Quem me viu, viu o Pai

    Jesus disse aos apóstolos: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,1-1-12.

    Assim sendo, que nosso o coração se deixe de agitar, isto é, nossa inteligência e afetividade. Antes de tudo,  o temor pela partida de Jesus para junto do Pai. Um novo isolamento tomava conta dos amigos de Cristo, em um mundo hostil que vai se voltar contra eles e lhes fará pagar sua amizade pelo Messias. A solidão do coração é a tentação de viver como órfãos, a tentação da tristeza, como dirá ainda Jesus. Em resposta a este receio, Jesus dirá :”Crede  em Deus, crede também em mim”, de fato quem O viu, viu também o Pai. Trata-se, portanto da fé especificamente cristã, pois a fé implica uma real união viva com Deus, o Pai, e com Jesus seu Filho, como Ele  afirmou, com razão,  que ninguém vai ao Pai senão por Ele. O antídoto para a agitação do coração, no limite da esperança, o medo de morrer ou de viver, é ir ao Pai por Jesus e a propósito desta grande passagem ao Pai, Jesus declara sucessivamente seu papel pessoal e a parte que nos cabe. Jesus passa além, através da morte e, uma vez na glória, na casa do Pai, Ele prepara um lugar para nós. O lugar não faltará para ninguém, Ele o garante, pois Ele voltará para nos levar consigo, se estivermos sempre com Ele lá onde Ele está, na mansão da glória. Quando Ele voltará? Aqui é o conjunto do Evangelho de São João que nos responde, lembrando-nos as três vindas do Ressuscitado, a saber, suas aparições nas aparições dos primeiros dias depois de sua ida gloriosa,  e entre as duas, sua vinda cada dia para fazer em nós sua morada. Cada dia, com efeito, Cristo vem a  nós para nos tomar com Ele, e nós nos aproximarmos, pouco a pouco, do lugar para onde Ele foi, Deste modo temos nossa parte neste glorioso caminhar, restando sempre a caminho e nunca perdendo a rota, pois Ele disse que o lugar para onde Ele foi, nós sabemos a passagem. O único caminho o que  conduz para a casa da glória,  para o Pai da glória é Jesus, Ele mesmo que é de uma só vez o caminho que guia e a rota que conduz Ele mesmo.  Ele é mesmo paradoxalmente de uma só vez o caminho que orienta e que fortifica o caminheiro, porque é no mistério de sua Pessoa, que está toda a verdade oferecida por Deus e toda a vida que Ele oferece em partilha. Ele é sempre o “Caminho, a Verdade e a Vida”. Assim sendo, no caminho que é Cristo e por Cristo, nosso caminho, é que nós vivemos já dos bens da casa da glória que nos é preparada, pois, Jesus e o Pai veem a nós para nos fazer em nós suas moradas. É o mistério da dupla morada, a morada em Deus e a morada em nós que fascinou por, exemplo Elisabeth Leseur, no que dizia respeito sobre seu caminho tão curto, a ponto dela dizer à Santíssimo Trindade: “Pacificai minha alma fazei nela vosso céu, vossa mansão amada e o lugar de vosso repouso] …] Escondei vós em mim, para que eu me esconda em Vós, aguardando ir contemplar em vossa luz o abismo de vossas grandezas”. Crer, pois em Jesus é crer que Ele está morto e ressuscitado, é crer que Ele tem uma vida além mundo e crer que Ele nos aguarda para junto dele e do Pai nos acolher. Portanto, a vida eterna existe e nós devemos tomar a rota desde agora. Este caminho é o do amor incondicional a Deus e ao próximo, dado que Jesus deixou este mandamento. Examinemo-nos sempre se trilhamos esta vereda sagrada.  Aí encontraremos a serenidade e o júbilo ao longo de um rio de paz junto de seu Coração ressuscitado, lá no nosso coração tantas vezes agitado e inquieto, tantas vezes tomado por também por uma atividade febril e vã. Temos que lutar contra a agitação, o enervamento, o constrangimento. Paira a mentira que infecta a mente dos homens, fazendo-os confundir o mal e o bem, levando-os a perder a luz pela obscuridade e obscuridade pela luz e semeando em suas almas a dúvida e o ceticismo que apagam a manifestação da esperança em um horizonte de plenitude que nosso mundo, com seus atrativos não sabe nem pode lhes dar. Os frutos desta diabólica situação são bem evidentes. Esquecidos de que apenas Jesus é o caminho e verdade e a vida.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here