No vídeo do mês de março, o Papa Francisco diz que “os mártires são o sinal de que estamos no caminho certo” e pede orações por eles
Na história da Igreja Católica, muitos fiéis foram perseguidos e mortos por causa da sua fé, tornando-se mártires. Mártir é o cristão que dá testemunho do Evangelho até à morte, sem recorrer à violência.
Diante desta realidade, o Papa insiste que o seu testemunho “é uma bênção para todos ” e pede uma oração especial por eles no Vídeo do Papa de Março , distribuído pela Rede Mundial de Oração pelo Papa .
O vídeo conta com a colaboração da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e é lançado no mês que celebra o Dia dos Mártires Missionários.
Histórias de bravura e testemunhos de amor
No vídeo de março, a história de uma mulher que deixou um “exemplo de amor” a Cristo e de fidelidade “até a morte” é reconstruída através do testemunho e da dor de um marido que o Papa Francisco conheceu na ilha grega. Lesbos: «Eles viram minha esposa com o crucifixo e disse-lhe para jogá-lo no chão. “Ela não fez isso e eles cortaram sua garganta na minha frente.”
Também se alternam imagens de comunidades cristãs em perigo e são citados exemplos de coragem: como o do primeiro servo de Deus do Paquistão, Akash Bashir, que morreu aos 20 anos em 2015 para evitar um ataque terrorista contra uma igreja repleta de fiéis em Laore. .