A Paternidade Hoje

    Neste final de semana comemoramos o Dia dos Pais, que esse ano acontece neste domingo dia 8 de agosto. Uma data bem comemorada pelos filhos e dia de, principalmente, agradecer o dom da paternidade de nossos pais, comemorando esse dia com aqueles que estão aqui conosco e rezar por aqueles que já estão na eternidade.

    Os pais devem ser exemplos para os seus filhos, pois o que os pais são hoje é reflexo daquilo que os filhos serão no futuro. Se o pai é trabalhador, honesto, respeitador e amoroso com os filhos e esposa, no futuro, os filhos terão um exemplo edificante a inspirar.

    Ser pai nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. O mundo está muito mudado e todo cuidado é pouco. Antes não havia internet, redes sociais, videogame e outras coisas que atraiam a atenção dos filhos. Nos dias de hoje, tem que observar o que o filho vê na internet, na televisão e verificar o tempo de estudos. Precisa ter tempo para o estudo e para o diálogo com os pais, irmãos, as orações diárias, a vida espiritual etc.

    Por isso, para ser pai nos dias de hoje é necessário acompanhar todos os passos do filho, fazer lição de casa com eles, dialogar, ensinar a rezar e como ser uma pessoa responsável nos dias de hoje. Os pais devem preparar os filhos para o que irão encontrar nas ruas no mundo de hoje.

    Os pais devem seguir o exemplo de São José, que ensinou o ofício de carpinteiro a Jesus, ou seja, os pais devem ensinar aos seus filhos o amor pelo trabalho. Os pais de hoje devem ser exemplos de “chefe de família”, que através do salário que recebem mês a mês ajudam a pagar as contas de casa. Os filhos inspirando-se nesse exemplo de seus pais, no futuro farão a mesma coisa.

    Dessa maneira, podemos compreender que ser pai nos dias de hoje é cuidar, ensinar, acolher, proteger, oferecer afeto, amor, presença e tudo o que é importante para o filho. A figura materna também pode oferecer tudo isso, mas a figura paterna complementa e, ambos, unidos pelo amor, oferecem afeto e carinho aos seus filhos.

    Nos dias de hoje, mais do que obrigação e responsabilidade, os pais têm demonstrado mais afeto pelos filhos, isso porque nos dias de hoje os homens se permitem sentir e demonstrar emoções, diferentemente das gerações anteriores, que pregavam que o homem não podia chorar ou se mostrar sensível, pois era visto como fraco. Os pais devem participar em todos os momentos da vida de seus filhos e ajudar as esposas no cuidado com os seus filhos e lares.

    Hoje, os pais dedicam mais tempo à criação de seus filhos, pois entendem que a troca de afeto e o cuidado com o próprio filho é gratificante e que essa relação é muito importante para a criança, e que além de ensinar, também se aprende muito com ela. Dessa forma, haverá uma troca de carinho recíproca e os filhos se apegarão mais à figura paterna.

    A sociedade nos dias de hoje está em constante transformação e a educação por parte dos pais deve acompanhar essas transformações. Deve-se trazer novas formas de ser pai, por meio de comportamentos e pensamentos que quebram a tradição do papel paterno.

    Ser pai nos dias de hoje não é somente pagar contas, é preciso participar ativamente da vida dos filhos. No seu tempo livre, dedicar tempo ao filho para educá-lo e brincar com ele. Levá-lo e buscá-lo na escola e compartilhar da mesa da refeição junto com a mãe e o filho. Acompanhar, também, os filhos na catequese e participar da missa dominical em sua comunidade paroquial.

    Vale lembrar uma frase que é bem conhecida de todos nós: “Não basta ser pai, tem que participar”. Ou seja, não basta apenas colocar os filhos no mundo, mas é preciso educá-los para o mundo.

    Vivamos com intensidade e alegria esse Dia dos Pais, comemorando junto com eles esse dia, mas antes de somente comemorar, agradeça a presença de seus pais em sua vida. Se o seu pai já é falecido, reze durante a missa na intenção dele. E que daqui em diante você possa seguir o exemplo dele para com a sua família. Que São José interceda por todos os pais e lhes direcione no caminho do bem.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    dois × 4 =