Vocação à Vida Religiosa

    Dentro da perspectiva do mês vocacional, no terceiro domingo do mês de agosto, recordamos a vocação para a vida religiosa e consagrada. Momento de rezar por tantos jovens, moças e rapazes que consagram a sua vida inteiramente a Deus. Essa celebração normalmente ocorre no domingo da solenidade transferida de Nossa Senhora da Assunção, pois todo aquele que consagra a sua vida a Deus, deve se consagrar por completo e dar o seu “sim” diariamente, da mesma forma que Nossa Senhora fez em sua vida.

    Este domingo é uma oportunidade de rezarmos pedindo ao Senhor que não faltem operários para a Messe. Infelizmente, nos últimos anos, vemos cair o número de vocações e algumas ordens religiosas estão com baixo número de consagrados. Peçamos a Deus que muitos jovens sintam no coração o desejo de entregar a sua vida a Deus.

    O mundo mudou muito e, infelizmente, os jovens hoje têm muitos atrativos e colocam outras coisas como prioridade — e não Deus. Que nós possamos fazer a nossa parte e guiar os nossos jovens para Deus e que eles se sintam atraídos por Ele e que possam ouvir o seu chamado. Toda vocação é um chamado e um dom de Deus. Quando alguém escuta Deus chamando para segui-lo mais de perto, tem que aprofundar esse chamado por meio da oração e do diálogo. O “sim” só será verdadeiro se for confirmado por meio da oração e sustentado pelo Espírito Santo.

    Os religiosos são a alegria e a esperança da Igreja, pois saem pelo mundo inteiro anunciando o Evangelho. A palavra de Deus tem que ser anunciada com alegria. Não se pode anunciar o Evangelho de maneira triste. A palavra Evangelho quer dizer “boa nova” ou “boa notícia” e ela tem que ser anunciada com alegria e entusiasmo. Por isso, o religioso e o consagrado a Deus tem que trazer dentro de si essa alegria e esse entusiasmo.

    As congregações religiosas atuam em diversas áreas da nossa sociedade, não somente na Igreja, mas espalhadas pelo mundo. Os camilianos que seguem o carisma de seu fundador São Camilo, atuam nos hospitais. Os salesianos seguem o carisma de seu fundador São João Bosco e atuam junto a juventude, dirigindo colégios e centros sociais. Os beneditinos seguem o carisma de São Bento e atuam mais dentro dos mosteiros e vivem uma vida de oração e trabalho. E existem tantas outras congregações que atuam pelo mundo levando uma mensagem de esperança e de paz. Rezemos para que essas congregações não sofram com falta de vocações e possam continuar o seu trabalho.

    A Igreja no Brasil celebra o mês vocacional para mobilizar a todos a rezarem pelos grupos de vocação, reforçando a importância da Pastoral Vocacional que deve estar presente para animar todos os vocacionados. Seria bom se todas as paróquias tivessem o serviço da Pastoral Vocacional, que pode ser composta pelo pároco ou vigário da paróquia e mais algum religioso ou religiosa e até mesmo leigos. A Pastoral Vocacional Paroquial faz a primeira triagem, conversa com o vocacionado e, se for do desejo do vocacionado, o encaminha para a Pastoral Vocacional Regional e, depois, para a arquidiocesana.

    Viver a vida é se tornar mais completo, levando a luz que vem de Deus para quem mais precisa. Levar a palavra de Deus para os mais pobres e infelizes e para os membros da comunidade paroquial. Portanto, a vocação religiosa é uma maneira de tornar o mundo melhor.

    Papa Francisco fala com entusiasmo da vida religiosa, até por ele mesmo ser religioso — o Papa é Jesuíta (Companhia de Jesus). Papa Francisco diz que a vida religiosa é o “grande tesouro da Igreja”. Ele sente a necessidade de que os jovens têm de se fazer mais presentes na Igreja, contribuindo com a missão de não deixar a Igreja morrer ou ficar antiquada aos tempos atuais. Essa é uma missão que exige um empenho de todos.

    Ser religioso na Igreja é fazer parte da missão dessa Igreja e sentir-se parte do povo de Deus. O religioso é tirado do meio da comunidade e, depois que ele se consagra inteiramente à Deus, volta para o meio do povo. Os religiosos normalmente vivem em comunidade, junto com outros religiosos e ali aprendem a ouvir e a servir aos irmãos.

    Portanto, nesse domingo, rezemos por todos os religiosos e religiosas, para que sigam firmes em sua entrega total a Deus e, assim como Maria, possam todos os dias renovar o seu “sim”. Rezemos, ainda, para que muitos jovens sintam no coração o chamado de Deus e queiram entregar a sua vida totalmente a Ele.

    Rezemos a oração vocacional do Papa Paulo VI:

    Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here