São José

    Celebramos no próximo dia 18 de março de 2023 o dia de São José, data transferida do dia 19, patrono da Igreja Universal e pai putativo de Jesus. Agora em março, celebramos São José como o pai adotivo de Jesus e esposo de Maria e, no mês de maio, recordamos de São José como trabalhador através de seu ofício de carpinteiro. São José tem uma importância muito grande na história da salvação. Ele era justo e fiel à fé judaica. Aceitou ser pai do Filho de Deus e esposo de Maria. De tão justo que era, havia resolvido abandonar Maria em segredo ao invés de denunciá-la. Após a visita do anjo, acolhe Maria como sua esposa.

    A festa de São José é tão importante que no dia dedicado a ele, a Igreja faz uma “parada” na Quaresma. Retira por um instante a cor roxa e se reveste de branco. Nesse ano, o dia 19 de março cai num domingo. Por isso, a festa de São José será antecipada para o sábado, dia 18, pois o domingo é o dia do Senhor. Dentre tantos homens de seu tempo, Deus escolheu José para ser o pai adotivo de seu Filho.

    O Evangelho não fala muito sobre a vida de São José. Mas quando fala, evidencia a sua fé. Através do batismo, somos chamados a testemunhar a nossa fé e a sermos sal na terra e luz no mundo. Não importa onde estivermos e em qual circunstância, não podemos negar a fé no Deus único e verdadeiro. Podemos perder tudo nessa vida, menos a fé. A fé nos torna mais fortes para enfrentarmos as batalhas do dia a dia e a nossa fé agrada a Deus.

    São José foi declarado patrono universal da Igreja em 1870, através do Papa Pio IX, com o decreto “Quemadmodum Deus”. Leão XIII, por meio da Encíclica “Quanquan Pluries, propôs que São José fosse o advogado dos lares cristãos. Pio XII o declarou como “exemplo para todos os trabalhadores” e fixou o dia 1º de maio como a festa de São José trabalhador. Por isso, primeiro celebramos a fé de São de José, o protetor das famílias e, depois, São José como trabalhador e protetor de todos os trabalhadores.

    São José foi verdadeiramente o pai de Jesus. Assumiu por missão essa condição, protegeu o Menino e sua mãe das mãos de Herodes. Depois, ensinou Jesus o ofício da carpintaria e, com certeza, transmitiu a Jesus as tradições da fé Judaica. Jesus deve ter trabalhado na carpintaria com o seu pai até iniciar sua vida pública.

    José está totalmente ligado a história da salvação. Ele dá continuidade à descendência davídica e ao cumprimento as promessas de Deus. Quando o anjo aparece a José, diz: “Ela dará à luz um Filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois Ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21). José apresenta-se ao templo junto com Maria a fim de circuncidar o Menino e dar-lhe o nome de Jesus. Dessa forma cumpre-se aquilo que o anjo havia dito e José põe em prática aquilo que pede a religião.

    A vida de São José deve ser um exemplo para todos nós, e todos os pais devem se inspirar em São José, sendo bons maridos em casa e bons chefes de famílias. Os pais hoje devem conquistar os seus filhos, ser companheiros de seus filhos e educá-los na fé e no amor. Os filhos seguem o exemplo dos pais e são um espelho deles fora de casa. Se dentro de casa reina a paz, o amor e perdão, os filhos serão calmos fora de casa e tratarão os outros bem. Mas se dentro de casa só tem violência, discórdia e não há espaço para o perdão, os filhos serão violentos fora de casa. Não existe família perfeita, mas as famílias devem fazer de tudo para viver bem.

    Os pais têm uma grande importância na vida dos filhos e muitas vezes os filhos querem seguir a profissão dos pais. Os pais têm que dialogar com os filhos, perguntar como foi o dia de estudo, estudar junto e rezar junto. É muito ruim quando os pais não dão atenção aos filhos e só se dedicam ao trabalho. Os filhos ficam tristes e deprimidos. É preciso ter dois pesos e duas medidas. Ter o momento do trabalho e o momento que deve ser dedicado aos filhos. Com certeza, São José dividia o tempo entre o ofício de carpinteiro e o tempo que se dedicava a Jesus.

    Não podemos ter em nossa sociedade de hoje os chamados “filhos órfãos de pais vivos”, ou seja, deixar os filhos largados sem dar a atenção devida a eles. Se deixar os filhos muito tempo sozinhos, eles não conviverão com os pais e ainda correm o risco de assistirem coisas ruins na internet ou na televisão. São João Paulo II disse, quando esteve aqui no Brasil em 1997: “São José é o modelo de pai presente e atencioso, de esposo amoroso e fiel”.

    A família é fundamental para a sociedade e querida e abençoada por Deus. A família é a Igreja doméstica, é no lar que se transmite as primeiras orações cristãs. E ainda, família que reza unida permanece unida. Uma família que reza terá o seu lar abençoado e sob a proteção divina. Com certeza a Sagrada Família de Nazaré tinha os seus momentos de oração, meditavam a Torah, entoavam o cântico de Salmos e partilhavam as atividades do dia. Sigamos esse exemplo nos dias de hoje.

    Queremos lembrar nesse momento de todos que trazem no nome o “José”, sejam homens ou mulheres — muitas mulheres chamam-se Maria José. Que o Santo Padroeiro abençoe a todos que trazem o José no nome. Que essas pessoas se espelhem na vida do Santo e façam da sua vida uma imitação do que foi a vida de São José.

    O Dia dos Pais no Brasil é celebrado somente em agosto, mas em alguns lugares do mundo é celebrado no dia de São José, uma data bem significativa para lembrarmos de todos os pais. Nesse dia, faça uma a ligação ao seu pai e agradeça por ele fazer parte da sua vida. Se já é falecido, eleve a Deus uma prece especial por Ele. O ideal mesmo seria que os filhos visitassem os seus pais neste dia dedicado ao justo José.

    Celebremos, com alegria, esse dia de São José e peçamos que ele interceda por nós junto a Deus Pai, e que todas as famílias sigam o exemplo desse grande Santo. Sejamos fiéis à Palavra de Deus e anunciemos com alegria a mensagem de fé e de esperança. Se possível, participe da celebração Eucarística nesse dia, confiando todas as famílias a paternal intercessão de São José.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here