Romaria Arquidiocesana para Aparecida

    Sempre quando realizamos alguma Romaria seja para o Santuário Nacional de Aparecida ou algum outro templo religioso é no intuito de pedir uma graça que necessitamos urgentemente e depois voltamos (ou deveríamos) voltar para agradecer a graça a que recebemos por intercessão do Santo padroeiro daquele templo. Todos os anos, no último sábado de agosto, fazemos a Romaria Anual da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a maior de todas as Romarias que peregrinam ao Santuário da Padroeira do Brasil. Por causa da pandemia da COVID-19 tivemos que adiar a Romaria para ser celebrada no dia 28 de novembro. O tema está sendo: “Perseverantes na oração juntamente com Maria, a mãe de Jesus” (At 1,14).

    Muitas pessoas realizam Romarias de diversas formas dependendo do grau de necessidade que se quer obter ou como forma de agradecer. Algumas pessoas realizam a Romaria para Aparecida a pé percorrendo vários quilômetros debaixo de chuva e sol para poder chegar ao santuário. Outras pessoas vão de moto, a cavalo, ônibus, carro, enfim, não importa a maneira que se vai, mas o importante é a fé que se tem no milagre que está almejando alcançar. Nós, enquanto Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, irmanados e perseverantes na oração pedimos a Maria, a Mãe de Jesus, que abençoe, ilumine e guarde nossa Arquidiocese, nossas Paróquias, comunidades, famílias e toda a cidade do Rio de Janeiro.

             Todos os anos nós fazemos a oração do terço antes da Missa das 9hs, na Tribuna Bento XVI. Este ano não foi possível esta atividade para evitar aglomerações. Mas fizemos pelas nossas mídias. O mesmo acontece com a Via Sacra no Morro do Cruzeiro que também foi feita através do sistema de comunicação da arquidiocese. Mas há também outras maneiras de fazer a Romaria sozinho ou em família. Geralmente algumas pessoas em Aparecida percorrem a chamada passarela da fé de joelhos agradecendo a Nossa Senhora o milagre alcançado. O estar de “joelhos” não é uma atitude de humilhação, mas significa uma atitude de respeito e adoração com o Altíssimo Senhor. Devemos estar sempre muito agradecidos pelas graças que Deus nos concede; por vezes somos muito pródigos em pedir, mas nos esquecemos de agradecer com o mesmo empenho. O agradecimento entra como uma atitude de gesto concreto a nossa fé.

             As dioceses e arquidioceses do Brasil inteiro realizam romarias ao longo do ano ao Santuário Nacional de Aparecida, esse ano devido a pandemia da Covid-19 ficaram suspensas essas romarias, para evitar aglomerações e a propagação do coronavírus, as romarias com o devido cuidado estão voltando somente agora, com número reduzido e com agendamento prévio.

     Participar da Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida sobretudo porque Nossa Senhora Aparecida é Padroeira do Brasil e para incentivar os fiéis a pedir as mais copiosas graças a Nossa Senhora e depois voltarem para agradecer. A Romaria Arquidiocesana anual ao Santuário de Aparecida é a maneira comunitária e arquidiocesana para dar oportunidade para todos irem.  Os padres sempre dizem aos paroquianos que a Romaria ao Santuário Nacional não é um “passeio”, mas na verdade é uma caminhada de conversão e espiritualidade, que eles sobretudo devem participar da celebração Eucarística, rezar diante da imagem Nossa Senhora da Conceição Aparecida por si e por todos os seus. Aparecida é um lugar de permanente oração e de intimidade com o Senhor Jesus e com a Mãe Santíssima. Por isso quero deixar claro que a Romaria é sobretudo uma peregrinação de fé e que ela sobretudo é pautada pela oração e que confiantes os fiéis façam as suas orações a Mãe do Céu.

    Normalmente quando fazemos Romarias muitas pessoas nos pedem para rezarmos por elas, por suas famílias, além dos pedidos que trazemos em nosso coração. Por isso que a Romaria é um momento “oracional”. É um momento em que podemos nos unir como Arquidiocese, conhecer e interagir com outras pessoas, e pedir que Deus e  Nossa Senhora Aparecida abençoe a todos nós, comigo vosso Bispo, com meus bispos auxiliares e eméritos, com nossos padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas e todo o povo de Deus.

    Pedimos que pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida nossa Arquidiocese possa continuar a sua missão evangelizadora cumprindo o mandato de Jesus de leva adiante a boa nova do Reino e trazendo mais batizados para a Igreja. A Romaria também é um momento de agradecer por nossos pastores que já se foram e pertenceram a nossa Arquidiocese e por tantos fiéis leigos que doaram a sua vida em favor do Reino de Deus e agora estão no céu.

     Nesse ano temos um pedido especial a fazer a Nossa Senhora Aparecida, além daqueles que habitualmente já rezamos. Queremos pedir a Ela que livre o nosso país da pandemia da Covid-19 e que ela interceda pelos médicos e enfermeiros nos hospitais e casas de saúde. E que Ela proteja a nossa família desse vírus. E para aqueles que perderam algum ente querido esse ano devido a pandemia, que Nossa Senhora conforte o coração e dê o consolo necessário para continuar seguindo em frente com fé e coragem.

    Antes de tudo que nos conduz na Romaria é o Espírito Santo, Ele é o protagonista da missão e podemos enxergar a romaria como uma missão, pois vamos para a romaria rezar uns pelos outros e isso é uma missão. E o Espírito Santo alimenta a nossa fé e nos da a coragem para continuar acreditando que tudo vai dar certo.

    Fizemos com os devidos cuidados nossa Romaria a Aparecida neste dia 28 de novembro, com o intuito primeiro de irmos para rezar, participar da Eucaristia e pedir por nós, nossa família e nossa Arquidiocese. Não nos esqueçamos que temos sempre muito mais a agradecer do que a pedir a Nossa Senhora, e não deixarmos nunca de agradecer as graças que conseguimos de Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

    Para aquelas pessoas que não puderam ir a Romaria, sobretudo aquelas do grupo de risco, idosos, pessoas com doenças crônicas, vai chegar o momento que poderão ir como toda a fé. Nesse momento participaram pelos meios de comunicação com todo o fervor e fé.

    Que a Mãe de Deus interceda por cada um de nós e pelo povo brasileiro, um povo guerreiro que nunca foge a luta e sempre quer o melhor para o seu país. Que nossa Senhora nos ajude a escolher bem os nossos novos prefeitos na eleição que se aproxima e que possamos fazer uma boa escolha e eles uma boa administração.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here