor é o nosso protetor e salvador. Regozijamo-nos em Seu amor eterno que nunca falha e em Sua fidelidade que dura para sempre. Como ovelhas em Seu rebanho, confiamos em Seu cuidado e nos deleitamos em Sua presença constante em nossas vidas.

Na segunda leitura ( 1 Jo 3, 1-2 ), João chama-nos a contemplar o grande amor que Deus nos deu ao chamar-nos seus filhos. Lembra-nos que somos amados além da medida e que um dia seremos transformados para sermos como Jesus, nosso Bom Pastor. Esta leitura convida-nos a viver na esperança da vida eterna que nos espera no abraço amoroso do nosso Pai celeste.

O amor que Jesus tem por nós vai além da imaginação

No Evangelho de hoje, Jesus apresenta-se como o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Esta poderosa imagem nos revela o profundo amor e dedicação de Jesus para com cada um de nós. Ele não é um pastor qualquer, mas o Pastor Supremo que conhece pessoalmente as suas ovelhas, as chama pelo nome e está disposto a dar a vida por elas.

Como ovelhas do seu rebanho, somos chamados a reconhecer a voz do Bom Pastor que nos chama a segui-lo. Ele nos convida a confiar no seu cuidado e a abandonar-nos nos seus braços amorosos. Jesus conhece nossas fraquezas, nossas lutas e nossas necessidades mais profundas. Ele nos guia pelo caminho da vida com ternura e compaixão, prometendo estar sempre ao nosso lado, mesmo nos momentos mais sombrios.

Perguntas para refletir:

Este Domingo do Bom Pastor desafia-nos a refletir sobre a nossa relação com Jesus. Estamos dispostos a ouvir a sua voz e segui-lo com confiança e devoção? Confiamos em Seu amor e cuidado conosco, mesmo quando enfrentamos dificuldades e provações? Jesus convida-nos a renovar a nossa fé nele como Bom Pastor que nos conduz à vida eterna.

Que este domingo nos inspire a abrir o coração à graça e ao amor de Jesus, nosso Bom Pastor. Que possamos ouvir claramente Sua voz e segui-Lo com alegria e gratidão pela dádiva de Seu amor redentor.

Amém.

Quarto Domingo de Páscoa – Ciclo B

Primeira leitura: Atos 4, 8-12

Salmo Responsorial: Sl 118

Segunda leitura: 1 Jo 3, 1-2

Evangelho: Jo 10, 11-18

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here