O encontro ecumênico “Juntos pela Europa” realizar-se-á em Munique de 30 de junho a 2 de julho, promovido pelo Movimento dos Focolares. O encontro reunirá cristãos pertencentes a mais de 300 movimentos e comunidades da rede ecumênica homônima e poderá ser acompanhado ao vivo pela internet em sete línguas. O Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu I estarão presentes no evento através de uma vídeo-mensagem.
A Europa do amanhã tem necessidade do encontro e reconciliação
O título do encontro deste ano – “Encontro, reconciliação e futuro” – é um caminho de unidade na diversidade iniciado em 1999 e que desde então envolve um número sempre maior de pessoas. Entre os temas a serem tratados está a integração e a reconciliação, a solidariedade com os mais vulneráveis, a sustentabilidade e a tutela do meio – ambiente, o diálogo entre muçulmanos e cristãos, o matrimônio, a família e a economia.
O resultado do recente referendum britânico (Brexit) é “um dos muitos sintomas da fragmentação da Europa, o que é uma ulterior confirmação de que não bastam medidas funcionais para dar sentido e convicção a uma pertença comum, mas são necessárias novas reflexões e propostas corajosas”, escrevem os organizadores em um comunicado.
Um olhar e um sentido de responsabilidade, porém, que vão além das fronteiras da Europa, pois ela, como disse a Presidente dos Focolares Mari Voce, “tem a dar ao mundo a experiência destes dois mil anos de cristianismo que fez amadurecer ideias, cultura, vida, ações que servem para o mundo de hoje e que, infelizmente, até agora não vieram tanto em destaque”.
Justiça, acolhida, paz
A edição de Munique traz consigo a bagagem de experiências que foi a Mesa Redonda realizada em Genebra em 21 de abril passado, organizada pelo Conselho Ecumênico de Igrejas e pelo Movimento dos Focolares, intitulada “Europa, qual identidade, quais valores”, ocasião em que foi falado de justiça, acolhida, reconciliação e paz”.
Fonte: Rádio Vaticano