No dia 30 de junho celebraremos a Solenidade de São Pedro e São Paulo, as duas colunas da Igreja, comemoramos também nesse dia o Dia do Papa, por ser o sucessor de Pedro, e somos convidados a rezar por ele e por sua missão. Temos que rezar nesse dia por toda a Igreja de maneira geral, pelo Papa, bispos, presbíteros e diáconos. Rezar para que todos os seus membros sejam fiéis ao seu chamado que Cristo lhes fez.
Ao celebrarmos São Pedro e São Paulo e ao comemorarmos o dia do Papa comemoramos também o dia da Igreja, pois o Papa, como sucessor de Pedro, é um instrumento e sinal de Cristo aqui na terra. Cristo é a cabeça da Igreja e nós somos os membros e temos que estar ligados a cabeça que é Cristo e em comunhão com os demais irmãos.
O dia de São Pedro e São Paulo é em 29 de junho, mas a Igreja no Brasil transfere a solenidade para o Domingo seguinte para que possa haver uma maior participação dos fiéis. O Domingo é o dia dedicado ao Senhor por excelência, nenhuma outra solenidade pode ocupar o domingo, mas devido ao grau de importância dessa festa celebra-se essa solenidade no Domingo.
No dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo somos convidados a contribuir através do “Óbolo de São Pedro”, ou seja, na hora da apresentação das ofertas o dinheiro que doaremos não ficará na Igreja local, mas será destinado a ser o nosso presente para o Santo Padre e assim contribuir nas missões apostólicas e sociais, na missão do Papa Francisco, como a caridade que o Papa desenvolve nas tragédias da humanidade, como recentemente enviou uma expressiva doação para o povo do Rio Grande do Sul. Por isso, contribuamos com generosidade para que o Papa continue sua missão de levar adiante a palavra de Cristo.
A contribuição do Óbolo de São Pedro acontece sempre na solenidade de São Pedro e São Paulo, lembrando sempre que a coleta visa ajudar na missão do Papa, que é vigário de Cristo na terra e sucessor de Pedro.
A prática da doação para o Óbolo de São Pedro tem origem por volta do século III, depois da conversão dos anglo-saxões, os quais se sentiram “tão ligados ao bispo de Roma que decidiram enviar, de maneira estável, uma contribuição anual ao Santo Padre”. Mas, somente em 1871, o Papa Pio IX a regularizou através da encíclica “Saepe Venerabilis”.
Do mesmo modo que no início da Igreja primitiva, onde os fiéis colocavam tudo em comum aos “pés dos apóstolos”, nos dias de hoje todos são convidados a fazerem o mesmo, ou seja, colocarem em comum todos os bens que possuem, partilhar com os demais aquilo que tem a mais. Do mesmo modo que partilhamos a Eucaristia, alimento espiritual, temos que partilhar com os demais aquilo que é material. Cumprindo, dessa forma, o mandato de Jesus de amar uns aos outros.
Ao fazermos a doação para o Óbolo de São Pedro, além de cooperarmos com a missão da Igreja, demonstraremos o nosso amor e respeito ao Papa, a Igreja, e ao próximo. Através do nosso batismo nos toramos discípulos e missionários de Jesus e passamos a pertencer a Igreja, e confirmamos esse discipulado e missão ajudando naquilo que for necessário e nas coletas que a Igreja propõe ao longo do ano, como por exemplo o Óbolo de São Pedro.
A doação para o Óbolo de São Pedro é uma forma de exercermos a caridade, que é uma virtude cristã que, sempre que possível, temos que exercê-la. Paulo, na segunda Carta aos Coríntios (2Cor 8,8), exorta a solicitude da comunidade em favor dos mais pobres como ocasião para provar a sinceridade do amor. Por isso, impulsionados pelas palavras do apóstolo Paulo sejamos caridosos e tenhamos no coração a certeza de que aquele dinheiro que ofertaremos nesse dia ajudará o Papa em sua missão e a Palavra de Deus continuará a ser anunciada nos locais mais longínquos. O mesmo Apóstolo diz que tudo no mundo é passageiro, menos a caridade.
Como membros da Igreja de Cristo, temos que viver em plena comunhão com essa Igreja e com os demais membros. Por isso, não podemos somente cumprir o preceito aos Domingos participando da Santa Missa, mas é dever do cristão fazer a sua contribuição, não somente com o Óbolo de São Pedro, mas com as outras coletas que têm ao longo do ano, além do dízimo e outras doações para ajudar a paróquia.
Sejamos generosos no Óbolo de São Pedro de 2024! Quem faz a sua doação tem mérito de evangelizador! Contribuamos com a missão do Papa e da Igreja, fazendo a nossa oferta do Óbolo de São Pedro. Além de fazer a oferta, rezemos pelo Papa e por sua missão de ser o Vigário de Cristo e sucessor de Pedro aqui na terra. Rezemos de um modo geral pela Igreja para que possa continuar sendo um sinal de Cristo aqui na terra. Coloquemos tudo em comum, assim como acontecia na Igreja primitiva.