De jogador de basquete brilhante a padre fervoroso

Ele foi um excelente jogador de basquete em sua juventude, mas encontrou a fé através da providência de Deus; Ele disse sim ao sacerdócio, embora sua família não o aceitasse

Luka Klarica é um jovem sacerdote croata – de trinta e poucos anos – que atrai muitas pessoas com suas palavras e ações. Muitos de seus sermões e discursos podem ser encontrados no YouTube, com visualizações que deixariam muitos podcasters com inveja. Ele fala com a palavra viva, extraindo muitas vezes “material” para testemunhos e exemplos da sua própria vida.

Foi um excelente jogador de basquete na juventude, mas encontrou a fé mais por acaso ou pela providência de Deus, já que nem ele nem sua família iam à missa. A equipa da Aleteia na Eslovénia teve uma longa entrevista com ele.

Você passou sua juventude treinando e competindo, e mais tarde acrescentou estudos, festas e saídas ao seu estilo de vida. Do que você mais sentiu falta?

Comecei a treinar basquete muito cedo, aos nove anos. Fiquei apaixonado por esse esporte. Rapidamente me mudei de Sinj, minha cidade natal, e comecei a jogar em Split, o que marcou o início de um período mais turbulento da minha vida, cheio de altos e baixos.

Durante um procedimento médico de rotina na minha perna, uma bactéria foi introduzida no osso do calcanhar. Essa bactéria vinha corroendo o osso em diferentes intensidades há cinco anos, fazendo com que pus saísse da ferida. Apesar dessa doença difícil que passei, nunca pensei em parar de treinar.

Porque?

O desejo de sucesso desportivo, fama e riqueza material era muito forte em mim, por isso não queria desistir dos meus sonhos de infância. Se eu tivesse respondido a essa pergunta há 15 anos, teria dito que havia duas coisas que mais me faltavam: minha saúde, muitas vezes comprometida, e o sucesso que almejava.

Mas quando respondo agora, como padre católico, como pessoa que decidiu dedicar a sua vida a Jesus Cristo, posso dizer que o que mais sentia falta naquela época era um relacionamento com o Deus vivo. Deus é o único desejo e propósito verdadeiro de todo coração humano. Deus é o sucesso que eu procurava. Quem encontra Jesus Cristo certamente terá sucesso na vida. De que adianta conquistar o mundo inteiro, mas perder Deus?

Conheça o padre Luka nas fotos:

Qual foi o marco de 30 de julho de 2012?

Foi um momento crucial na minha vida. Naquele dia fui com meu irmão Kresimir a uma reunião comunitária de oração. Ouvi o catecismo sobre Deus de uma forma nova e incomum. Tratava-se de Jesus verdadeiramente vivo, que ainda hoje aparece a quem quiser, quando quiser e onde quiser. O poder e a força do Espírito Santo também foram mencionados na vida daqueles que oram a Ele, daqueles que acreditam Nele. Comecei a ouvir vários testemunhos de curas milagrosas, conversões, obras maravilhosas de Deus. Um mundo totalmente novo se abriu diante de mim, um mundo que eu não conhecia antes.

Como isso continuou?

Durante alguns meses fui regularmente às reuniões comunitárias de oração, empenhei-me e disciplinei-me, como nos desportos. Ele estava sempre ansioso para aprender algo novo sobre Deus. E então, durante uma oração, houve um encontro com o Espírito de Deus que mudou minha vida para sempre.

O Espírito Santo tomou conta do meu coração, da minha alma e do meu corpo. Eu podia literalmente sentir, tocar. Foi um toque maravilhoso do céu. O amor de Deus inundou meu coração, minha mente se iluminou, fiquei feliz em saber que Jesus está vivo, que o Espírito Santo existe, que Deus está vivo. A partir desse momento começou minha convivência com Jesus Cristo.

luka-klarica-6.jpeg

Você disse que não escolheu o momento ideal para comunicar sua decisão ao seu pai e à sua mãe, com quem praticamente nunca foi à igreja em família. Qual foi sua reação?

Foi algo muito pessoal, tanto para mim como, creio, para os meus pais, um dos momentos mais impactantes da minha vida. Foi muito difícil para mim dar a notícia porque nem minha mãe nem meu pai eram crentes ativos, eles não conheciam a Deus e não sabiam que grande graça e bênção era ter um filho sacerdote . Portanto, a notícia os surpreendeu muito. Minha mãe começou a chorar de tristeza e meu pai teve uma surpresa desagradável.

