5° Domingo da Páscoa

    Amai-vos, como eu vos amei. Este é o meu mandamento. Vivendo-o, mostrareis que sois meus discípulos.(cf. Jo 13,31-35)

    Jesus veio evangelizar, testemunhar e dar sinais de sua origem, ou seja, de sua procedência divina. Anunciou a boa nova: a vida tem sentido. Este se concretiza no amor a Deus e no serviço ao próximo. Eu, modesta, mas convictamente, acrescento: preservando a natureza.

    O culto que Deus quer, é: amá-lo, ser solidário e investir integralmente em si mesmo. Devemos tornar-nos, seres relacionais: diante do Deus-Pai, como filhos; diante do próximo, irmãos e perante a natureza, admiradores e cultores. Jesus não quis, somente, levar os homens para alguma Igreja, peregrinar para a terra santa e nem apenas para citar versículos da Bíblia… Quis mais: que fôssemos felizes, amando, servindo e convivendo solidariamente.

    Este é meu mandamento: amai-vos, como, Eu vos amei.(cf.Jo13,34) O novo está no “meu”, uma vez que, já, o Antigo Testamento mandava amar. Os rabinos conseguiram elevar a 613 preceitos, os 10 mandamentos. Jesus os resumiu, num só: amar… Isto significa, entender-se investir na própria formação, no relacionamento fraternal, e na transcendência. Jesus não foi anômalo, o amor está, para Ele, sempre, acima da lei: amou em plenitude, a todos, dando ao Pai Celeste, sempre o primeiro lugar. Assim, tudo esteve em plena ordem na Sua vida. O mesmo acontecerá, então, na vida de todos nós.

    No entanto, cuidado com os Judas… Entre os 12 apóstolos, havia um. Hoje são bem mais, muito mais. Nas comunidades, podem causar grandes desordens… Até, apenas, com a presença, transpiram mal estar, quando não traições, mesmo quando beijam, como o fez Judas Iscariotes. Jesus esperou, que ele saísse, para abrir, seu coração aos discípulos, deixando entrever, mais do seu profundo mistério.

    Repito: Jesus quis discípulos, missionários e testemunhas do Evangelho: não fanáticos, ou seja, meros cobradores do dizimo ou repetidores de versículos bíblicos. Em parte, até papagaios o conseguiriam realizar. Jesus quis um mundo de irmãos: pacíficos, ordeiros, amorosos e adoradores em espírito e verdade. (cf.Jo4,23) Ciência, tecnologia e cultura conseguirão fazer “robôs”, mas nunca uma sociedade, onde, se busquem valores e se vivam ideais. Como pauto então minha vida?

     

    + Dom Carmo João Rhoden – SCJ

    Bispo Emérito de Taubaté –SP

    Presidente da Pró Saúde.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here