São José teria visitado os carmelitas ao retornar do Egito?

Segundo uma tradição medieval, a Sagrada Família, em exílio, visitou os santos eremitas no Monte Carmelo

Alinhagem espiritual da ordem carmelita remonta aos tempos do profeta Elias e dos eremitas que viveram no Monte Carmelo durante muitos séculos. Esses eremitas já estavam estabelecidos naquele monte durante o período da vida terrena da Sagrada Família. Algumas tradições medievais, de fato, afirmam que São José, Nossa Senhora e o Menino Jesus os visitaram durante o seu trajeto de volta do exílio no Egito.

De acordo com a obra “An Outline of Carmelite History“, publicada em 1926, o Monte Carmelo era um local de peregrinação para o povo judeu.

O Carmelo era um famoso local de peregrinação para os piedosos israelitas. Não é de todo improvável que Maria tenha visitado o monte sagrado quando criança, junto com seus pais Joaquim e Ana, já que a sua casa em Séforis, capital da Galileia, ficava bem próxima. Também é tradição que a Sagrada Família tenha permanecido ali por algum tempo ao retornar do exílio egípcio, fixando residência na Escola dos Profetas. A possibilidade existe, pois o Carmelo fica na rota direta entre o Egito e Nazaré“.

A maioria dos historiadores modernos classifica essa hipótese na categoria de “lenda”, mas os carmelitas, de fato, estão entre as primeiras ordens religiosas a homenagearem São José.

Segundo o site carmelita, “a festa litúrgica do Santo Patriarca já aparecia na Ordem Carmelita na segunda metade do século XV. Em 1680, o Capítulo Geral elegeu por unanimidade São José como o principal protetor da Ordem”.

O Papa Bento XIV afirmou no século XVIII que “é para a honra de sua Ordem que os Padres do Carmelo foram os primeiros a importar do Oriente para o Ocidente a prática louvável de dar o culto mais completo a São José”.

Ao longo da história dos carmelitas, muitos santos foram devotos de São José, como Santa Teresa de Ávila.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here