Escrito por Nilo Luza, a obra Uma Introdução ao Pentateuco, publicada pela PAULUS Editora, traz um estudo detalhado sobre os cinco primeiros livros da bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Neles estão contidas as narrativas sobre a criação do mundo e da humanidade, a vida dos patriarcas e matriarcas, a descida para o Egito, a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, sob a liderança de Moisés, o qual lhe entregou as leis para a organização e a boa convivência da comunidade. É uma história que vai desde a criação até a morte de Moisés.
Na obra, o leitor encontrará uma introdução ao Pentateuco com explicações sobre sua origem, quando e por quem foram escritos. Além disso, o autor apresenta as teorias sobre a diversidade de textos e gêneros entre elas, a Teoria Documental de Wellhausen. Segundo o pensamento, o Pentateuco seria resultado de quatro principais fontes ou tradições: Javista, Eloísta, Sacerdotal e Deuteronomista.
Para os pesquisadores, o Pentateuco não foi escrito na época dos acontecimentos, mas demorou séculos a ser formado como o conhecemos hoje. Os autores procuram mostrar a presença de Deus nos acontecimentos históricos.
Na sequência, o autor dedica um capítulo para cada livro. Para facilitar o estudo e compreensão, Nilo Luza introduz o leitor no que é o livro e suas principais características e depois explica os capítulos de acordo com o acontecimento e narrativa.
Nilo Luza entrou no Seminário Paulino em Caxias do Sul, onde iniciou sua caminhada vocacional. Em São Paulo, cursou Filosofia e Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP). Fez especialização em Bíblia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. É redator de Liturgia Diária e do O Domingo, subsídios litúrgicos da PAULUS.