A bíblia e o perdão

    “Tudo que foi escrito na Bíblia foi escrito para o nosso ensinamento, perseverança e esperança. O Deus da Bíblia é o Deus da perseverança e da Consolação” (Rm 15, 4.5).
    No dia 7 de dezembro de 1941, Mitsuo Fuchida (1902-1976), foi o piloto e oficial da Marinha Imperial Japonesa, famoso na história da Segunda Guerra Mundial por ter coordenado e comandado as esquadrilhas japonesas no ataque a Pearl Harbor, iniciando a Guerra do Pacífico, levantou voo do porta-avião Akagi. Fuchida liderou o ataque surpresa à frota americana do Pacífico em Pearl Harbor, no Havaí.
    Durante os anos de guerra que se seguiram, Fuchida continuou a voar – sempre escapando da morte por pouco. Ao término da guerra, ele estava frustrado e desiludido. Poucos anos depois, ouviu uma história que aguçou a sua curiosidade espiritual: Uma jovem cristã, cujos pais haviam sido mortos pelos japoneses durante a guerra decidiu testemunhar aos prisioneiros japoneses. Impressionado, Fuchida começou a ler a Bíblia Sagrada.
    Quando ele leu as palavras de Jesus na cruz, “… Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 2,34), compreendeu como aquela jovem cristã podia mostrar bondade a seus inimigos. Naquele dia Fuchida entregou  toda  sua vida a Jesus Cristo. Ele se tornou um pregador leigo e um evangelista para os seus compatriotas, e dessa maneira esse antigo guerreiro demonstrou “… a paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Fl 4,6. 7) – a paz que todos os que confiaram em Jesus, e cujas petições são “… conhecidas diante de Deus” experimentam. Pela Bíblia e pelo belo testemunho ele encontrou perdão, amor e a salvação eterna.

    O SANGEU DE CRISTO

    Só na Bíblia Sagrada temos a revelação do Calvário como a forma máxima do amor de Deus. O sangue do Cordeiro Imolado é o único sacrifício que nos reconcilia com Deus e nos purifica de todos os nossos pecados (Ef 2,13-16; 1 Jo 1,7).
    O Salmo 51 revela de maneira notável como o relacionamento quebrado com Deus é a verdadeira natureza do pecado. Davi clama: “Pequei contra ti, contra ti somente…” (v.4). Ele vê que o sacrifício que Deus quer são “o espírito quebrantado;

    coração compungido e contrito” (v.17). Esses, Davi os tem no perdão.
    Em sua oração, Davi procura por algum bem que possa vir dessa tragédia e vislumbra uma luz. Talvez ao ler esta história de pecado, outras pessoas posam evitar as mesmas ciladas, ou ao ler sua confissão possam obter esperança de perdão. A oração de Davi é respondida e torna-se seu grande legado como rei. O melhor rei de Israel atingiu as profundezas. Nem ele nem qualquer outro podem cair tanto que fiquem fora do alcance do amor e do perdão de Deus.
    Só na Bíblia podemos encontrar de fato e de verdade o perdão e a reconciliação com Deus e consigo mesmo e com o próximo. Só em Cristo podemos viver uma nova vida. Daí a graça e a fé que recebemos (Ef 2,8) são bênçãos para uma vida de perdão, de amor, de testemunho  e de estudos das Sagradas Escrituras.

     

    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} Pe. Inácio José do Vale

    Professor do Curso Bíblico Aplicado

    Irmãozinho da Visitação da Fraternidade de Charles de Foucault

    E-mail: pe.inacio.jose@gmail.com

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here