O conselho atemporal de Santa Teresa d’Ávila aos pais

Bill Perry | Shutterstock

Ela aprendeu, da maneira mais difícil, o quanto a pressão dos colegas pode influenciar um adolescente

Oambiente em que a criança está inserida é muito importante para o sucesso do desenvolvimento dela. Mas uma parte importante do ambiente é facilmente esquecida, e Santa Teresa d’Ávila pediu aos pais que lhe dessem mais atenção.

Vemos a importância do meio ambiente em várias filosofias educacionais. Especialistas montessorianos, por exemplo, enfatizam a importância do “ambiente preparado”, os devotos de Charlotte Mason propõem que “a educação é uma atmosfera” e tanto os professores quanto os educadores domiciliares gastam muito tempo na organização e decoração da sala de aula.

Parte de dar às crianças um ambiente saudável e informativo diz respeito a algo puramente físico. Livros envolventes e materiais bonitos tornam o aprendizado atraente para as crianças.

Mas outra parte do ambiente, que também é muito importante, se refere às pessoas.

O ambiente social

No nível mais básico, vemos a importância do ambiente social refletido no relacionamento da criança com seu professor ou pai. Conectar-se com a criança é o primeiro passo para ensiná-la. É muito mais provável que uma criança coopere com os pais e professores quando a conexão entre eles é calorosa e forte.

Ao mesmo tempo, as autoridades adultas são apenas uma parte do ambiente social. Os amigos da criança têm uma influência enorme sobre ela, talvez mais do que os pais percebam. Isso é especialmente verdadeiro para os adolescentes, cuja necessidade de aceitação pelos colegas é grande.

A lição de Santa Teresa d’Ávila

Santa Teresa d’Ávila aprendeu da maneira mais difícil que amigos podem causar muitos estragos, até mesmo para bons garotos que querem fazer a coisa certaQuando adolescente, ela caiu sob a influência de uma prima cuja moral era questionável.

Os pais e irmãos de Santa Teresa eram pessoas santas, mas ela decidiu imitar a prima. E a parente a tentou com todos os tipos de comportamento errado. Ela descreve em sua autobiografia:

“Eu tinha uma irmã muito mais velha do que eu, com quem, embora fosse muito boa e casta, nada aprendi, enquanto com uma parente que muitas vezes tínhamos em casa aprendi todo tipo de mal. Essa pessoa era tão frívola em sua conversa, que minha mãe havia tentado muito impedi-la de entrar em casa, percebendo o mal que ela poderia me fazer. Mas havia tantos motivos para ela vir que ela ficava impotente.”

A influência maligna da prima foi tão grande que afastou Santa Teresa de Deus. Diz ela:

“O resultado da minha relação com esta mulher mudou-me tanto, que perdi quase toda a inclinação natural da minha alma para a virtude.”

O testemunho de Santa Teresa

Depois de algum tempo, felizmente, Teresa saiu de casa e da influência da parente. E há um grande final feliz nessa história, já que ela se tornou uma das maiores santas de todos os tempos. Mas sua experiência com a pressão dos colegas quando adolescente a deixou mudada.

Como resultado, ela queria que todos os pais soubessem o que tinha acontecido para que pudessem manter seus filhos protegidos de más influências. Ela queria que todos os pais pensassem e dessem atenção às influências sociais que cercam seus filhos. Santa Teresa, então, escreveu:

“Às vezes, fico surpresa com o mal que pode ser causado por más companhias; se eu não tivesse experimentado, não poderia acreditar. Isso é especialmente verdade quando se é jovem, pois é então que o mal é maior. Gostaria que os pais fossem avisados ​​por mim e considerassem isso com muito cuidado.”

Conselho aos pais

Para os pais modernos, boas influências também podem incluir os programas de TV, filmes e livros que nossos filhos assistem e lêem. Santa Teresa encorajou os pais a “fazerem com que seus filhos sempre, e em todos os sentidos, vejam as coisas que são boas”.

Cada criança é diferente. Então, cada família terá padrões diferentes sobre a mídia que seus filhos consomem. Mas o incentivo de Santa Teresa para proteger nossos filhos das influências negativas é um princípio que devemos levar a sério.

Santa Teresa também entendeu a influência encorajadora que bons amigos podem ter:

“Aprendi que grande vantagem advém de uma boa companhia; e tenho certeza de que, se naquela idade eu fosse amiga de gente boa, teria permanecido sã em virtude. Pois, se naquela época eu tivesse alguém que me ensinasse a temer a Deus, minha alma teria ficado forte o suficiente para não cair.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here