Depois de alguns anos, as coisas mudaram completamente. Na minha missa eles choraram de alegria. Se vocês estão lendo isto como pais cujos filhos escolheram uma vocação espiritual, gostaria de lhes dizer que Deus não poderia ter-lhes concedido uma graça maior. Encorajo-vos a rezar pelos vossos filhos e a entregá-los de todo o coração ao coração de Deus. Caso contrário, estarão a causar o maior dano a si próprios e aos seus filhos, e a muitas outras almas a quem Deus quer salvar, confortar e deleitar através dos seus filhos.

Se vocês estão lendo isto como pais cujos filhos escolheram uma vocação espiritual, gostaria de lhes dizer que Deus não poderia ter-lhes concedido uma graça maior. “Eu encorajo você a orar por seus filhos.”

Durante oito anos, a sua mãe não pôde aceitar a sua vocação sacerdotal. O que o fez mudar de idéia?

Jesus Cristo mudou de idéia. Há três anos, confessou-se ao irmão da minha comunidade Omnia Deo, padre Tomislav Kutlesza. Imediatamente depois, o padre rezou por ela diante do Santíssimo Sacramento e ocorreu um acontecimento milagroso. É interessante que isso tenha acontecido na véspera da festa de Pentecostes, mesmo dia do encontro com o Espírito de Deus e o Seu amor. Ela experimentou uma paz sobrenatural indescritível e um amor de Deus que ela nunca havia sentido antes. Foi então que ele me disse pela primeira vez, oito anos depois da minha conversão: “Meu filho, só agora posso te entender”.

Numa entrevista você disse que com o Senhor até a cruz pode se tornar doce. Você conhece algum exemplo como esse no seu bairro?

Gostaria de destacar o exemplo da minha mãe espiritual, Jozefina Glasnović. É uma mulher de virtudes extraordinárias e de amor à Cruz. Ela foi diagnosticada com um tumor aos 29 anos e era mãe de cinco filhos. Sua primeira reação foi preocupação e medo pelos filhos, pois o que mais a magoou foi que eles cresceram em um mundo tão duro, sem o amor e o carinho de uma mãe.

Depois do choque inicial, ela se recompôs e assumiu um compromisso com Deus: “Eu me entrego completamente a você por meio de Maria, sou sua, viva ou morta. Se você quer preservar minha vida, faça-o, mas que seja feita a sua vontade, não a minha. Mas confio que através de Mãe Maria você me ouvirá.

O que aconteceu depois?

Ele decidiu ir a Medjugorje e prometeu a Deus que iria à missa todos os dias, buscaria e faria a vontade de Deus, confessaria pelo menos uma vez por mês e se entregaria incondicionalmente a Deus, não apenas por sua família, mas por todos que ele conhecia. sabia. Deus gostaria. Este foi o momento de sua entrega total ao Senhor.

Após retornar de Medjugorje, os exames mostraram que não havia nenhum vestígio de doença. Deus a curou milagrosamente, mas maior que a cura foi a sua amorosa aceitação da pesada cruz nas mãos de Deus. Quatro anos depois, ela deu à luz seu sexto filho.

Ela diz muitas vezes que esperava mais a morte do que a vida, mas que Deus a deixou viver para mostrar com o seu exemplo o verdadeiro amor da cruz, que abraçamos com amor, e o seu poder e doçura. Sua vida é uma inspiração pessoal para muitos, inclusive eu, para carregar as cruzes da vida da maneira certa, com Deus e para Deus. Ele é capaz de transformar as situações mais difíceis da vida nos momentos mais preciosos, se os aceitarmos com amor.

Nada abre tanto o nosso coração ao conforto e à proximidade de Deus como a cruz. A proximidade de Deus nas situações difíceis da vida torna fácil a cruz. É por isso que Jesus diz: “Meu jugo é suave, meu fardo é leve”. O fardo é leve porque Jesus o carrega conosco, mas o jugo é doce pela sua proximidade e presença em nós.

Como você pode levar a fé e o sentido da vida aos jovens em circunstâncias semelhantes à sua?

É muito importante viver uma vida cristã autêntica e cultivar o nosso próprio entusiasmo por Jesus Cristo. A vida com Deus é tudo menos chata. Ser plenamente de Deus, lutar por uma vida santa, este é o maior ímã de Deus para todos, inclusive para os jovens. Portanto, a resposta para todas as crises de fé é viver uma vida virtuosa e santa. A santidade atrai, a santidade dá sentido, traz alegria completa e profunda ao coração humano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here