SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS

    “Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa”. (2Tm 4,8)

                     Celebramos hoje a Solenidade de São Pedro e São Paulo, os Dois “Irmãos”, os Dois Mestres, as Pedras Fundamentais da fé. São Pedro, o pescador, foi chamado por Jesus Cristo para ser “Pescador de Homens” e Chefe da Igreja, onde é confiado a Pedro as chaves do Céu. São Paulo, após sua conversão na estrada de Damasco, toma consigo a missão dada por Cristo de “anunciar a todos os povos”, através de suas viagens e evangelização as terras que passara. E mesmo em sua prisão, não deixou de anunciar a Boa Nova as comunidades através das “cartas do cativeiro”.

    A Primeira Leitura extraída do Atos dos Apóstolos (cf. At 12,1-11), demonstra o cuidado de Deus àqueles que são testemunhas da Sua Palavra e não temem vivenciar o apostolado. Lucas relata a prisão de Pedro, decretada pelo rei Herodes, onde a intenção era apresentar ao povo após a festa da Páscoa. “Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele” (cf. At 12,5), Lucas enfatiza neste ponto, a oração da comunidade e a solicitude de Deus para com eles, pois ao enviar o anjo para libertar Pedro, demonstra o zelo pelos seus escolhidos, afinal perpassar pelas guardas e pelo portão de ferro, enfatiza que não obstáculos para Deus e a realização de Seus Planos.

    A Segunda Leitura retirada da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4,6-8.17-18), Paulo apresenta o seu “testamento”, fazendo uma espécie de “balanço final” da sua vida. Paulo recorda que Deus sempre este ao seu lado no anúncio da Boa Nova, onde foi enviado as nações e libertado da boca do leão. E exorta a todos enfatizando o cumprimento da promessa de Deus: “Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa”. (2Tm 4,8).

    O Evangelho de Mateus (Mt 16,13-19), Jesus questiona aos seus discípulos “quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Simão responde “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”, a partir desta resposta, Jesus revela que somente Deus poderia suscitar tal resposta a Pedro, portanto a partir dali Jesus convoca a comunidade dos discípulos a ser organizar à volta de Pedro – “Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus” (cf. Mt 16,18-19) – assim, Pedro é instituído o Primeiro Papa, onde irá organizar as primeiras comunidades que acolher e aderir a proposta de Salvação que Jesus oferece.

             Ao celebrar esta Solenidade de São Pedro e São Paulo, que possamos seguir o exemplo da fidelidade a Jesus Cristo que eles testemunharam em suas vidas até a morte e, o testemunho e a propagação do projeto de Salvação de Deus para toda a humanidade.

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here