Como perdoar para curar segundo os santos?

“Devemos sempre perdoar, lembrando que nós mesmos precisamos de perdão. Precisamos ser perdoados com muito mais frequência do que perdoar” -São João Paulo II

Perdoar é um ato de bravura, como diz Padre Pio , pois ao perdoar surgem grandes benefícios espirituais e inicia-se um processo de cura. 

Padre José Luis Becerra convidou os leitores da Aleteia a refletirem sobre o perdão, visto como expressão de amor:

“Uma expressão de amor ao próximo diante dos seus erros, defeitos e pecados que brota da nossa própria experiência da misericórdia de Deus que está sempre disposto a nos perdoar”.

Por que temos a capacidade de perdoar?

Padre José Luis diz que perdoamos porque Ele nos perdoa ( Co 6:12 ), somos misericordiosos porque nosso Pai é misericordioso ( Lc 6:36 ) e usamos a medida do perdão para com o próximo como queremos que Deus o aplique. nós ( Mt 7,2 ).

Assim, tornamo-nos perfeitos como o nosso Pai celestial é perfeito ( Mt 5:48 ), dentro das nossas limitações como criaturas; mas, ao mesmo tempo, com a grandeza de sermos filhos de Deus e redimidos por Jesus Cristo, guiados pelo Espírito Santo.

Os santos nos ensinam a perdoar

Quando estamos cheios do amor de Deus, “é possível viver o Evangelho no seu aspecto mais radical e podemos ser capazes de maravilhosas expressões de amor”.

Por isso, apresentamos exemplos de alguns acontecimentos que os santos perdoaram e os ensinamentos que eles nos deixam. 

WEB-SAN-JOSE-MARIA-ROBLES-HURTADO-Domínio Público

Minutos antes de ser assassinado, levaram-no até um carvalho para enforcá-lo. Um dos agrários era seu compadre, a quem São José Maria disse: “Compadre, não suje as mãos”, então ele mesmo beijou a corda e colocou-a no pescoço. Ele então abençoou e orou de joelhos por seus algozes.

Lição: orar pelos nossos inimigos . Aqueles que procuram matar a nossa alma são aqueles que mais devemos pedir.

2 SANTOS LUÍS E CÉLIA, PAIS DE SANTA TERESINHA DE JESUS

CÉLIA LUIS MARTIN

Este casamento sagrado é um exemplo de ser “misericordioso como o Pai”. San Luis era relojoeiro e certa vez um homem invadiu-o para roubá-lo; Ao ver esse ato, Luis poderia entrar com uma ação judicial contra ele; No entanto, recusou-se a fazê-lo, pois isso significaria dar ao homem a pena de morte. Em vez disso, perdoou-o e libertou-o. 

Santa Célia, por sua vez, viu com olhos de misericórdia aqueles soldados inimigos que a família recebia em sua casa para lhes dar refúgio da guerra daquela época; Ele cuidou de suas necessidades, até mesmo confortando um deles. 

Lição: não ver a pessoa como um inimigo, mas ver que ela também é filha de Deus e, assim como Deus é misericordioso conosco, seja misericordioso com os outros. 

3 SANTA TERESINHA DE LISIEUX

SANTA TERESA DE LISIEUX

Seguindo o exemplo de seus pais, Santa Teresinha soube perdoar em todos os momentos de sua curta vida, perdoando inclusive várias de suas irmãs carmelitas, que não a trataram com bondade. 

Uma delas era a Prioresa, que constantemente a acusava de ser preguiçosa e delicada, atribuindo-lhe tarefas difíceis e culpando-a por quebrar um copo de cristal, embora isso não fosse verdade. Teresita a perdoou e agiu com alegria. 

Da mesma forma, outra irmã difícil olhou feio para ele. Teresita não desistiu, pelo contrário, ajudou-a no que pôde e sorriu sempre que a via. No início do seu processo de canonização, esta difícil irmã deu testemunho de Santa Teresinha. 

Lição: sempre que perdoamos há conversão no outro . Devemos entender que a pessoa age daquela forma por causa de uma ferida que precisa ser curada.

4 SANTA MARIA GORETTI

MARIA GORETTI

Esta menina que deu a vida antes que sua pureza lhe fosse roubada, perdoou seu agressor no momento em que ele a assassinava, pedindo a Deus sua salvação. 

Este homem finalmente se arrependeu, converteu-se e assistiu à canonização do pequeno santo. 

Lição: Ao perdoar, encontramos a liberdade e um caminho mais leve para o Céu, para o agressor e para si mesmo.

5 SÃO JOÃO PAULO II

JOÃO PAULO II

Como esquecer aquele momento em que São João Paulo II foi à cela do homem que tentou assassiná-lo publicamente? 

Lição: agir segundo o verdadeiro exemplo de Cristo , vendo o outro como irmão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here