Chamados a semear a esperança e a construir a paz

    Mensagem do Papa Francisco para o 61° dia Mundial de Oração pelas Vocações

     Neste dia 21 de abril de 2024 celebraremos o quarto Domingo da Páscoa e esse dia é conhecido como o Domingo do Bom Pastor. É o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Em todos os anos, o Papa publica uma mensagem a fim de que todos os fiéis celebrem com mais disposição e alegria esse dia.

    Aqui no Brasil em particular, celebramos em agosto o mês das vocações, a cada Domingo, a cada batizado, é chamado a uma vocação em particular, seja o chamado ao sacerdócio, a vida religiosa e consagrada, a família, aos leigos e a vocação de catequista. Quando nós falamos em vocação não podemos pensar somente na sacerdotal, existem outras formas de servir a Deus que não necessariamente através do sacerdócio.

    Por isso, a mensagem do Papa Francisco é para todos os batizados e batizadas chamados a edificar o Reino de Deus ou, como diz o tema de sua mensagem, chamados a semear a esperança e a construir a paz. Esse domingo é considerado das vocações, porque todos nós temos que ser bons pastores uns com os outros.

    É claro que quando falamos em vocação logo pensamos em vocação sacerdotal e religiosa, mas, como dissemos acima, cada um de nós é chamado a uma vocação, e descobriremos a qual vocação somos chamados através da vida de oração. É na intimidade com o Senhor que descobriremos a qual vocação Ele nos chama.

    É evidente que é necessário rezar para que não faltem sacerdotes, pois sem sacerdotes não há Eucaristia e sem Eucaristia não há Igreja. É preciso rezar ao Senhor da messe que envie operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos. Precisamos de sacerdotes que sejam de fato bons pastores que vão de encontro ao povo e cuidem das ovelhas feridas.

    Além de rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas, rezemos por todos os batizados e batizadas para que nesse dia se sintam tocados por Deus para abraçar uma vocação e contribuir na edificação do Reino de Deus. Tem uma oração curta, mas que podemos fazer ao longo desse dia dedicado ao Bom Pastor e quem sabe ao longo dessa semana: “Enviai Senhor muitos operários, pois a messe é grande e os operários são poucos”.

    O Dia Mundial de oração pelas vocações foi instituído pelo Papa São Paulo VI, em 1964, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II. O Papa Francisco escreveu na mensagem para o dia das vocações do ano passado, que essa feliz e providencial iniciativa de Paulo VI, faz com que os membros do povo de Deus pudessem responder individualmente ou comunitariamente o chamado que Deus lhes faz no mundo de hoje. A vocação tem seus desafios e conquistas, momentos bons e ruins, mas tudo é graça de Deus. São os momentos difíceis que nos tornam mais fortes e exigem a nossa resposta.

    Com o tema escolhido para a mensagem desse ano, o Papa Francisco se dirige a todos nós para dizer que cada batizado, somos povo a caminho, e chamados por Deus a semear a esperança e construir a paz. Vivemos num mundo marcado pelas guerras, conflitos de poder e de interesse, onde um quer ter mais do que outro. Por isso, a diferença deve começar a partir de nós católicos, construindo laços de paz e de esperança.

    Jesus enquanto esteve entre nós pregou o amor, tanto que resumiu os dez mandamentos em dois, não excluindo os outros oito, dizendo: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o teu entendimento. Este é maior e o primeiro mandamento. O Segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Toda a Lei e os profetas dependem destes dois mandamentos” (Mt 22, 37-30).

    Com isso, o Papa Francisco quer dizer que todos nós somos vocacionados ao amor. Inclusive seja qual for a vocação que escolhermos temos que assumi-la com amor, de coração sincero, pois senão, não seremos bons padres,     bons pais de família, bons catequistas e bons religiosos. Para poder semear o amor e a esperança é necessário antes de tudo ter o amor dentro de si, e ainda, assumir aquela vocação por vontade própria e não porque foi obrigado por outros. Nada que fazemos obrigados por alguém dá certo.

    Nesse dia do Bom Pastor e que recordamos as vocações é oportunidade de renovarmos o nosso compromisso assumido, ou seja, o Papa Francisco recomenda ir diante do Senhor e agradecer o chamado ao qual Ele lhes fez. Renovar o compromisso do sacerdócio e da vida consagrada, renovar o compromisso de ser cristão pelo batismo e também o carisma de catequista, e ainda renovar o compromisso de ser um bom catequista.

    Ainda na mensagem desse ano o Papa se dirige aos jovens, inclusive àqueles que não são ativos na igreja, para que se deixem fascinar por Jesus e busque por Ele, e ao encontrá-lo busquem a resposta de qual vocação abraçar. Jesus respeita a vontade de cada um, nos da liberdade, mas nos propõe o caminho certo a seguir. Se quisermos buscar respostas as nossas dúvidas abramos as páginas do Evangelho.

    O Papa Francisco ainda diz na mensagem que somos povo a caminho, há diversos ministérios e carismas na Igreja que podemos abraçar. Temos que ser cristãos autênticos e identificados com alguma pastoral na paróquia, não podemos simplesmente frequentar as missas e ir embora, mas temos que colaborar na edificação do reino de Deus. Ele disse ainda que o Dia Mundial de Oração pelas Vocações desse ano traz a marca da sinodalidade, ou seja, do mesmo modo que o sínodo, somos chamados a “ouvir a voz do Espírito Santo”.

    Por fim, o Papa Francisco conclui dizendo que cada cristão católico é chamado a ser construtor da paz. Conforme dissemos acima, o mundo já está muito violento, e cada um de nós como discípulos de Jesus temos que andar na contramão da sociedade e como o próprio Mestre nos ensina temos que oferecer a outra face e não cabe ao cristão promover ódio, mas sim construir pontes de paz.

    Aproveitemos esse quarto Domingo da Páscoa e rezemos por todas as vocações e agradeçamos a vocação a qual Deus nos chamou. Renovemos o nosso compromisso de servir a Deus e ao próximo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here