Sete palavras de Jesus na Cruz

    “Ainda hoje, estarás comigo no céu(paraíso). (Lc 23, 48).

    Antes, de todas as palavras pronunciadas por Jesus em sua vida, a grande Palavra (do Pai) é Jesus mesmo. A Ele devemos ouvi-Lo e valorizá-Lo. Cabe-nos, ainda, segui-Lo e anunciá-Lo, além de adorá-Lo. Ele é o Dabar, o Verbum Patris. Maria O acolhe, amorosamente, em seu seio. Os apóstolos, após sua experiência pentecostal, o anunciaram, então, pelo mundo afora. Jesus é, portanto, a eterna Palavra do Pai, o Evangelho, a salvação.

    Dito isto, podemos encarar algumas palavras do Mestre. São muitas, mas, agora, nos interessam, as sete da Cruz. 2.1- Nem vou ater-me a todas pois, são muto ricas e o espaço é reduzido.

    Analisarei, apenas duas. 3.1- “Tenho sede” (Jo, 19, 28b). Jesus tinha sede e, ainda a tem, hoje. Um dia pedira água à samaritana (cf. Jo 4). Mas não consta que, tenha bebido. Depois, é Ele quem lhe (à samaritana) oferece água. Aliás, a água é um dos temas preferidos de Jesus. Hoje, Ele continua a ter sede. Sede de amor, de justiça, de paz, de oração, de experiência de Deus, de solidariedade, de fraternidade e de um mundo melhor, pois, o presente, está afastado de Deus. Por isso, há tanta falta de sentido na vida e, de outro lado, cresce o discurso da angústia, do ódio, do suicídio, da morte, das drogas e das guerras. Falta Deus na sociedade e amor entre os próprios cristãos. Por isso, Jesus continua a sentir sede.

    “Tudo está consumado”. (Jo 19, 30). Todos nós ficamos felizes, quando concluímos nossa tarefa, nossa missão. E Jesus, também. Lançando um olhar retrospectivo e circunspectivo, podia concluir: a missão recebida do Pai, estava consumada. Era só enviar o Espírito Santo e entregar-Se nas mãos do Pai, de quem viera. Nem a querida mãe, esquecera. Ele a confia a João, e este, à ela. Podia morrer: dolorido, mas feliz. Nunca, nem antes, nem depois, algo foi tão bem realizado. 4.1- As sete palavras de Jesus, na cruz, podem e devem ser meditadas; as duas apresentadas, eu as aconselho, para atualizá-las e aprofundá-las, mais no tempo quaresmal e na Semana Santa. Boa meditação para todos(as) e que, aprendamos a valorizar mais a Palavra de Deus, normativa para vida de diuturna, de todos nós.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here