CONHEÇA OS PROJETOS DA IGREJA NO BRASIL QUE JÁ RECEBERAM RECURSOS DA CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO

Despertando o compromisso evangelizador em cada fiel e promovendo uma coleta em âmbito nacional, a Campanha para a Evangelização destina os seus recursos para a dinamização e manutenção dos 19 regionais da CNBB visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

A coleta para a Evangelização, gesto concreto da Campanha para a Evangelização, é realizada todos os anos no terceiro domingo do Advento. Seus recursos  garantem que a Igreja no Brasil dê continuidade ao anúncio e testemunho do Evangelho desde as áreas missionárias até às periferias das grandes cidades, passando pelas ações pastorais e pela articulação das comunidades eclesiais missionárias, além de contribuir para a manutenção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Coleta para a Evangelização, nos dias 11 e 12 de dezembro
Coleta para a Evangelização, nos dias 11 e 12 de dezembro

Do total arrecadado, 45% permanecem na própria diocese, 20% são destinados aos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e 35% são destinados à CNBB.

Uma dessas ações em que o recurso da Coleta para a Evangelização é aplicado é no regional Norte 1, que compreende os estados do Amapá e Roraima. Em relato ao portal da CNBB, o secretário executivo do regional Norte 1, diácono Francisco Andrade de Lima, disse que algumas de suas dioceses tem tido a experiência de constituir uma espécie de fundo, proveniente da Campanha para a Evangelização, que é investido nas ações pastorais das igrejas locais.

“Tem algumas dioceses que tem utilizado esse recuso da Campanha para a Evangelização para fazer missões nas comunidades ribeirinhas, nas comunidades mais distantes”, disse o diácono.

Além disso, o diácono Francisco informou que a parte do fundo que é destinada ao regional é utilizada para atividades de evangelização, como catequese e liturgia.

Outro projeto que também já recebeu aporte da Campanha para a Evangelização é o “Vida em Movimento”, da Arquidiocese da Paraíba, e que produz remédio naturais e fitoterápicos e os distribui para a população que vive nas ruas de João Pessoa, na Paraíba.

O Vida em Movimento nasceu a partir do trabalho de uma casa de passagem mantida pela Arquidiocese da Paraíba para pacientes com HIV. O local oferece atendimento psicológico e alimentação para cerca de 200 soropositivos.

Também com os recursos doados pela Campanha para a Evangelização, o regional Sul 1, que compreende o estado de São Paulo, mantém projetos de cooperação missionária na Amazônia brasileira e na diocese de Pemba, em Moçambique, na África.

Participe da Coleta para a Evangelização

Em 2021, a Coleta para a Evangelização será realizada no fim de semana dos dias 11 e 12 de dezembro. O envelope da Coleta pode ser baixado (Aqui).

Veja o vídeo do secretário executivo das Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, incentivando todos a participarem:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 + dezesseis =