Vinde, benditos de meu Pai!

                Celebramos no final do Ano Litúrgico a solenidade Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. Toda liturgia ensina e reza esta soberania. (Ezequiel 34,11-17, Salmo 22, 1Coríntios 15,20.26-28, Mateus 25, 31-46). O profeta Ezequiel apresenta Deus como Rei Pastor que guia e governa o mundo inteiro. Mateus apresenta Cristo como juiz que pronuncia a palavra definitiva sobre os homens. Em ambas as situações, domina o amor como regra máxima da sabedoria do governo divino e como critério de juízo definitivo.

                Durante a vida pública Jesus rejeitou o título de rei quando tinha significado político, à maneira “dos chefes das nações” (cf. Mt 20,25). Durante a sua Paixão, ele reivindicou a realeza diante de Pilatos, o qual o interrogou explicitamente; “Tu és rei?”, e Jesus respondeu: “Tu o dizes, eu sou Rei” (Jo 18,37); mas pouco antes tinha declarado: “o meu reino não é deste mundo” (Jo 18,36). De fato, a realeza de Cristo revela a realeza e atuação de Deus Pai, o qual governa todas as coisas com amor e com justiça. A realeza de Deus revela a sua transcendência em relação as coisas e manipulações humanas. A realeza de Deus é imanência, isto é, a sua presença na criação e na história humana realizando a salvação. A realeza de Deus também é escatológica pois aponta para as realidades últimas e a eternidade.

                O profeta Ezequiel ajuda a recuperar a imagem de Deus como rei pastor que tem uma postura diferente dos reis humanos. “Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. […) Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar […]. Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito”. A mesma descrição de Deus é feita no salmo responsorial, o salmo do Bom Pastor. O próprio Cristo se apresenta assim: “Eu sou o bom pastor” (Jo 10). Antes de fazer qualquer juízo sobre as pessoas, Deus oferece cuidados a todos. Não é seletivo, isto é, atende as fragilizadas e “vigia a ovelha gorda e forte”.

                O Evangelho apresenta a parábola do Juízo Final que insiste sobre a realeza universal de Cristo juiz. A constituição “Gaudium et Spes” do Concílio Vaticano II ensina que “Cristo, alfa e ômega”, “é o fim da história humana, o ponto ao qual convergem as aspirações da história e da civilização, centro da humanidade, alegria de todos os corações e plenitude de todos os seus desejos. A Ele é que o pai ressuscitou dos mortos, exaltou e colocou à sua direita, constituindo-o juiz dos vivos e dos mortos. Vivificados e congregados em seu Espírito, caminhamos para a consumação da história humana, que concorda plenamente com o seu desígnio de amor: ‘Reunir todas as coisas em Cristo, as que estão nos céus e as que estão na terra” (Efésios 1,10).

                “À luz da centralidade de Cristo, a Gaudium et Spes interpreta a condição do homem contemporâneo, a sua vocação e dignidade, assim como os âmbitos da sua vida: a família, a cultura, a economia, a política e a comunidade internacional. Esta é a missão da Igreja ontem, hoje e sempre: anunciar e dar testemunho de Cristo, para que o homem e todo homem, possa realizar plenamente a sua vocação” (Bento XVI).

                A parábola do Juízo Final usa imagens muito simples e uma linguagem acessível. Ela convida e estimula para o reto agir. É um convite a todos e, as obras de amor exemplificadas, estão ao alcance de todos. Na estrada das boas obras todos os homens se tornam iguais. São elas que tornam a vida bendita e que resultam no convite de Cristo juiz: “Vinde benditos de meu Pai!”

    Artigo anterior[VÍDEO] Novena de Cristo Rei
    Próximo artigoDia de Ação de Graças
    Arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Webber ingressou em 1976 no Seminário Menor São João Vianney. Foi ordenado diácono em 17 de junho de 1990 e presbítero no dia 05 de janeiro de 1991, e bispo, em 15 de maio de 2009, para a prelazia de Cristalândia no Tocantins. Possui pós-graduação em Psicopedagogia e mestrado em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma. Durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, dom Rodolfo Weber foi eleito secretário do regional Centro-Oeste.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here