Praça São Pedro se prepara para o Natal com árvore que chegou da Eslovênia

O início do Tempo do Advento também é marcado no Vaticano com a chegada da árvore de Natal, um presente ao Papa Francisco proveniente da vasta região verde do sudeste da Eslovênia. Um grande caminhão precisou transportar a árvore de 28 metros de altura que chegou na manhã desta segunda-feira (30), no Vaticano. A inauguração oficial da decoração de Natal está marcada para 11 de dezembro.

Andressa Collet – Vatican News

A Praça São Pedro começa a semana e o Tempo do Advento com um colorido diferente: a árvore de Natal, proveniente da Eslovênia, chegou na manhã desta segunda-feira (30) e já foi erguida para trazer mais esperança e fé ao cenário vaticano neste período desafiador imposto pela pandemia. A majestosa árvore de 28 metros de altura por 70 centímetros de diâmetro foi transportada por um comprido caminhão desde o município de Kočevje, no sudeste da Eslovênia, de onde foi retirada – uma vasta região verde com florestas que cobrem 90% do território.

Já usada frequentemente em cerimônias especiais naquele país, como a festa de 1º de maio e a própria solenidade do Natal, neste ano a árvore eslovaca também vai iluminar a Praça São Pedro junto ao presépio que, desta vez, será de cerâmica, proveniente de Castelli, província de Teramo, na Itália. O Vaticano vai receber algumas peças de uma coleção antiga e frágil de 54 estátuas, maiores do que o tamanho natural, produzida por alunos e professores do Instituto de Arte “F.A. Grue”, uma escola de ensino médio de design que, na década de 1965-1975, dedicou toda a atividade docente ao tema do Natal. Desde o ano que foi criado, então, em 1965, o presépio já pode ser admirado em cidades como Castelli, Roma e, inclusive, em Jerusalém, Belém e Tel Aviv.

Cerimônia de inauguração em 11 de dezembro

A inauguração e iluminação da árvore de Natal estão programadas para sexta-feira, 11 de dezembro, às 16h30 na Itália (12h30 no Horário de Brasília), de acordo com as limitações impostas pela pandemia. No mesmo dia, pela parte da manhã, delegações provenientes da Itália e da Eslovênia que irão presentear o Papa com o presépio e a árvore de Natal, respectivamente, serão recebidas em audiência pelo Pontífice para a apresentação oficial. A decoração natalina na Praça São Pedro ficará exposta até 10 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor.

A chegada da árvore de Natal no Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

um × cinco =