Santo Inácio de Loyola

    Celebramos neste dia 31 de julho a memória litúrgica de Santo Inácio de Loyola. Dentre os santos que celebramos nesse mês de julho, Santo Inácio se destaca devido a sua história de vida e tudo aquilo que ele deixou de ensinamento para nós. Ele viveu num período difícil para a Igreja na Europa, com muitas perseguições na Idade Média.

    Ele fundou junto com São Francisco Xavier a Companhia de Jesus, os jesuítas, ele preparou vários missionários, inclusive os que viriam para o Brasil. O desejo de Santo Inácio é que o cristianismo fosse espalhado pelo mundo. Inclusive São José de Anchieta, o apóstolo do Brasil, era jesuíta, veio de Portugal e aqui no Brasil catequizou os indígenas e junto com seu companheiro de missão Pe. Manoel da Nóbrega fundaram a cidade de São Paulo.

    Os Jesuítas têm um grau de importância muito grande para a Igreja, são conhecidos por sua missão de evangelização e catequese, ajuda aos pobres e mais vulneráveis, e ainda são conhecidos por uma vida dedicada a contemplação e oração. Santo Inácio inclusive é patrono dos retiros espirituais, pois, ele deixou escrito o caminho para se encontrar com o Senhor através da oração, são os exercícios espirituais de Santo Inácio, no silêncio escutamos Deus falar conosco. Nesse ano de 2026 comemoramos e redemos graças à Deus pelos 400 anos da missão Jesuítica no Brasil.

    Além de Santo Inácio de Loyola e São José de Anchieta, temos um outro santo Jesuíta bem conhecido de nós e que morreu muito jovem devido a uma doença, trata-se de São Luiz Gonzaga, patrono dos seminaristas e dos jovens. Que esses três santos intercedam por nós e peçamos a luz do Espírito Santo para que tenhamos coragem para sairmos em missão e evangelizar.

    Inácio de Loyola nasceu em 1941 na Espanha, em uma família nobre, rica, porém cristã. Ele era o mais novo de treze filhos e cresceu voltado para os luxos da corte. Mais adiante a exemplo de outros santos, ele largará tudo para servir o Senhor. Antes, porém, Inácio optou pela carreira militar e era um exímio cavaleiro, desde muito cedo se empenhava ao defender o que acreditava e não se importava nem de perder a própria vida dessa forma.

    Infelizmente em uma grande batalha para defender Pamplona, Santo Inácio foi ferido com uma bala de canhão que lhe fez cair e ficar em convalescença por um bom tempo até se recuperar. Esse tempo serviu para Santo Inácio refletir na vida, aproveitou o tempo livre para ler livros que narravam a vida dos santos que deram tudo de pela causa do reino. A partir de então, Santo Inácio começou a se perguntar por que ele não poderia fazer o mesmo.

    Quando se recuperou, Santo Inácio viveu para defender o Reino e trocou as coisas dessa terra pelas do alto, ou seja, a exemplo de outros santos que conhecemos abandonou tudo o que era mundano, como por exemplo: dinheiro, roupas finas e moradia de luxo, para se despojar e viver em função do reino e da providência divina. Quando se curou foi a capela de Nossa Senhora do Montserrat, pendurou a sua espada no altar e deu as costas ao mundo da corte.

    Santo Inácio foi um grande peregrino, viveu a mendicância e grandes batalhas espirituais e ainda a “santa indiferença, ele dizia: “da nossa parte, não queiramos mais saúde que enfermidade, riqueza que pobreza, honra que desonra, vida longa que vida breve e, assim por diante em tudo o mais, desejando e escolhendo somente aquilo que mais nos conduz ao fim para o qual somos criados”.

    Quando esteve em Paris, em 1534 junto a São Francisco Xavier e outros companheiros, fundou a Companhia de Jesus. Alguns membros foram enviados para evangelizar o Brasil. Santo Inácio preparou e enviou os missionários jesuítas ao mundo todo para evangelizar e espalhar o cristianismo. Os jesuítas tiveram grande importância na história e na difusão do cristianismo, e ao longo da idade média foram crescendo em diversas partes do mundo.

    Santo Inácio morreu no dia 31 de julho de 1556, em Roma, na Itália, depois de evangelizar bastante e preparar os missionários para a missão. Foi canonizado não muito tempo depois de sua morte em 1622. Deixou muitos escritos e ensinamentos importantes para toda a Igreja. É considerado o padroeiro dos retiros espirituais devido a sua incessante busca interior, ele deixou os escritos sobre os exercícios espirituais, inclusive é conhecido por todos nós os exercícios espirituais de Santo Inácio, ou o retiro Inaciano. Foi declarado padroeiro de todos os retiros espirituais pelo Papa Pio XI em 1922.

    Quando foi proclamada a “bula de canonização” de Santo Inácio estava escrito: “Uma alma maior que o mundo”, pois, desde jovem Inácio de Loyola renegou as riquezas do mundo e escolheu a Deus, deixou de lado o que era profano e escolheu o Sagrado. Desde muito jovem nutria um amor profundo a Deus e a Igreja, em sua vida sempre colocou Deus em primeiro lugar.

    Ao conseguirmos converter um irmão, o ganhamos para Deus e coloca-se em prática a frase dita por Santo Inácio: “Tudo para a maior glória de Deus”. Que em nossa vida diária possamos ganhar muitos irmãos para Deus e ajudá-los no caminho de conversão e que tudo seja para a maior glória de Deus. Pois, o tempo que vivemos hoje não é muito diferente do tempo que viveu Santo Inácio, muitas pessoas estão “abandonando” a fé e optam pelas coisas do mundo e não pelas de Deus. Que possamos conduzir muitas pessoas para Deus.

    Celebremos com alegria a memória litúrgica de Santo Inácio de Loyola, busquemos conhecer melhor a vida desse grande Santo e coloquemos em prática os exercícios espirituais deixados por ele, por meio deles nos aproximamos mais de Deus.

    Santo Inácio de Loyola, rogai por nós.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here