Campanha para a Evangelização 2023

    Tema: “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”

    Aconteceu no último final de Semana a Coleta da Campanha para Evangelização 2023. Essa coleta acontece sempre no terceiro Domingo do Advento e visa ajudar a missão evangelizadora da igreja, sobretudo aqueles mais longínquos e mais carentes. O dinheiro arrecadado nas missas desse Domingo é distribuído para o trabalho de evangelização na Diocese, no Regional da CNBB e para a Conferência episcopal que atende a pedidos vindos de todo o Brasil para esse trabalho evangelizador.

    A Campanha para a Evangelização foi criada pelos bispos do Brasil em 1998, no intuito de mobilizar os católicos para assumirem a corresponsabilidade na obra evangelizadora da Igreja no Brasil. Propondo que a arrecadação sempre acontecesse no terceiro Domingo do Advento.

    Como nos diz o tema da Campanha para a Evangelização 2023: “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. A partir do nosso batismo nos tornamos irmãos uns dos outros, e como irmãos temos que estender as mãos para a evangelização. Nos dias de hoje, a Igreja é a casa do pão, e como casa do pão onde se partilha a eucaristia entre todos, que é o alimento espiritual, devemos partilhar o alimento material com aqueles que mais precisam.

    A coleta que ocorreu nesse final de semana é o ponto alto da Campanha para a Evangelização, pois a campanha não iniciou nesse domingo, mas na solenidade de Cristo Rei, e ainda podemos doar ao longo de todo o ano. A Coleta para a Evangelização é o gesto concreto de todos os fiéis, quando se comprometem com a evangelização da Igreja.

    A Campanha para a Evangelização tem seu início na festa de Cristo Rei e se estende durante todo o período do advento e tendo o seu cume no gesto concreto, no 3º Domingo do Advento. É o momento que iniciamos um novo ano litúrgico, e nos preparamos por meio da vigilância e da oração para a vinda de Jesus.

    Os recursos arrecadados garantem que nenhuma comunidade no Brasil fique sem recurso para evangelizar. Peçamos a Deus que derrame a sua benção para todo o povo brasileiro e todas as nossas comunidades. Que o menino Jesus que nasceu pobre numa manjedoura, e nos ensinou a pobreza de espírito, nos ajude a nos desapegarmos dos bens materiais e estender as mãos para aqueles que mais precisam.

    Existem comunidades em nosso Brasil que só tem um padre, e muitas vezes para atender uma paróquia com vinte ou trinta comunidades. Paróquias pobres e sem recursos, que precisam desse dinheiro para o sustento do padre e para comprar material litúrgico e de evangelização.

    Ao longo de todo o ano são enviados missionários e missionárias para as diversas comunidades do Brasil e até do mundo com o intuito de evangelizar e esse trabalho necessita de ser ajudado.

    O cartaz da Campanha para a Evangelização desse ano recorda os 800 anos da criação do presépio, por São Francisco de Assis. Nos convida a caminhar rumo a Belém, que significa sobretudo caminhar até Jesus e sendo assim seus seguidores. Ele é o verbo que se fez carne, saciando a fome mais profunda do ser humano e fazendo todos irmãos e irmãs.

    O cartaz é convite ainda para que todas as famílias voltem a atenção para o presépio e possam montar o presépio em suas casas, ou ao menos, uma imagem da Sagrada Família. Somos convidados a fazer o mesmo que os reis magos fizeram e nos curvar diante do menino Jesus. Pois, ao contemplar o presépio hoje, e o menino Jesus reclinado na manjedoura nos aponta para o mistério que iremos celebrar na Páscoa.

    Quem não conseguiu fazer a sua coleta neste 3º Domingo do Advento poderá fazer no seguinte site: https://campanhas.cnbb.org.br/doacoes-da-campanha-para-a-evangelizacao-tambem-podem-ser-feitas-pela-internet.html#gallery

     Portanto, irmãos e irmãs vivamos bem esse tempo litúrgico do Advento e aguardemos felizes e esperançosos a vinda de Jesus. Pratiquemos o nosso gesto concreto, se ainda não o fizemos nesse terceiro Domingo do advento, e sejamos missionários e evangelizadores mesmo de longe, testemunhando Jesus Cristo aos que mais precisam.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here