Um país plural

    Neste dia 22 de abril de 2024 recordamos a chegada dos portugueses ao Brasil. Já se passaram 524 anos e o nosso país ainda tem muito a se desenvolver. É necessário avançar não no âmbito geográfico, mas no respeito ao próximo e na dignidade humana.

    O país ainda tem muito a progredir no combate à violência, ao tráfico de drogas, oferecer saúde de qualidade para a população e boa educação para as crianças. Precisa crescer ainda numa maior oferta de trabalho e renda para a população e, com isso, combater o maior dos males, que é a fome.

    Neste dia peçamos a Deus para que essa terra seja abençoada cada vez mais. Rezemos para que tenhamos bons governantes e que olhem para as necessidades da população. Somos privilegiados de certa maneira, pois no Brasil não temos terremotos, vulcões, e outros fenômenos catastróficos. No Brasil também não há guerras, a não ser infelizmente as “guerras urbanas” que acompanhamos pelo país afora.

    Essa terra sempre foi abençoada por Deus, tanto que os primeiros nomes dados ao nosso país assim que os portugueses assim chegaram foi: “Ilha de Vera Cruz”, “Terra de Santa Cruz”, e ainda foi celebrada uma missa assim que aqui chegaram. É claro que ao longo do tempo o nosso país passou por muitas transformações, como por exemplo, tivemos duas capitais federais antes de ser a atual Brasília, foram elas: São Salvador da Bahia e a nossa São Sebastião do Rio de Janeiro.

    A primeira missa aqui em terras brasileiras aconteceu no Domingo, dia do Senhor, no dia 26 de abril de 1500. O celebrante foi o Frei Henrique de Coimbra, OFM, que estava na comitiva de Pedro Alvares Cabral. Após a celebração da missa, os comandantes da expedição decidiram enviar uma embarcação a Portugal para anunciar a nova terra. Pero Vaz de Caminha foi nomeado para relatar, com detalhes, as novidades da nova terra encontrada.

    Na verdade, o primeiro nome dado às terras brasileiras, foi “Ilha de Vera Cruz”, pois Pero Vaz de Caminha achava que o Brasil era uma grande ilha, depois alterou para “Terra de Vera Cruz”. Estima-se que quando os portugueses aqui chegaram havia sete milhões de indígenas habitando no Brasil.

    Repetindo o que aconteceu no dia do descobrimento do Brasil, somos convidados, na medida do possível, a participar da santa missa nesse dia rezando pela nossa pátria e por cada um que vive nela.

    As controvérsias das narrativas são grandes, pois alguns criticam o país e dizem que nunca foi descoberto pois Pedro Álvares Cabral e sua comitiva invadiram a terra que era dos indígenas e outras coisas. Mas, é uma data que marca um momento histórico que transformou esta terra, pois, bem ou mal vivemos aqui, ganhamos o pão de cada dia nela, os filhos e netos estudam aqui e hoje numa grande miscigenação de etnias e nacionalidades.

    O Brasil é o país do futebol e da alegria, mas é também o país do trabalho, do esforço, do estudo, o brasileiro é aquele que cai, mas sabe superar as dificuldades e seguir em frente. A nossa vida deve ser assim, não é a todo momento vamos estar bem, em algum momento não estaremos, mas temos que aprender a superar aquele momento difícil e seguir em frente que as coisas vão melhorar. Assim é o nosso país, tem momentos em que as coisas estão bem, mas há momentos em que não, não devemos desanimar, mas seguir em frente que as coisas vão melhorar. Temos que sempre acreditar e ter fé.

    Vivemos em uma “casa comum”, como diz o Papa Francisco, muitas vezes somos responsáveis pelo bom andamento das coisas ou não. Nós somos responsáveis por cuidar para não poluir o meio ambiente, economizar água, economizar luz, deixando um futuro melhor para os filhos e netos. Nós também somos responsáveis em escolher os governantes, o voto é muito importante, pois o futuro do país depende de nosso voto. Portanto, somos responsáveis por nossas escolhas e pelo futuro de nosso país.

    Não esqueçamos do nosso compromisso com o país e sua história e rezemos por nossa pátria. Normalmente temos o costume de rezar por nossa pátria somente no Dia da Independência do Brasil, mas esta data ded 22 abril é importante, tanto que inclusive já foi até feriado. Primeiro fomos colônia de Portugal e depois nos tornamos independentes. Como já dissemos acima recordando aquilo que aconteceu há 524 anos atrás se possível participe da missa nesse dia, pedindo que a nossa pátria seja abençoada cada vez mais.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here