Unidos venceremos o Covid-19

    “O coronavírus afeta todos os aspectos da vida humana, e precisamos usar todas as ferramentas à nossa disposição para compartilhar informações que salvam vidas com todas as pessoas do mundo inteiro. Propagar ensinamentos verdadeiros sobre o distanciamento físico, usar a máscara, higiene e o conhecimento dos sintomas”. “Tenhamos respeito e caridade para com todos!”. Com a união de todos e obedecendo as diretrizes prescritas, vamos vencer esta pandemia com certeza!

    Um estudo publicado no dia 10 de junho de 2020 na “Proceedings of the Royal Society A” intitulado “A modelling framework to assess the likely effectiveness of facemasks in combination with ‘lock-down’ in managing the COVID-19 pandemic”, aborda dois modelos matemáticos que foram utilizados para avaliar o impacto do uso de máscaras faciais na pandemia de COVID-19 e mais do que isso, numa segunda onda da doença.

    Stutt e seus colaboradores utilizaram dois métodos complementares de modelagem para testar a eficácia do uso de máscaras faciais pela população na redução do R0 do vírus SARS-Cov-2.

    O primeiro método avaliou duas variáveis essenciais nesse processo: proporção da população que usa máscaras faciais e a eficácia da máscara na redução da transmissão (aqui levando em conta os mais variados tipos de máscara e seus materiais de confecção).

    O segundo método utilizou uma adaptação do modelo SIR, buscando investigar a proteção conferida pela uso de máscaras faciais para os indivíduos suscetíveis em diferentes períodos de distanciamento social.

    Este estudo propicia uma evidência favorável ao uso das máscaras por toda a população, validando o potencial das máscaras faciais para reduzir a transmissão e a proteção conferida por elas, principalmente para os indivíduos dos grupos de risco, pois a máscara reduz a inalação do inóculo viral.

    POR FAVOR, NÃO SE ESQUEÇA: USE MÁSCARA!

    PROTEJA-SE E PROTEJA OS OUTROS!

    Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.

    Qualificado em Psicologia Clínica e Educacional

    Trabalha Clinicando na Comunidade de Ação Pastoral – CAP

    Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ.

     

    Fontes:

    https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6130:covid-19-materiais-de-comunicacao&Itemid=0

    https://academiamedica.com.br/blog/segunda-onda-de-covid-19-a-adesao-ao-uso-das-mascaras-pode-ser-fator-determinante

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    7 + 1 =