Convertei-vos e crede no Evangelho

    5ª Catequese Quaresmal

     Aprofundaremos agora um tema pertinente em nosso cotidiano, e como poderemos vivenciar o espírito quaresmal em nosso dia a dia. Uma das formas de vivenciar o espírito quaresmal é colocar em pratica o jejum, a esmola e a oração.

    O tempo da Quaresma é voltado para a penitência e oração, sendo um período de silêncio e meditação. Portanto, não é um tempo triste ou de luto, mas pelo contrário, é um tempo de alegria, pois sabemos que Cristo morreu e ressuscitou por nós. É um período em que fazemos, junto com a Igreja, um retiro de 40 dias. O tempo da Quaresma recorda os 40 dias em que Jesus sofreu as tentações no deserto e os 40 anos que o povo de Deus peregrinou no deserto até chegar à terra prometida.

    Durante o tempo da Quaresma não se canta o hino do glória e o aleluia, ambos cânticos retomam na grande vigília Pascal. Recomenda-se, ainda, tocar menos instrumentos musicais. A Igreja também não deve ser ornada com flores e toalhas solenes, mas toalhas simples.

    Façamos, juntos com a Igreja, esse período de retiro quaresmal, amando e servindo o nosso próximo, realizando a nossa confissão sacramental auricular e que possamos chegar com o coração purificado à festa da Páscoa. Que de fato possamos nos converter de todo o coração e que abandonemos todos os nossos pecados. Que nesse período quaresmal, tratemos bem o nosso semelhante, sobretudo, os nossos irmãos de comunidade.

    Normalmente, durante o período quaresmal, as paróquias costumam promover missa penitencial, todos os dias ou às sextas-feiras, logo cedo, por volta das 5h30 ou 6h. Faça um esforço para participar. São pequenos gestos que nos ajudam em nossa conversão. Se não puder ir nesse horário, com certeza a sua paróquia tem outros horários de missa, procure ir nesse outro horário. Durante a Quaresma, somos chamados a intensificar nossa oração, e participar mais vezes da missa é uma das formas de intensificar nossa oração. Se você só vai à missa aos domingos, procure ir todos os dias, ou se não for possível, vá uma ou duas vezes na semana.

    Intensifique, também, a oração do terço, procurando rezá-lo diariamente, pois essa uma das formas de reestruturar a vida de oração. Ao longo do dia, pode-se também meditar a Palavra de Deus ou rezar jaculatórias a Nosso Senhor. Devemos iniciar na Quaresma o processo de conversão e continuá-lo ao longo de todo ano. Não rezemos o terço, as jaculatórias ou participemos das missas somente na Quaresma, mas ao longo de todo ano.

    Durante o tempo da Quaresma, os fiéis são convidados a realizar a confissão sacramental auricular e se reconciliar com Deus. As paróquias podem promover celebrações penitenciais e, após a celebração, abrir espaço para confissão sacramental auricular. Ao final da celebração, o padre deve dirigir-se ao confessionário e atender as confissões de maneira auricular e individual.

     Os padres devem incentivar os fiéis a se confessar e promover horários flexíveis de confissão, para que todos os fiéis possam se confessar. Cabe aos sacerdotes, ainda, ensinar os paroquianos sobre a importância da confissão e de estar em dia com Deus. A confissão é um momento importante para que todos os fiéis possam chegar de maneira pura à celebração da Páscoa e, também, que nenhum fiel tenha queixa um contra o outro.

    Por fim, uma outra importante prática nesse período quaresmal é o silêncio. Muitas vezes é necessário silenciar-se para não falar mal do outro, não criticar e apontar os defeitos do próximo. É bom silenciar para não falar besteira ou palavra de baixo calão, é necessário silenciar para deixar Deus falar. Muitas vezes até mesmo na oração queremos falar muito, e não escutamos Deus. A oração deve ser um diálogo, onde falamos e deixamos Deus falar.

    Participemos ativamente do tempo quaresmal, nos aproximemos do sacramento da confissão e tratemos bem o nosso semelhante. Que a espiritualidade desse tempo nos ajude a chegar de maneira renovada na Páscoa e que essa conversão seja contínua e diária.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here