Os Profetas: Vocação Para a Liberdade e Solidariedade

Subsídio oferece estudo Bíblico sobre os Profetas

O livro Os Profetas: Vocação Para a Liberdade e Solidariedade, de autoria de Luiz Alexandre Solano Rossi é o segundo volume da Coleção O Mundo da Bíblia, publicado pela PAULUS Editora. A obra deseja ler toda a literatura profética do Antigo Testamento, a partir de duas palavras chaves, importantes tanto no passado como no presente: Liberdade e Solidariedade. Nesse sentido, os leitores são convidados a refletir sobre a identidade dos profetas de Deus. O livro oferece um estudo claro e objetivo relacionado à missão, projetos e ações, conforme os registros das Sagradas Escrituras.

Solano Rossi desmitifica a imagem do profeta ainda presente no imaginário de muitas pessoas, sob a fisionomia de uma pessoa mais velha, com barbas longas e olhos semiabertos, que fala sobre as catástrofes do futuro, sem estabelecer conexão entre as diversas realidades. Este por sua vez, segundo ele, pode até pode ser chamado de profeta, contudo, não se trata do mesmo profeta encontrado na Bíblia.

Com efeito, o livro apresenta o verdadeiro profeta como alguém escolhido por Deus e, capaz de interpretar o momento histórico e o desejo de Deus para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna. Segundo o autor, os profetas viveram em uma época sombria e muito difícil para todo o povo, eles viveram na época dos reis, sob a supervisão da monarquia, tanto no reino do norte quanto no reino do sul. Nessa conjuntura, a monarquia era um sistema político econômico, baseado nos tributos, esses tributos eram pagos pelos camponeses do povo de Deus, e isso, gerava uma série de conflitos e causava o empobrecimento da maior parte do povo.

Assim a publicação enfatiza que, os profetas foram chamados por Deus para dar voz aos mais vulneráveis. O volume aborda os profetas como personagens que falam de um Deus que preza pela liberdade, solidariedade e proteção de seu povo. São profetas, segundo o autor, que não ficam olhando o futuro, mas são leitores de seu próprio tempo e que transmitem a Palavra de Deus. Tais palavras buscam responder aos problemas, perguntas e necessidades dos mais fracos e necessitados. Solano ressalta que, esses profetas tem uma profunda sensibilidade à maldade, a injustiça, empobrecimento e violência. Para eles, jamais será algo natural, a escravidão do povo de Deus, vítimas do poder exacerbado de falsas lideranças.

Com linguagem acessível, o livro pode ser lido por todos. Tanto por aqueles que, jamais estudaram a Bíblia e desejam iniciar a sua caminhada com a Palavra, quanto por aqueles que já possuem uma trajetória nos estudos bíblicos.

Luiz Alexandre Solano Rossi tem pós-doutorado em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary, na Califórnia. É doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior de Estudos Teológicos (IDESET), em Buenos Aires. Autor de mais de quarenta livros publicados no Brasil e no exterior, é professor-adjunto na PUCPR, no programa de mestrado e doutorado em Teologia, e professor no UNINTER (Centro Universitário Intenacional).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

doze − sete =