Precisamos ler a Bíblia inteira, do começo ao fim?

Saiba por que o pe. Cido recomenda começar pelos Evangelhos

Ler a Bíblia inteira é necessário a um católico?

A pergunta foi enviada ao pe. Cido Pereira, colunista do portal O São Paulo, da arquidiocese paulistana. Ele respondeu à autora do questionamento, a leitora Maria Aparecida:

“Minha irmã, é claro que você pode ler a Bíblia do começo ao fim. Eu penso, porém, que vale a pena começar pelos santos Evangelhos, pois eles nos trazem a Boa-Notícia de Jesus. Uma vez conhecidos bem os quatro Evangelhos, uma vez criada a consciência da pessoa de Jesus, aí nós podemos, pouco a pouco, dar conta de como o Antigo Testamento prepara o Novo Testamento”.

O pe. Cido prosseguiu:

“Vamos percebendo, também, que Deus criou tudo o que existe e criou o homem à sua imagem e semelhança; que o pecado entrou no mundo pela desobediência de nossos primeiros pais; que, ao ser expulso do paraíso, Deus não desistiu do homem, não o abandonou a si mesmo e lhe promete um salvador; que, para preparar a vinda deste Salvador, formou um povo nascido de Abraão; que esse povo se tornou escravo no Egito e Deus foi em seu socorro; que, ao libertar espetacularmente esse povo, Deus lhe deu sua lei para que ele nunca mais fosse escravo; que Deus conduziu esse povo pelo deserto à terra prometida; que, na terra prometida, esse povo, quando caía na tentação de adorar os ídolos, era castigado e, no castigo, Deus lhe enviava juízes; que esse povo um dia quis ter seus reis; que diante da infidelidade desse povo, ele acabou escravo na Babilônia; que, na escravidão, Deus lhe enviou profetas que o sustentaram na esperança… Que, quando chegou o tempo certo, Deus fez nascer seu filho de um resto fiel de Israel…

Viu, Maria Aparecida? E tem mais, nós podemos rezar como rezava o povo do Antigo Testamento por meio dos 150 Salmos, e nos enriquecer com os livros sapienciais que revelam a sabedoria do povo que vivia da fé…”.

O sacerdote concluiu com uma sugestão a quem deseja ler a Bíblia inteira:

“Portanto, sugiro a você, primeiro, conhecer melhor a Jesus e, depois, descobrir que Jesus é mesmo aquele que foi prometido no Antigo Testamento e anunciado pelos profetas.

Outra coisa, Maria Aparecida, encontre um grupo de pessoas e forme um círculo bíblico com elas e faça a leitura orante da Bíblia. Vocês escolhem um texto, que pode ser o Evangelho do domingo, o leem bem e o relacionam com outros textos conhecidos. Entendem bem o que Deus está dizendo para vocês. Perguntem o que o texto faz vocês dizerem a Deus e, a partir disso, orem por vocês e por todos. Fique com Deus, minha irmã!”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here