25.4 C
São Paulo
quarta-feira, 24 abril, 2024.
Início Cotidiano Uma escola para evangelização de jovens

Uma escola para evangelização de jovens

The Church of the Holy Sepulcher in Jerusalem reopened today, on 28.02.2018 Last Sunday, the Catholic, Greek Orthodox and Armenian church leaders had jointly decided to close the sanctuary indefinitely. They wanted to protest against two controversial proposals in the city. Photo: Catholic, Greek Orthodox and Armenian church leaders in front of the sanctuary in Jerusalem

Em 2014 foi fundada, em Cotonou, sede do governo de Benin, uma escola para evangelização de jovens entre 18 e 30 anos. Conhecida como o projeto “Jeunesse Bonheur” (felicidade da juventude) é apoiada regularmente pela ACN. É derivada do famoso projeto “Jeunesse Lumière” da França, que foi iniciado pelo conhecido Padre Daniel Ange.

O norte de Benin é principalmente muçulmano e os cristãos são uma pequena minoria. No sul do país a população consiste principalmente de cristãos e de pessoas das religiões pagãs tradicionais africanas. O vudu é largamente praticado e a superstição é muito comum – mesmo entre os cristãos. Por essa razão foi criado esse projeto. Nele os jovens passam um ano inteiro vivendo juntos sua fé, a conhecendo melhor e descobrindo como transmiti-la aos outros com alegria.

Evangelização que já dá frutos

Essa “escola de evangelização” torna a Igreja de Benin pioneira na África, e desde 2014 jovens e adultos têm podido participar de seus vários programas. Eles vão às escolas e visitam famílias, prisões e idosos. Além disso partilham sua fé com todos os que os quiserem escutar.

Isso tem dado muitos frutos. Dos jovens que participaram dos primeiros quatro anos do programa, doze entraram para o seminário e mais cinco para ordens religiosas. Vários iniciaram suas próprias famílias cristãs, enquanto outros encontraram trabalho dentro da esfera da Igreja e agora têm parte ativa nela.

Ampliação para atender mais jovens

No entanto, a escola de evangelização foi fundada, no início, de forma provisória e em condições temporárias. Mas isso não diminuiu o entusiasmo dos envolvidos. A longo prazo, o centro necessita de uma estrutura apropriada, pelo menos para poder acomodar mais participantes. Eles esperam que, no futuro, jovens de outros países africanos venham participar do programa.

Um novo prédio está sendo construído aos poucos, por estágios. A primeira parte, que está sendo construída agora, é um local de abrigo para jovens rapazes. A ACN já prometeu ajudá-los em mais essa iniciativa e conta com seus benfeitores para tornar realidade mais esse sonho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here