Sábado Santo

    O Sábado Santo é um dia de recolhimento e silêncio, a Igreja está em oração diante do sepulcro de Jesus. A Igreja tem a certeza de que logo mais na madrugada do primeiro dia da semana o Senhor ressuscitará. Essa certeza quem nos garante é a fé e aquilo que nos fala a Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja.

    O mundo está sob as trevas do pecado, pois o maior bem foi tirado, a luz se apagou por um momento. À noite durante a vigília da ressurreição, a luz ressurgirá e iluminará o mundo que ainda está sob a escuridão. Ao longo do dia a Igreja não celebra missa, algumas paróquias realizam o ofício das leituras, liturgia das horas, via sacra com as crianças da catequese ou terço. Na celebração da vigília temos o cume do tríduo pascal, abençoa-se o fogo novo em que será aceso o Círio Pascal e os fiéis renovam as promessas batismais.

    A Igreja nesse dia está em oração pelo Senhor que desceu ao sepulcro, foi às profundezas do hades a fim de resgatar aqueles que lá se encontravam. Ele se entrega na sexta-feira e ressurge glorioso na madrugada do domingo. A Igreja permanece em oração nesse dia, pedindo a Deus que tudo se renove com a ressurreição do Senhor.

    A Vigília deve ser celebrada após o entardecer do sábado e antes do amanhecer do domingo, pois o Senhor ressuscitou na madrugada de sábado para domingo. Durante todo o Sábado devemos nos guardar por meio da meditação e da oração para celebrar a grande vigília da ressurreição.

    Ao longo do dia de hoje ainda podem fazer penitência ou jejum, aqueles que desejarem, deixando de fazer a partir da Vigília. Nesse dia devemos seguir o exemplo de Nossa Senhora e conservar e guardar tudo em nosso coração. Ela é a Virgem do silêncio e que sempre esperou e confiou na graça de Deus, devemos trazer em nosso coração essa mesma certeza.

    Algumas vezes é necessário silenciar para escutar o que Deus tem a falar conosco, para falar com Deus não são necessárias muitas palavras, basta silenciarmos diante dele, mesmo sem falar nada, Ele sabe das nossas necessidades. O silêncio também é oração e nesse Sábado propício o silêncio é necessário.

    O Sábado Santo também é conhecido como “Sábado de Aleluia”, porque durante a Quaresma a Igreja não canta o aleluia e nem o glória, ambos os cânticos retornam na solene Vigília Pascal. Durante a Vigília do Sábado de Aleluia, finalmente se canta o aleluia, para anunciar a alegria da Páscoa.

     A celebração da Vigília Pascal é a missa mais importante do ano, é a mãe de todas as vigílias. Durante a Vigília cada fiel é chamado a renovar as promessas do batismo e confirmar a pertença a Igreja de Cristo. Temos os nossos pecados perdoados e renascemos da água e do Espírito Santo conforme quando fomos batizados. Por isso, que é tão necessário estarmos com a nossa confissão em dia. A Vigília pascal é a missa em que nenhum católico deveria faltar, pois é a nossa oportunidade que renovarmos a nossa adesão a Igreja.

    No Sábado Santo os discípulos tinham ficado muito tristes, pois Jesus estava morto, eles não tinham compreendido aquilo que Jesus tinha dito, de que era necessário que o Filho do Homem sofresse tudo aquilo para nos salvar. Apesar de acontecer algumas coisas desagradáveis em nossa vida e passarmos por momentos difíceis, nunca devemos perder a esperança, mas, devemos acreditar que é necessário passar pelo calvário para se chegar à glória da ressurreição.

    O Sábado Santo é um dia de recordarmos o amor de Deus por nós, a tal ponto de entregar o seu Filho para morrer em favor de toda a humanidade. No sábado santo temos a certeza de que Jesus morreu na cruz na Sexta-Feira Santa e ressuscitará logo na madrugada do domingo.

    O silêncio é necessário para escutar o que Deus tem a falar. Quantas vezes Jesus se retirou ao deserto para rezar, e ouvir a voz do Pai para continuar a sua missão. Sobretudo quando se retira ao deserto para sofrer as tentações e antes de ser preso e condenado a morte. Por isso, é necessário silenciar e rezar nesse sábado santo, para ouvir o que tem Deus tem a nos falar e celebrar com mais intensidade e profundidade o grande mistério da Vigília Pascal.

    O silêncio nesse Sábado santo nos ajuda a compreender ainda que a morte não é o fim, mas o começo de uma nova vida. Não é um silêncio de luto, mas um silêncio orante e de confiança na vida eterna. Por meio do silêncio, conseguiremos algumas respostas sobre o momento que estamos atravessando em nossa vida.

    Em termos litúrgicos o Sábado Santo vai até as 18h, onde a partir desse momento em algumas comunidades já se começa a celebrar a Solene Vigília Pascal. Pois segundo as rubricas e a liturgia, a solene Vigília Pascal deve se celebrar ao anoitecer, pois o Senhor ressuscitou no domingo de madrugada.

    Preparemo-nos nesse Sábado Santo por meio do jejum e da oração silenciosa para a grande Vigília Pascal que celebraremos logo mais à noite. Que tenhamos a certeza de que durante o dia o Senhor está no sepulcro, mas a noite, Ele o deixa vazio. Lembrando que esse dia, ainda não é momento de fazer festa, algum tipo de comemoração, ou trabalho. O Sábado Santo ainda é dia de recolhimento e oração, aproveitemos para rezar pelo nosso País e pelo Mundo, que tanto precisa de oração.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here