Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos. 30/06/24 – Mateus 16,1319.

    Texto iluminador: “e vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que Eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” Mt 16, 13-15.

    1- “Quem dizem os homens de ser o filho do Homem?” Geralmente, são os homens que perguntam, “mas afinal de contas, quem é Jesus Cristo? Infelizmente, nem sempre, esperam pela resposta. Agora, ao invés, é Cristo quem perguntou aos apóstolos, o que eles pensavam Dele… não que Ele não o soubesse. Sabia-no parcialmente. Por isso, era preciso, iluminar lhes a mente, aquecer seus corações e inspirar-lhes plena confiança.  De fato, eles respondendo, mostraram ainda insegurança, mesmo que responder, o que outros pensam, não seja tão difícil e talvez nem comprometa. Os Apóstolos, mesmo ainda, não tendo clareza, já colocaram Jesus, entre os grandes personagens, da história da salvação.  Mas isso, não bastou para Jesus.

    2- “E vós, quem, dizeis que Eu sou”. Pedro então, divinamente inspirado, respondeu: “Tu és o Cristo o Filho de Deus vivo”.  Pedro, então respondeu corretamente, uma vez que falava iluminado pela graça do Espírito Santo. De fato, Jesus o vinha preparando, para a futura missão quando então, uma vez mais, lhe perguntou definitivamente: “Pedro, tu me amas mais, que estes?” (Jo 21, 15).  Jesus então acrescentou “apascenta o meu rebanho, meus cordeiros e minhas ovelhas”. O que Pedro falou, com palavras, mais tarde, comprovaria com atitudes, morrendo crucificado, como o Mestre. Aprendera. Aliás, nem se achou digno de ser crucificado, tal qual o mestre. Quis ser pregado na cruz, de cabeça para baixo selando assim definitivamente, sua solene profissão de fé.

    3- E Jesus, então, lhe respondeu: “e tu és Pedro e sobre esta pedra, edificarei a minha Igreja”. (Mt 16,18). A fé Petrina foi a rocha, sobre a qual, edificaria Sua Igreja pois, a rocha mesmo, sempre, foi e será Jesus Cristo, como afirma São Paulo. (1Cor 3,11).

    Os apóstolos formaram a primeira Igreja- a de Jerusalém.  Assumiram a missão que Jesus, lhes confiara. Todos, exceto João, selaram seu juramento, derramando seu sangue pelo martírio. João não foi martirizado, mas não deixou de ter, uma vida de mártir. A Igreja, portanto, começou muito bem.

    4- E Jesus prometeu ainda mais a Pedro: “dar-te-ei as chaves do Reino dos céus; o que ligares na terra, será ligado no céu; e o que desligardes, na terra será desligado no céu, (Mt 16, 19). Assim, Jesus avalizava no céu, o que Pedro e os apóstolos sacramentariam na terra. A Igreja é, pois, divina, porque é obra de Deus (do Pai, do Filho e do Espírito Santo). Procede da nova e definitiva aliança, como, outrora, o povo de Israel tinha origem do antigo pacto. A Igreja é, portanto, Santa, porque resulta do sangue de Cristo e da vinda do Espírito Santo, mas também, pecadora em seus membros: nós, homens e mulheres. Ela, já, sofreu muito e certamente mais sofrimento a espera. No entanto, continuará invicta “pois as forças do inferno, não prevalecerão contra ela”. (Mt 16, 18.)

    5 – Não sejamos, pois, tímidos nem medrosos.  A vontade do Salvador e suas palavras serão invencíveis. “Tudo que ligardes ou desligardes na terra, será ligado ou desligado também nos céus” (Cf. Mt 16,19.)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here