Vídeo do Papa: cuidando e acompanhando os doentes terminais e suas famílias

Este mês, o Santo Padre apela a que os doentes terminais “recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano”.

Fevereiro é o mês dos enfermos, por isso o Papa Francisco pede oração e compromisso com os doentes terminais e suas famílias na edição do Vídeo do Papa deste mês . O Santo Padre partilha a sua intenção de oração neste mês que marca o Dia Mundial do Doente, convocado desde 1992 por João Paulo II no dia 11 de fevereiro, memória litúrgica da Virgem de Lourdes.

Pacientes, familiares e cuidados paliativos

Dentro da cultura do descartável que o Papa Francisco tanto menciona , e com a insistência do mundo na eutanásia, Sua Santidade convida-nos a olhar para os doentes com amor – a compreender, por exemplo, que o contacto físico pode dar muito mesmo a quem já não está. consegue falar e parece não reconhecer mais os próprios familiares – e acompanhá-lo da melhor maneira possível, pelo tempo que precisar.

Não se trata de prolongar desnecessariamente o sofrimento: pelo contrário, o Papa insiste na importância dos cuidados paliativos e da família, que – como escreveu a Congregação para a Doutrina da Fé na carta Samaritanus bonus de 2020 – “está ao lado dos doentes e testemunha o seu valor único e irrepetível.

Por isso, o Papa conclui pedindo a oração e o empenho de todos para que “os doentes terminais e as suas famílias recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here