AMÉRICA/MÉXICO – “Onde existe pobreza existe delinquência”: alarme de Dom Zapata para os jovens envolvidos no crime

Poza Rica (Agência Fides) – “A criminalidade organizada está tão arraigada na sociedade que se tornou uma escola para as crianças e os jovens do país”, disse o Bispo da Diocese de Papantla (Puebla, México), Dom José Trinidad Zapata Ortiz, depois da missa celebrada ontem para os detentos do Centro de Reabilitação Social (Cereso ) de Poza Rica, cerca de 270 km de Cidade do México, por ocasião das festividades natalinas. Dom Zapata Ortiz sublinhou que os crimes, os homicídios e os sequestros não terminaram, mas continuam entre a população mexicana, e infelizmente para os menores é uma escola de aprendizagem.
“Encontramos o tráfico de droga agora em todos os níveis. Ele plantou raízes em nossa sociedade e está crescendo. Esta é a coisa mais terrível”, disse o Bispo. Enquanto os governantes, com suas estatísticas, insistem no fato de que seja diminuida a criminalidade no México, o bispo evidenciou que na realidade não são registrados todos os casos, estes não são divulgados pela imprensa e nem são comunicados à opinião pública, mas a coisa mais triste, segundo Dom Zapata Ortiz, é que agora os crimes estão sendo cometidos por crianças e jovens mexicanos. O crime organizado começa a obter os garotos.
Para resolver esta situação, o Bispo de Papantla sugere ao governo criar e realizar um percurso real de desenvolvimento social que permita uma distribuição justa da riqueza: “Enquanto existir pobreza, sempre mais pessoas irão fazer parte do crime organizado para obter o que comer”. É preciso voltar para a educação verdadeira, focalizada na civilização, nos valores humanos, concluiu, reforçar as instituições e as famílias mexicanas, enquanto os problemas econômicos da família desencadeiam a imigração das pessoas, que depois se encontram longe de casa, abandonando os seus filhos, filhas e esposas”.

Fonte: Agência Fides

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here